TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS PROSPECTIVOS SOBRE DEEP WEB

Por:   •  12/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDOS PROSPECTIVOS SOBRE DEEP WEB

Haroldo José da Silva Quintino¹; Juarez Vieira Moura¹

¹Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil. (haroldo10@globo.com; jrbmoura@hotmail.com)

INTRODUÇÃO

De acordo com a Revista Geoinformática, (2014, p. 769-792) descreve que A Deep web (DW) consiste numa área da internet onde o anonimato é o seu principal foco. Nela é possível encontrar diversos tipos de conteúdo no qual não podem ser encontrados na web convencional, pois a web que utilizamos no dia-dia, além de ser filtrada, é monitorada para que não haja crimes e conteúdos ilegais.

A DW surgiu graças ao Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos, que desenvolveu o The Onion Routing para tratar de propostas de pesquisa, design e análise de sistemas anônimos de comunicação, sendo o intuito de criar esse lado oculto da internet (anonimato), para troca de informações sem o rastreamento dos acessos [PEREIRA 2012].

 Os endereços eletrônicos que estão na deep web, ao contrário dos disponíveis na "internet convencional", não são construídos em um formato HTML, justamente para dificultar o acesso a estas páginas. Para isso, é necessário a instalação de programas específicos e o uso de "códigos secretos" para finalmente conseguir acessar alguns desses sites. 

(BrightPlanet, 2015). É quase impossível medir o tamanho do deep web. Enquanto algumas estimativas iniciais colocar o tamanho do DW em 4.000-5.000 vezes maior do que web superfície, a mudança dinâmica de como a informação é acessada e apresentados significa que a DW está crescendo exponencialmente e a uma taxa que desafia a quantificação.

Mas (P. HELENA ; C. MARCO ; L. LUIZ ; F., ANTÔNIO GeoInformática, 2014), Muitos olham a Deep Web como um espaço onde só pode ser encontrado conteúdos macabros como pedofilia, canibalismo, necrofilia, tráfico de drogas, assassinatos de aluguel e demais barbaridades nos quais nem se podem imaginar [MELLO2013]. Porém na deep web  é possível sim encontrar conteúdos que podem ser interessantes, como artigos científicos, bibliotecas com livros que muitas vezes podem não ser encontrados na web padrão, jogos, filmes e tudo mais.

Buscando como finalidade a informação para futuras pesquisas, o trabalho objetivou apresentar um panorama do que está sendo desenvolvido sobre o tema, através de um mapeamento tecnológico de patentes envolvendo o termo deep web.

METODOLOGIA

 

No intuito de traçar um diagnóstico que pudesse detalhar o tema em estudo, buscando aprofundamento descritivo sobre a deep web, foram abordadas duas vertentes de busca: publicações científicas e patentes.

A patente é um dos mecanismos legais de prospecção da propriedade intelectual, mais precisamente no ramo da propriedade industrial. Refere-se um direito de exclusividade que garante aos inventores ou titulares, por um período limitado, o monopólio da invenção ou modelo de utilidade, impedindo outros de pôr à venda, vender, produzir, usar, ou importar tanto os produtos como os processos relacionados com as patentes (BRASIL, 1996).

Porém, de acordo com Thomson (2004), o titular da invenção ou modelo de utilidade, deve revelar as informações sobre sua invenção, apresentando as informações prévias, natureza dos problemas técnicos solucionados pela invenção, uma descrição detalhada e do seu funcionamento e os desenhos quando aplicados. Dessa forma, as patentes se apresentam como relevantes fontes de informações e permitem dentre outras coisas, evitar duplicações de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), identificar invenções para aquisições e licenciamento, verificar avanços tecnológicos em áreas específicas, prospectar oportunidades de mercado, investigar inventores para inteligência competitiva e recrutamento.

Para a realização das buscas em bases de artigos científicos e patentes foi elaborada uma estratégica com palavras-chaves relacionadas ao tema. As buscas foram realizadas para o período de 2003 a 2016, sendo este levantamento realizado em abril de 2016.

A base de dados selecionada para consulta, as respectivas estratégias de busca elaboradas e os códigos de classificação de patentes identificados e utilizados no presente estudo.Foram os dados coletados através da EPO (European Patent Office) que foram tratados e previamente analisados utilizando-se de gráficos feitos através do programa Excel.

A fim de relacionar os documentos de patentes referentes ao tema Deep Web, foram selecionadas como estratégia de pesquisa as palavras chave “Deep Web”; combinadas com a trucagem “ ”, a fim de encontrar no título ou no resumo essas palavras combinadas. Em seguida, o resultado foi combinado com o código IPC G06F*, G06Q* E H04L* referente à Deep Web; que consiste em elétrica digital de processamento de dados; recuperação de informação e estrutura do sistema de arquivos para banco de dados, para que fossem selecionados apenas os documentos relacionados sobre o tema proposto.

Ao final da pesquisa, restaram 34 documentos cobrindo patentes depositadas entre os anos de 2003 e 2014. Cumpre ressaltar que parte dos pedidos de patentes relacionadas ao ano de 2014 podem ter ficado de fora dos resultados, haja vista os 18 meses de sigilo garantidos por lei aos documentos, uma vez que a pesquisa foi realizada em maio de 2016.

Os dados selecionados e tabulados foram extraídos para o Microsoft Excel, foi realizada uma classificação e seleção de acordo com o ano de depósito, países de depósito, tipos de depositantes, inventores de acordo a quantidade de pedidos de proteção, quantidades de patentes de acordo a classificação IPC e o número de patentes de acordo com as áreas de conhecimento. Para facilitar a análise e sinterização das informações foram transformadas em Figuras gráficas, apresentadas e discutidas na seção posterior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após os cruzamentos dos Códigos de Classificação Internacional de Patentes definidos, foram recuperados 62 documentos, os quais, após análise e retirada das duplicadas resultaram em um número de 34 patentes, dentro do escopo definido no estudo.

Foram encontrados 62 resultados na busca, sendo que houve uma duplicidade restando 61 destas 27 são patentes relacionadas com os seguintes ipc`s: F24F, E04C3/04, B21D3/05, G03B21/32, H05K7/18, B21B1/08, D01G15/24, E04C5/065, A61B17/70, A61B17/58.Não sendo nenhum deles relacionados ao tema Deep Web.Abaixo gráfico dos ipc’s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com