TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura de Computadores

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

Arquitetura de Computadores

Prof.º Mario A. Monteiro

1) Realize uma pesquisa sobre fabricantes de processadores (antigos e/ou atuais) e elabore um relatório contendo o NOME de cada  empresa encontrada, algumas informações que puder obter (ano de fundação, atividades principais, etc) e relacionar alguns (2 ou 3) principais produtos que fabricou, especificando, para cada um: o modelo e uma aplicação (onde foi ou é usado). NÃO relacionar os fabricantes: INTEL e AMD Obtenha, pelo menos, uma quantidade de fabricantes superior a 8.

a) CYRIX: Fundada em 1988, a CYRIX CORPORATION foi uma das líderes na produção de processadores de alta performace destinados à indústria dos computadores pessoais. Foi pioneira na conceção de processadores da família x86, adotando designs inteligentes. Foi inovador excedendo todos os requisitos de compatibilidade. Utilizados em computadores pessoais tais como: Acer, Apple, AST, Compaq, Epson, Fujitsu/ICL, IBM entre outros. Um dos motivos para sua adoção era o seu custo inferior, comparados aos da Intel. Fazendo com que o preço final de uma máquina ficasse mais competitivo no mercado. Em 1997, foi incorporada no gigante americano National Semicondutor, fazendo com que fosse terminado o acordo de fornecimento de processadores com a IBM. Em 1999, foi revendida sendo comprada pela empresa de Taiwan VIA.

b) NVIDIA TEGRA: Tegra APX 2500 foi anunciado em 12 de fevereiro de 2008, sendo o primeiro lançado em um player de mídia o Zune HD, lançado em setembro de 2009, seguido pelo Samsung M1. O primeiro celular a utilizar o Tegra foi o Microsoft KIN, porém com algumas restrições. Ainda em 2009, na

2) Frequentemente ouvimos falar ou lemos sobre termos e siglas usadas na área de Informática e nem todos sabemos seu significado. Segue-se uma relação de siglas. Para cada uma delas, coloque ao lado o significado de cada caractere da sigla e faça um breve resumo de seu significado ou utilidade na informática.

a) DMA: É a abreviação, em inglês, para “Direct Memory Access”, ou em português a “Acesso Direto a Memória”, o que possibilita aos periféricos, como diz o próprio nome, o acesso direto a Memória Ram, diminuindo, assim, a utilização do processador. Utilizada em placas ISA portas paralelas e drives de disquete para transferência de dados para a Memória Ram. Possuem 8 canais, de 0 a 7, sendo eles de 0 a 3 trabalhando a 8 bits, isso para atender aos equipamentos mais antigos. E os de 4 a 7 trabalhando a 16 bits. Por padrão foram pré-selecionados alguns canais o 2 reservado para drive de disquete, o 3 para porta paralela (em configuração específica) e uma placa de som utiliza os canais 1 e 5.

b) CRT: “Catodic Ray Tube” ou “Tubos de Raios Catódicos”, é o monitor que utiliza um tudo de imagem. O CRT possui um canhão de elétrons na parte de trás do tubo, para acender as células de fósforo que compõem a imagem. Ele emite elétrons (carga de negativa) que são atraídos para a parte frontal por uma cinta metálica chamada de anodo, que é carregada com cargas positivas. Bombardeia célula por célula de fósforo, sempre nas direções da esquerda para direita e de cima para baixo, ao chegar ao fim recomeça toda a varredura. O CRT utiliza uma faixa de renovação de, nomínimo, 75 Hz (75 vezes por segundo), em uma frequência menor do que esta ocorre o “flicker” (prejudicial a saúde do olhos) que é a perda da luminosidade das células do monitor, isso, também, depende da proporção da taxa de resolução. Todos, são analógicos, possuem diferentes sinais elétricos de intensidade que controlam a potência do feixe de elétrons. Já os monitores LED e LCD são digitais, não possuem o problema do flicker.

c) RISCA arquitetura RISC “Reduced Instruction Set Computer, ou Computador com Conjunto Reduzido de Instruções”, é um pequeno conjunto de instruções simples que são executadas diretamente pelo hardware, sem a intervenção de um interpretador (microcódigo). Sendo assim, as instruções são executadas por uma microinstrução. Por esse motivo pode ser implementado mais rapidamente, implicando em uma vantagem de desempenho sobre máquinas que utilizam estruturas mais complexas. Além disso, normalmente utilizam menos de 128 instruções, menos formatos e modos de endereçamento remotos. Ao mesmo tempo, exigem maior memória de armazenamento para seus programas em linguagem de máquina e apresentam maior tráfego de memória; programas baseados nessa estrutura requerem mais instruções, normalmente, para completar uma tarefa.

d) ULA: Unidade de Lógica Aritmética é um circuito digital que executa operações, como sugere o nome, aritméticas e lógicas. Entre essas, soma, subtração, divisão, multiplicação, e ainda, determina se um algarismo é positivo, negativo ou zero. Pode realizar, também, funções lógicas tais como: “e”, “ou” ou “ou exclusivo”. É parte fundamental da CPU (Unidade Central de Processamento), e, até dos mais simples microprocessadores. Inicialmente, foi utilizada a tecnologia relés, herança da telefonia, e posteriormente válvulas, herança da radiofonia. Com o aparecimento dos transistores, e depois dos circuitos integrados, a ULA passou a ser implementada com a tecnologia de semicondutores.

e) DDR: A memória “Double Data Rate” ou “Taxa Dupla de Transferência”, permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Em suas operações conseguem transferir até 64 bits por vez, ou seja, 8 bytes. Multiplicando esse valor pela frequência da memória (200MHz) e a quantidade de operações por ciclo (2). Assim, o cálculo de um módulo DDR-400 é: 8 x 200 x 2 = 3.200 MB/s. Essa velocidade só é possível porque seus dados são armazenados em espaços denominados células. Estas organizadas em uma espécie de matriz, ou seja, em um esquema que lembram linhas e colunas e o seu cruzamento formam o que conhecemos como endereço de memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com