TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deasafio Profissional Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE


2014

  1. INTRODUÇÃO

O setor de construção civil foi um dos setores da economia que mais cresceu em 2010 e 2011. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Sendo assim, não há como manter o tema “sustentabilidade’ fora das discussões relativas à estratégia empresarial.

O trabalho a seguir tem por objetivo oferecer sugestões ao programa de sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando o tripé da sustentabilidade, objetivos, ações e resultados esperados, relativos a cada uma das 3 dimensões.

As práticas de sustentabilidade, nas dimensões econômica, ambiental e social, contribuem com a sociedade, a valorização da marca da empresa, bem como aumento dos lucros e competitividade.

  1. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

A contrução civil tem papel inegável no desenvolvimento econômico e social de um país, sendo muitas vezes considerada símbolo de progresso. Estradas e pontes construídas permitem escoamento e distribuição da produção industrial, prédios comerciais permitem acomodar as empresas com praticidade e imponência, alinhando à marca e residências bem planejadas trazem conforto e satisfação aos moradores.

Do ponto de vista ambiental, no entanto, indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Internacionamente, estima-se que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, o que resulta em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos gerados pela indústria.

Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% de toda energia consumida globalmente, e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

Existem estruturas e modos de funcionamento que regem o equilíbrio dos ecossistemas. Para assegurar a vida na Terra, de uma maneira geral, é essencial que se mantenha esse equilíbrio. Já oberva-se escassez de muitos recursos naturais, decorrentes das atividades humanas, que estão usando os serviços ambientais num ritmo excessivamente intenso, a ponto de causar impacto na capacidade dos ecossistemas em atender às necessidades das gerações futuras.

As mudanças climáticas decorrentes do desequilíbrio dos ecossistemas e da emissão dos GEEs tem tido seus efeitos observados tanto pelos cientistas, quanto pelas pessoas comuns. Além de obervar-se rotas de migração dos pássaros sendo alteradas, mudanças nas fases de crescimento e floração das plantas, aumento no nível dos oceanos e desintegração dos recifes de corais, pode-se verificar também, populações sofrendo com as alterações climáticas, secas ou chuvas intensas e desastres ambientais.

A construção civil, pode também gerar impactos ambientais com a impermeabilização de boa parte do terreno, impactos de poluição sonora e visual, causados pela obra, que afetam diretamente a comunidade do entorno.

PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Racionalização de uso de Energia Elétrica

A. Fontes renováveis de energia.

Redução da despesa com energia elétrica e consequente custo total da obra, além da economia de energia, gerando redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

B.Redução do consumo de energia ao menor nível possível 

 Atráves da otimização dos processos, redução da despesa com energia elétrica e consequente custo total da obra, além da economia de energia, gerando redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

2.Racionalização do Uso de Água

A. Sistema de captação e reutilização  de águas das chuvas

 Redução da despesa com abastecimento de água e impacto positivo no meio ambiente, já que a água potável tem se tornado um bem escasso. Além disso, a captação da água da chuva contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.

B.Redução do consumo de água ao menor nível possível.

 Redução da despesa com abastecimento de água e impacto positivo no meio ambiente, já que a água potável tem se tornado um bem escasso.

  1. Nova Governança Corporativa

A.Integrar os interesses dos acionistas, clientes, empregados e público externo de forma ética, transparente, empreendedora e sustentável.

Garantir que os objetivos do negócio sejam atingidos  (faturamento, lucratividade), com ética, transparência e responsabilidade social e sustentabilidade.

  1. Vantagem competitiva: Obtenção da certificação LEED

Adequar a empresa aos sete quesitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design):- uso racional da água;
- eficiência energética;
- redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos;
- qualidade dos ambientes internos da edificação;
- espaço sustentável;
- inovação e tecnologia e
- atendimento a necessidades locais, definidas pelos próprios profissionais da GBC, que variam de empreendimento para empreendimento. 

Obter vantagem competitiva perante os concorrentes, podendo se beneficiar do título de “Certificado”, como argumento de marketing, já que , de acordo com levantamento realizado pela USGBC, atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países que possuem o maior número de edificações em processo de certificação LEED - que é o selo verde com maior reconhecimento internacional no setor da construção civil. 

  1. Projetos arquitetônicos sustentáveis

A.Oferecer produtos que sejam sustentáveis, não somente durante sua construção, mas também para moradores / usuários

Ofercer projetos com ventilação e iluminação naturais, reduzindo a necessidade de uso de energia elétrica durante o dia e sistemas de ventilação / conforto térmico que demandem uso de energia elétrica, reaproveitamento de água das chuvas, área permeável adequada para escoamento de água das chuvas, tratamento de efluentes, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com