TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Materiais de Construção

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Energia de ligação é a energia necessária para se romper ou formar uma ligação química. Quanto maior for a energia de ligação de um átomo/molécula maior será o seu ponto de fusão, pois será mais difícil das ligações se romperem e conseqüentemente será mais difícil de transformar a molécula do estado sólido para o líquido.


2 – Ligação iônica é a ligação formada por um metal e por ametal onde o metal cede seus elétrons de valência para o ametal tornando ambos os elementos com configuração eletrônica estáveis. É não direcional, isto é, a magnitude da ligação é igual em todas as direções ao redor de um íon. A ligação predominantemente em cerâmicas é a iônica. Elevadas energias de ligação que refletem em um alto ponto de fusão. Materiais iônicos são caracteristicamente duros e frágeis e isolantes eletrônicos e térmicos.
A ligação covalente é formada pelo compartilhamento de elétrons. Ligações covalentes podem ser muito fortes como no caso do diamante que é extremamente duro e tem um elevado ponto de fusão ou podem ser fracas com um baixo ponto de fusão. Polímeros tipificam essa ligação.
A ligação metálica é encontrada em metais e suas ligas. Formam o “mar de elétrons” (elétrons que pertencem ao metal como um todo). É não direcional. Energia de ligação e temperatura de fusão podem ser alto/forte ou baixa/fraca. Bons condutores de calor e eletricidade.

3 - A estrutura atômica define o arranjo dos componentes internos da matéria: prótons, neutros e elétrons, ou seja, a estrutura eletrônica em um nível subatômico, definindo ainda o tipo de ligação entre os átomos que constituem o elemento ou composto. A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária.
A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária. Já um sistema cristalino é um esquema segundo o qual as estruturas cristalinas são classificadas de acordo com a geometria das células unitárias. Essa geometria é especificada em termos de relações entre comprimentos de arestas e ângulos interaxiais. Existem sete sistemas cristalinos diferentes.

4 – Material cristalino é um material em que a matriz estrutural dele se repete, isto é, é periódica a longo alcance. Ex: Todos os metais, materiais cerâmicos e alguns polímeros. Um material amorfo é um material que não apresenta ordem a longo alcance. Ex: Vidros e alguns polímeros.

5 – Grãos são os compostos dos sólidos cristalinos. Inicialmente são pequenos cristais que vão crescendo em várias posições graças à adição sucessiva de átomos vindos de líquidos circunvizinhos. As extremidades dos grãos vão se chocando umas com as outras e existem algumas más combinações de extremidades de grãos que são chamadas de contornos de grão.

8 – Anisotropia é quando as propriedades dos elementos dependem da direção cristalográfica na qual as medidas são tomadas, por exemplo, módulo da elasticidade, condutividade elétrica, índice de refração, etc. Isotropia é quando as propriedades independem da direção cristalográfica.

22 – a) Grãos são os compostos dos sólidos cristalinos. Inicialmente são pequenos cristais que vão crescendo em várias posições graças à adição sucessiva de átomos vindos de líquidos circunvizinhos. As extremidades dos grãos vão se chocando umas com as outras e existem algumas más combinações de extremidades de grãos que são chamadas de contornos de grão.
b)

23 – Lacuna ou sítio vago da rede cristalina é um defeito onde um sítio que normalmente deveria estar ocupado está com um átomo faltando. Um auto-intersticial é um átomo do cristal que se encontra imprimido no interior de um sítio intersticial, um pequeno espaçamento que sob circunstâncias ordinárias não é ocupado.

24 – O “latão” é um tipo de solução sólida, pois é constituído de 70% cobre e 30% zinco e só apresenta uma única fase. Outra solução sólida é a prata de lei que é constituída de 92,5% prata e 7,5% de cobre e apresenta somente uma fase também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com