TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DE CASO REFERENTE AOS RECÉM FORMADOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PERANTE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA

Por:   •  3/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UM ESTUDO DE CASO REFERENTE AOS RECÉM FORMADOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PERANTE O MERCADO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA

PESQUISADORES:

DIONARA PEREIRA DOS SANTOS

ELISSA FREIRE CARRIEL

KARINA MIRANDA DE SOUZA

MAYCON EVERTON OLIVEIRA DA SILVA

LAIANE SILVA TEIXEIRA

ITACOATIARA - AMAZONAS

NOVEMBRO/2019

INTRODUÇÃO

A Engenharia de produção é uma profissão que gerencia recursos humanos, financeiros e materiais, sendo o profissional requisitado responsável por definir funções, planejar escalas de trabalho definindo a melhor forma de integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima, e para realizar estas funções muitas empresas contratam profissionais de engenharia como gerentes, supervisores, analistas. (FERNANDES, A et al 2014).

Para P. Fabiano et al., (2012) o mercado de trabalho tem procurado cada vez mais por profissionais desta área, além de valorizar os egressos desta engenharia e suas possíveis especialidades. Segundo o blog do ENEM, no Brasil devido a versatilidade e a vida agitada deste profissional, este curso tem sido a escolha de muitos jovens ao prestar vestibular.

O atual mercado de trabalho exige profissionais aptos a solucionar problemas, comprometidos, que saibam trabalhar em equipe, proativos, empreendedores e que trabalhem para o crescimento da empresa, este é o perfil esperado das empresas perante egressos desta área. Com isso sua formação acadêmica deve agregar disciplinas que possam instigar essas habilidades e moldar um profissional qualificado para exercer a profissão com excelência. Segundo Belhot, R. V. (1997) é necessário dá ao profissional a capacidade de adaptar-se ao mercado, mediante suas habilidades criativas e flexivas que servem como suporte para sua sobrevivência no mercado, o tornando único em suas soluções de problemas.

Conforme Lopes, J (2018) o mercado atual que mais emprega engenheiros de produção no Brasil está situado nas regiões sul e sudeste nas áreas de turismo, logística, qualidade, gestão econômica, produção e manutenção. Mas também o mercado tem se acentuado na região norte, como por exemplo a cidade de Manaus, onde as oportunidades surgem na indústria, especificamente no polo industrial desta capital, onde profissionais da área em questão podem atuar nas empresas de ramos como metalurgia, siderurgia, pecuária e mineração.

Dessa forma, nota-se que a realidade nos municípios da região norte é diferente, as oportunidades de emprego para formandos de produção é reduzida. No município de Itacoatiara empresas como BK Energia, Litiara, Amaggi (Hermasa), TFB (Terminais Fluviais do Brasil – AM) não oferecem vagas de emprego suficientes, lembrando que a maioria dessas empresas não disponibilizam vagas de estágio, com isso as chances de emprego para recém-formados na área de engenharia de produção são mínimas.

OBJETIVOS

• Geral

Compreender a inserção dos egressos do curso de Engenharia de Produção do ICET/UFAM no município de Itacoatiara-AM no mercado de trabalho local.

• Específicos

- Identificar a realidade do mercado de trabalho local e possível acesso ao mesmo.

- Verificar quais habilidades e competências estes formandos consideram importantes para atuação dentro do mercado de trabalho.

JUSTIFICATIVAS

A instituições de ensino superior são constantemente questionadas quanto a formação que oferecem e se às mesmas capacitam seus egressos frente ao mercado de trabalho, haja vista que “o engenheiro de produção é peça fundamental em quase todos os setores, pois pode trabalhar no gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.” (VELLEI, 2013).

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, adaptando-se aos novos modelos de produção, tendências e tecnologias, adaptações estas refletidas nas empresas. Desse modo, empresas buscam por profissionais qualificados para atuarem em prol do crescimento desta, com isso espera-se deste profissional que “deva ser preparado, acima de tudo, para ser um profissional capaz de estabelecer as interfaces entre as áreas que atuam diretamente sobre os sistemas técnicos e entre essas e a área administrativa da empresa.” (CUNHA, 2002).

A saída da universidade faz com que o Engenheiro de Produção busque por mercado de trabalho, mas para isso o indivíduo deve estar munido de boa formação. A Universidade Federal do Amazonas, campus Itacoatiara possui o curso de Engenharia de Produção em seu Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) que propõe habilitações e capacitação técnica para discentes desenvolverem trabalhos voltados para a engenharia de produção.

Por consequente este projeto realiza um estudo de caso de como está o mercado de trabalho no munícipio de Itacoatiara referente a recém-formados do Curso de Engenharia de Produção, dando ênfase a seus desafios na busca de emprego e fazendo uma breve definição do perfil profissional que as empresas exigem atualmente, além de identificar quais habilidades e competências estes formandos consideram válidas para atuação no mercado local.

Vale ressaltar que, este projeto interessa a toda comunidade acadêmica que investiga sobre a temática relacionada ao perfil ideal do Eng. de Produção almejado pela sociedade em geral, principalmente pelo mundo do trabalho local, regional e nacional.

REVISÃO DE LITERATURA

Segundo Belloni (2000) as instituições de ensino superior devem se organizar pedagogicamente e socialmente para obter bom desempenho, que irá refletir diretamente na formação de seus discentes e futuros egressos. Pois, conforme Fernandes, A et al (2014) estes profissionais que irão propiciar um diferencial por intermédio de seus serviços oferecidos as atuais empresas.

Desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com