TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projero escola comunidade

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso:  ARTES VISUAIS

Disciplina:  PRÁTICA  DE ENSINO : INTEGRAÇÃO  ESCILA E COMUNIDADE

Título do Projeto:  CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

Aluna: ROSANA APARECIDA RUIZ

RA.: 1414442

Polo : FRASETTO – Itapira

Data:  03/2015

                                                   ROSANA APARECIDA RUIZ

                              CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

                                                           Itapira, 29 de Março de 2015.

                    Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Artes Visuais, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Raquel Maia Bokums.

Sumário

1. Identificação da unidade escolar

1.2. Analise crítica do ambiente físico

2. Caracterização da gestão escolar

2.1. Outras atividades  desenvolvidas pela escola

2.2. Organização administrativa e pedagógica

3. Outras atividades desenvolvidas pela escola

 

       1.       Agora começaremos a caracterização de uma unidade escolar, feita e visitada por mim e alguns alunos que ajudaram a realizar esse trabalho.

A unidade escolar tem o nome de  ESCOLA ESTADUAL DONA ELVIRA SANTOS DE

OLIVEIRA (ESO), situada à Rua Saldanha Marinho, 10 – Itapira – São Paulo.

               Telefone de contato: (19) 3863-0121.

               Instutuição mantenedora : Secretaria do  Estado de São Paulo.

1.1.ANALISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO

A localização é bem compatível, com  acesso fácil entre os alunos e  docentes, pois a Unidade Escolar fica situada em uma região central , entre bairros e centro da cidade, há também Vans escolares e onibus ofertados pela própria prefeitura para alunos que moram em zonas mais afastadas, como zona rural.

O espaço físico da escola é adequado, a sua proposta pedagógica, a escola é ampla mesmo sendo bem antiga (74 anos) é bem cuidada com limites , pois a própria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, não dá muita condição de uma escola crescer e desenvolver o que teria que fazer.

A realação entre o número de alunos e espaço (áreas) é adequada nas salas  de aula e em todos os outros espaços, exemplo, b iblioteca é ampla e com espaço adequado para os alunos, com muitos títulos e ferramentas para pesquisas e estudos.

Quanto ao laborátorio , falta algumas coisas , mas mesmo os alunos conseguem praticar o que é necessário, mas com certeza falta muita organização e materias.

 

Existe também um anfiteatro, amplo muito bem feito, mas infelizmente muito abandonado, há agora  um movimento feito por alguns alunos na tentativa de reformar  e torna-lo em um lugar que sirva para muitas práticas extra curriculares e curriculares.

A sala de vídeo onde os alunos se encontram para em alguns momentos ter aulas  demonstrativas com vídeo é um local bem equipado, também há uma sala de informática ,infelizmente com problemas de manutenção em alguns computadores, tudo isso, sem recursos devidos pela  Secretaria reponsável.]

Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências, são sempre bem utilizadas, pelos alunos e professores, são com muitas tarefas  e atividades, nas sextas-feiras são dias que se dedicam a leituras, pesquisas. Anfiteatro, está sendo reformado por alguns alunos que fazem parte de um grupo de teatro , que estão com boa vontade e recursos próprios estão tentando fazer com que fique em um lugar apto a ter atividades educacionas e extra curriculares.

Quem utiliza as dependências  da escola , são os próprios alunos e a comunidade em geral., no programa Escola Fámília, fazendo assim com que a comunidade que antes se sentia  excluida da escola, a chegar mais, com programas e trabalhos educacionais e recreativos, dentro da própria unidade escolar.

Isso faz com que todos a sua volta (Escola) se tornem parte da Unidade escolar.

Esses recursos, são bem aplicados e utilizados, mas não atingem completamente seus objetivos. Pois necessita mais apoio do governo e da própria comunidade e alunos.

Há alguns aspectos a serem elogiados, como a abertura da escola , para comunidade e em horários extra, fazendo assim com que os alunos possam aplicar seus conhecimentos e necessidades de outras formas de desempenho , fora de sala de aula. Há também algum aspecto a ser criticado, como o da direção que não dá apoio a algumas atividades de alunos e professores, para melhoria de conteúdos e iniciativas de alunos, colocando muitas vezes obstáculos.

Comentários sobre outros aspectos:

 Mesmo sendo uma escola bem antiga, ainda assim , se mantém conservada e cuidada, em sua forma fisica e educativa, organizada, mas ainda necessitando de muitas mudanças para se tornar uma excelente escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com