TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

POLO JOINVILLE UNIDADE 1

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)

Projeto Voltado para Implantação do Setor de Recursos Humanos em uma Empresa Privada, demonstrando a sua Aplicabilidade

Tutor Presencial Imanir Lorena

ELAINE MIRIAM LORENZI        RA 1691327395        nani.auerbach@gmail.com

ROSANGELA C. BATISTA        RA 0192587696        nani.bat@gmail.com

JOINVILLE / SC

2016

ELAINE MIRIAM LORENZI

ROSANGELA C. BATISTA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER IV)

Projeto para Aplicação na Prática a Aplicação das Disciplinas: Administração de Cargos, Salários e Benefícios; Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar ao curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Recursos Humanos em 2016.

Orientador: Imanir Lorena

JOINVILLE / SC

2016


RESUMO

O capital humano esta sendo priorizado como principal estratégica para competitividade entra as empresas, como consequência, o setor de Recursos Humanos tornou-se mais visível e fundamental, agrupando como novo conceito “um conjunto de princípios, estratégicas e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado”, segundo Toledo (1986). Priorizar o capital humano afirma o valor das pessoas aos processos de trabalho, para que os Recursos Humanos consigam se estabelecer nas organizações como área estratégica é importante que sejam estruturados métodos e políticas para recrutamento deste capital, treinamento e desenvolvimento, recompensas e benefícios, o cuidado com este capital humano através de motivação, treinamento, desempenho e educação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. CONTEÚDO RELATÓRIO PARCIAL        5
  1. Administração de cargos, salários e benefícios        5
  2. Gestão do conhecimento        6
  3. Educação corporativa        7
  4. Treinamento e desenvolvimento        7
  5. Gestão de desempenho        8
  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        9
  2. CONTEÚDO RELATÓRIO FINAL        9
  1. Método de coleta de dados        9
  2. Coleta de dados        10
  1. ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Em uma busca constante para enfrentar a competitividade e se manter na frente do mercado de trabalho as empresas mudam seu foco, antes ligado à evolução dos processos e tecnologia, hoje são relacionadas aos seus recursos humanos. São as pessoas chaves de sucesso para a organização, estas, antes vistas como cumpridores de tarefas, hoje são sinônimo de delineadores do sucesso para alcance de objetivos e metas.

Segundo Sovienski e Stigar (2008), o capital humano é o “bem mais precioso” que as organizações apresentam (p.54). Toda organização precisa de pessoas, investir nas suas capacidades é um poderoso ativo, pela sua forma de inovar, de pensar diferente e agregar valor. Priorizar o capital humano, acompanhando estas mudanças de mercado afirma o valor agregado das pessoas aos processos de trabalho, para isto, o departamento de recursos humanos tem papel primordial, pois além de despertar interesse dos colaboradores consegue casar este interesse com a eficiência nos processos trazendo lucro para organização.

Saber administrar este bem, que é o capital humano, requer uma visão mais humanística da administração, não apenas através de recompensas financeiras, pois as pessoas desenvolvem seu trabalho com mais atenção e vontade quando a empresa oferece condições para que possam desenvolvê-lo, quando a organização reconhece seus esforços e a recompensa adequadamente.

Com este novo conceito, o setor de Recursos Humanos passou a ser conhecido, segundo Toledo (1986), como “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado” (p.8).

Tudo isto exige premissas para manter este patrimônio intelectual motivado. Partindo deste foco, este trabalho tem como objetivo explanar várias políticas que devem ser levadas em consideração na sua administração. Pode ter como ponto de partida um plano de cargos e salários, pois este estando bem estruturado pode ser definido as políticas de remuneração, embasamento do perfil do funcionário a ser recrutado ou admitido, de que forma pode ser aplicado treinamento, clareza da cadeia hierárquica, implantação de uma avaliação de desempenho e estabelecer uma educação corporativa. Todos estes pontos serão contextualizados neste Relatório Parcial, em subtítulos para melhor entendimento. Será apresentado também o histórico da Due Pizza, empresa que estaremos realizando a pesquisa de campo.

  1. CONTEÚDO RELATÓRIO PARCIAL

  1. Administração de Cargos, Salários e Benefícios.

O plano de cargos e salários pode ser o marco inicial para o delineamento de uma eficiente administração e estruturação das atividades de recursos humanos. A implantação de um plano de remuneração, por mais simplificado que seja passa por etapas similares a de um grande projeto. A avaliação e classificação de cargos consistem no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos, colocando em ordem de classe para utilização de base no sistema de remuneração.  O valor relativo de cada cargo dentro da organização deve ser determinado, inicialmente obtendo as informações a respeito do cargo. Esta análise determina os requisitos, responsabilidades e condições exigidas pelo cargo. Com o plano é estabelecido remuneração condizente, buscando equilíbrio interno e externo na estrutura dos cargos e salários, sendo contemplado pelo salário fixo e sistemas com premiações, beneficiando o ocupante do cargo pelo desempenho na participação e contribuição no alcance dos resultados. Não deve existir na empresa nenhuma atividade que não seja caracterizado por um cargo, descrito, especificado e avaliado pelo Plano de Cargos e Salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com