TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Resenha GTI

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO – UFERSA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ALUNO: CRYSLAINE CINTHIA CARVALHO NASCIMENTO

RESENHA DOS VÍDEOS ASSISTIDOS EM 28/04/2016

Há algum tempo que a tecnologia se mostra cada vez mais eficiente e fazendo uso de menores espaços e dispositivos menores. Este segmento cresce progressivamente devido sua aplicabilidade nos mais distintos setores e acessibilidade. O surgimento da internet pode ser considerado com o ápice para esse desenvolvimento do armazenamento de dados e a disseminação de informações atrvés desde meio.

Nos anos 90 aconteceu o surgimento do CD que não tinha grande capacidade de armazenamento, na linha de sucessão veio o CD-R e depois o CDR-W, estes ainda com um poder de armazenamento bastante deficiente se comparado com os de hoje em dia. Uma década após, o dispositivo de armazenamento Pen Drive começou a ser difundido como uma amneira bastante inovadora devido a sua capacidade de armazenamento, tamanho, acessibilidade e mobilidade. Sua capacidade de armazenamento varia bastante, desde somente um gyga de informações até um Terabyte de dados.

Possuindo as mesmas características, porém mantendo somente as características físicas distintas, se tem os cartões de memória, que podem também reter bastante dados em espaço reduzido. No momento atual a útima tendência para armazenamento de dados e informações são as plataformas móveis, por exemplo os smartphones, com uma capacidade para guardar informações dos mais variados tipos de arquivos e midias.

No domínio de armazenamento de dados surgiu o aparecimento do Big data que descreve o gigantesco volume de informações que impactam diretamente todas as operações feitas no dia a dia. A relevancia do big data não gira em torno da quantidade de dados que se é armazenado mas sim leva em consideração na manipulação desses dados, no que se é feito com eles.

Algumas respostas são dadas através do big data como por exemplo a redução de custos e tempo, otimização de processos, melhoria nos negócios, decisões melhores tomadas além de outras atividades relacionadas, dentre estas podem ser citadas a determinação de falhas e problemas em tempo real, análisar riscos, detectar ações fraudulentas antes que estas causem impacto negativos na organização, traçar perfis de compras através de costumes dos usuários, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com