TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  10/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: A.I.

Aluno: Joyce Dias Bonavita

Turma: 6

Tarefa: Superar problemas de gestão da qualidade – Empresa Super Insumos.

Introdução

A empresa Super Insumos é uma empresa, que fornece insumos a indústrias de grande porte. Desde o começo do século XXI, onde iniciou suas atividades, desempenha um bom trabalho e tem seu lugar reservado no mercado, pois além de lidar com as melhores organizações, sempre está se desenvolvendo e empenhada para enfrentar novidades.

O mais novo desafio se dá com a parceria junto a Mega Aço Empreendimentos, convite esse que veio por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, e que irá trazer mudanças amplas a Super Insumos. Essas mudanças foram discutidas em reunião, e neste trabalho, serão apresentadas por meio de conceitos estudados, orientações para agirem na prática, e conseguirem, mais uma vez, ultrapassar com êxito esse “combate”.

Os pontos que serão analisados são:

  1. insumos fora da especificação;
  2. falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  3. necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  4. metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  5. devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  6. funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores;
  7. problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

A forma aqui apresentada, está distribuida da seguinte forma:

  1. a identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa;
  2. a apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários;
  3. a identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa (também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa de efeito), das causas que levam aos problemas operacionais da empresa. Por meio da técnica dos 6Ms, considere as seguintes categorias de causa:
  1. método – causas relacionadas às melhores práticas e aos procedimentos utilizados para executar o trabalho;
  2. matéria-prima – causas que envolvam o material utilizado no trabalho;
  3. mão de obra – causas que envolvam atitudes e dificuldades por parte de colaboradores;
  4. máquinas – causas relacionadas a todo maquinário utilizado no processo de fabricação de insumos;
  5. medição (medidas) – causas que envolvam os instrumentos de medida e a sua calibração, efetividade dos indicadores ao mostrarem variações de resultado, avaliações incorretas, falta de metas e métricas, e acompanhamento e
  6. meio ambiente – causas relacionadas a questões como local de trabalho, calor, layout, poluição, poeira, falta de espaço e dimensionamento dos equipamentos;
  1. a apresentação de um plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas. Para tanto, considerando a ferramenta 5W2H, defina as responsabilidades, os métodos, prazos, objetivos e recursos necessários para o alcance dos objetivos logísticos;
  2. a avaliação de quais problemas poderiam ser trabalhados por meio da ferramenta Seis Sigma.


Para facilitar o entendimento, o desenvolvimento do trabalho está enumerado conforme acima.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

  1. Quando falamos de qualidade, é preciso, sem dúvida alguma, estarmos atentos. Isso porque, além do fácil acesso a informações hoje em dia, precisamos buscar melhorias, a fim de atingirmos objetivos prospostos: sejam eles satisfação dos clientes, ou ultrapassar nossa concorrência. Sendo assim, precisamos nos reinventar e buscar um diferencial competitivo. É exatamente isso que busca a Super Isumos. Como elemento importante para a melhoria da implementação de Gestão de Qualidade, destaco a importância inicialmente da Gestão de Pessoas, uma vez que, nada será praticado se não for por “gente”. Inicialmente focaremos nisso, para então, agirmos com garra na melhoria. E para forçarmos em pessoas, precisamos falar de liderança.

Muito ouvimos falar em liderança, mas dificilmente conhecemos alguém que saiba realmente agir como um bom líder. Não é uma tarefa fácil, é preciso muito investimento em aprendizados (contínuos), é preciso de prática, e até mesmo, focar muito no seu autoconhecimento. Já passamos pela era focada na qualidade, na competitividade, e agora estamos na era do capital intelectual. Em cada era, o líder sempre precisou estar de acordo e agindo com os interesses da época. Na que estamos vivendo, temos o foco em conectar as pessoas, a criar mais autonomia, a adquirir, gerar, compartilhar, reter e aplicar aprendizados. E é exatamente isso que a Super Isumos trará para si, pessoas altamente engajadas na melhoria de todos os processos.

Outro ponto importante que foi observado é a gestão de processos. Ele deve ser implementada e focar na eficiência, com ênfase nas tarafes e arquiteturas bem definidas. Os outros pontos já foram citados na reunião e serão analisados abaixo.

2)      Após análise importante da gestão de pessoas, iremos implementar um Benchmarking a fim de elevar a motivação dos funcionários.

Para uma empresa ter sucesso, é de suma importância que seja feito um bom trabalho do RH. Tanto para selecionar funcionários de qualidade para a equipe através de um bom processo seletivo, quanto para mantê-los felizes, motivados, comprometidos e alinhados com a organização. Isso acontecerá analisando uam concorrente no mercado, um pouco a frente na questão de RH que a Super Isumos. A concorrente se chama Insumo Raw.

Conforme pesquisas, na Insumo Raw o desenvolvimento do funcionário está relacionado à sua motivação.  A qualidade de seu trabalho é refletida pelo seu empenho vem através de alguns motivos, como, a avaliação cognitiva, reforço, expectativa e autoeficácia. E esses motivos são relacionados com os objetivos passados pela empresa, já que, seu funcionário, pode-se motivar através dos objetivos especificados passado a ele, ou por trabalhos difíceis de serem executados, ou pelo feedback. Consequentemente, a expectativa que o funcionário adquire está ligada ao seu esforço (desempenho na organização), desempenho (recompensa por conseguir alcançar aquilo que foi pedido) e recompensa (o grau que as recompensas da organização satisfazem as suas metas ou necessidades pessoais).

Baseada nisso, a Super Isumo estará pronta, e irá representar uma unidade de profissionais obstinados e talentosos, que buscam a todo tempo inovar para melhorar, sem perder de vista a saúde das pessoas e do meio ambiente. Teremos uma equipe altamente coesa e eficiente, e que terá como objetivo o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às demandas da sociedade de maneira ecológica e sustentável.

3)      Diagrama

Considerações finais

Dada a importância e a necessidade de uma boa Gestão de Qualidade, precisamos focar e trabalhar na empresa que atuamos com o intuito de melhorar a qualidade de todos ali inseridos e dos processos no geral, fazendo a junção do interesse corporativo ao individual.

Espero ter atentido ao que me foi designado, e que a Super Isumos

Considero inteiramente auxiliador no meu processo profissional e pessoal todo estudo e trocas feitas nesse período.

Referências bibliográficas

FERREIRA, Victor Cláudio Paradela, SANTOS, Antônio Raimundo dos; NASSER, José Eduardo e JOHANN, Maria Elizabeth Pupe. Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora IDE, 2017.

A produtividade da Anfião está aliada a um excelente custo benefício e garante, aos seus parceiros e colaboradores, produtos e serviços de excelência que carregam consigo a imagem de sustentabilidade, ética e responsabilidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com