TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO REFERENTE AO CAPÍTULO – 8 BRADESCO

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 3

    Aluno: Gabriel Marcato Oliveira – Curso: Economia – Matrícula: 201551031 – Data: 08/01/2016

                         ESTUDO DE CASO REFERENTE AO CAPÍTULO – 8 BRADESCO

1 – A principal variável contingencial que dificulta o processo de controle da organização “Bradesco” é, justamente, seu porte. O Bradesco é hoje o maior banco privado do Brasil, contando com mais de 3 mil agências e postos de atendimento espalhados por todo o país. Além disso, temos também a elevada importância de suas atividades no âmbito nacional atualmente e, também o seu tipo de estrutura organizacional. O Bradesco é um banco de característica de estrutura descentralizada, assim, é bastante complicado o conhecimento de toda a demanda geral da população e também as necessidades de todos os parceiros ligados à organização.

2 – Tal fato aponta uma falha provável no controle preventivo, onde a organização deve usar da análise e da observação de informações recolhidas para prevenir-se de futuros problemas que poderiam acontecer.  Se a empresa não possuía dados de todas as divisões e agências do grupo, foi uma falha no controle preventivo. A empresa tem necessidade da maioria do conhecimento possível para que ocorra uma redução de custos e uma tomada de decisão focada na questão do planejamento estratégico, com o objetivo de torná-lo mais eficiente, dessa maneira, acelera os processos e reduz as despesas.

3 – A administração do Bradesco buscou desenvolver um programa de inovação em suprimentos, com direcionamento no controle preventivo. O objetivo era analisar a possibilidade de redução nas despesas do banco. Primeiro, promover uma identificação dos bens comprados, também dos serviços contratados, assim, estudá-los de modo centralizado para obter informações. A partir daí, a identificação de categorias distintas permitiria agilizar as aquisições, organizando compras diversas em um mesmo fornecedor, além de uma melhora também nas negociações, facilitando barganhas.  A próxima etapa foi a padronização dos materiais adquiridos, depois disso, o cadastro de todos os fornecedores aptos a atender a demanda por bens e serviços da empresa. Por último, foi o desenvolvimento de um sistema de informação gerencial que integraria todas as empresas do grupo Bradesco, agências do banco e fornecedores cadastrados.

4 – Em consideração ao rumo seguido pela política e pelo planejamento da empresa, classificaria o tipo de controle da empresa como Controle Preventivo.

5 - Foi implementada uma nova estrutura organizacional no departamento de compras como objetivo de acarretar um melhor acompanhamento analítico dos gastos da empresa. Assim, a empresa adotou a criação de grupos no setor com novos cargos dotados de especializações em tarefas distintas. Tal fato corroborou para que alguns benefícios acontecessem posteriormente. Como exemplo, nota-se o aumento do poder de barganha do banco, reduções nos gastos, transparência nas relações profissionais e aumento da eficácia nas compras, além de sua facilitação.

6 - A estratégia de controle comportamental adotada para o departamento de compras foi a de motivação interna. Ao adotar essa estratégia, a organização permitiu aos funcionários tomar decisões estratégicas sobre as necessidades das agencias, com mais agilidade e eficácia. Uma maior sensação de liberdade foi essencial para o melhoramento das relações na empresa. Uma abordagem diferente, muito provavelmente, não permitiria o mesmo alcance de resultados, pois faltaria a autonomia essencial para que ocorresse o que ocorreu com a outra estratégia. Uma abordagem diferente poderia também trazer resultados não muito positivos para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com