TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura de Computadores

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Memória

O estágio de eficiência de poder obter, guardar, recuperar e manipular qualquer tipo de informação é a perfeita definição do que é memória, todavia, a mesma necessita de um local para existir. Deste modo, desde que o estado da vida surgiu é possível utilizar o cérebro como fonte de armazenamento das mesmas. Entretanto, o aumento exponencial de informações e dados ao passar dos anos permitiu que houvesse o tal avanço tecnológico, trazendo consigo outras formas de armazenar tais informações em modo artificial e/ ou digital.

Contudo, as máquinas que utilizamos no nosso dia-a-dia possuem muitos tipos de memórias, das quais se associam para otimizar o desempenho de uma determinada aplicação, ou seja, algumas tarefas necessitam de informações rápidas e outras a agilidade não é importante. Assim sendo, temos dois tipos principais de memórias, a Memória Principal e a Memória Secundária.

Tipos de Memórias

Memória Principal

Corriqueiramente a memória principal é denominada, apenas, como memória RAM (Randon Acess Memory) e intitulada como memória volátil, ou melhor, ela possui capacidade de armazenar informações somente durante o funcionamento da máquina, cujo, quem controla a sua utilização é o sistema operacional. A memória principal é composta por uma fusão de um transistor e um capacitor, ocasionando assim as células de memória, que estão introduzidas em um circuito integrado que é composto por milhões de transistores e capacitores.

Cada célula de memória é representada por um único bit formado por um capacitor que varia em 0 ou N-1, onde o transistor lê esta informação através do chip de controle.


Memória Cache

Corriqueiramente a memória cache é aquela que possui acesso mais rápido, pois, mantém uma cópia das informações e dados utilizados recentemente para que não seja necessário buscar na memória principal, ou seja, garante um ganho no desempenho da aplicação. Entretanto, o desempenho da máquina ao acessar um dado na memória é incerto, pois, ele pode estar realmente na memória cache e assim o denominamos como Cache Hit. Caso contrário, ocorre uma Cache Miss e o desempenho é bastante prejudicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com