TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Periodos Dradown

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Boa noite

O próximo procedimento da metodologia foi definir os pontos de drawdown, já que identificando os pontos de drawdown definimos os pontos em que deve ocorrer a movimentação da carteira de um investimento conservador para um variável.

Para isso utilizamos a MMS com aplicação validada por métodos de acurácia, para projetar o valor esperado do ativo e compara-lo com o resultado real obtido, assim os maiores pontos de diferença negativa do projetado com o real foram destacados na base histórica, evidenciando os pontos de reduções drásticas no valor do ativo, que são os pontos de drawdown.

Os três testes de acurácia utilizados foram o MAPE, MAD e MSD, resumidamente estes testes calculam a distância do resultado projetado com relação ao real obtido, estes testes são utilizados para definir a projeção mais precisa a partir da média móvel.

Para as análises foram utilizados dados de retorno acumulado do CDI e do Ibovespa, de janeiro de 2000 até metade do ano de 2021.

Após a definição dos pontos de alteração na carteira, avaliamos o desempenho histórico dos indicadores (Ibovespa e CDI), comparando-os a diferentes carteiras hipotéticas, definimos 3 tipos de carteira de acordo com o tempo que o capital permanecerá alocado em renda váriaval após cada crise.

Portanto, em todas as carteiras hipotéticas que elaboramos o capital é realocado de renda fixa para a renda variável após cada drawdown, após cada crise, o que difere as carteiras é o período que permanece alocada em renda variável.

A primeira carteira permanece 6 meses exposta ao risco de renda variável após cada crise, a segunda a 1 ano e a terceira permanece alocada durante 2 anos.

Caso o desempenho das carteiras seja inferior à taxa livre de risco e índice acionário, deve-se descartar o portfólio, pois isso significa exposição desnecessária a um maior risco. Caso contrário recomenda-se a estratégia.  

Como dito anteriormente, para definirmos o intervalo ideal da média móvel realizamos o cálculo considerando 8 intervalos diferentes para cada teste, o intervalo de média móvel que resultou na menor distância do projetado com o real obtido nos testes foi o utilizado para definir os pontos de alteração na carteira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com