TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Gestão de TI

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

Compreender a dinâmica organizacional face aos desafios do mercado de trabalho e os obstáculos é fundamental para a implantação da gestão de mudanças. É imprescindível combinar as mudanças organizacionais com as mudanças do ambiente externo. Com isso, se faz necessário a utilização de ferramentas especificas para o direcionamento das táticas adotadas. Uma das ferramentas de direcionamento que pode ser utilizada é o planejamento estratégico da instituição. O planejamento estratégico se inicia definindo sua visão, ou seja, onde a empresa quer chegar, bem como sua missão, valores e comportamentos esperados. Face a isso, a primeira etapa do planejamento estratégico é a análise ambiental para identificar quais serão os setores e funcionários envolvidos, sua cultura e comportando, avaliando se estes estão de acordo com os processos de mudança.

Outro instrumento que pode ser utilizado é a árvore de problemas, instrumento que permite ao gestor identificar e analisar as causas e consequência de uma situação-problema e buscar soluções. Seu objetivo é encontrar a causa deles e, a partir de então, desenvolver ações que as eliminem ou diminuam suas ocorrências.

O planejamento estratégico não deve focar somente no aspecto técnico pois, para que os resultados e objetivos sejam atingidos, depende-se também da mudança nos comportamentos dos funcionários, pois se não for trabalhado a visão de futuro, elas podem voltar a se comportar baseado em ações passadas, antes do processo de mudança

No plano para implementação da mudança é importante um plano de ação voltado para o envolvimento dos colaboradores nesse projeto. É sabido que toda mudança inovação pode gerar resistência por parte dos colaboradores. Como estratégia, pode-se pensar em programas de capacitação dos funcionários para as mudanças que serão implantadas, deixando claro qual a importância e, principalmente, os ganhos com a implantação desse processo.

Deve-se incentivar a participação ativa de todo o grupo, pois assim diminuirá a resistência, introduzindo o processo de planejamento estratégico de forma gradual, a fim de minimizar os impactos. A partir daí, a equipe passar a assimilar melhor as mudanças e os novos conceitos. Mudar está ligado a ampliar oportunidades e vantagens competitivas no mercado, cabendo à gestão analisar as variáveis do macroambiente para gerenciar a capacidade de adaptação, de flexibilidade, de decisão, de liderança e de resultados.

Para a análise dos aspectos ambientais pode-se utilizar uma matriz SWOT. Ela irá funcionar como um balizador de ações e sanar possíveis problemas antes que eles aconteçam, bem como explorar pontos fortes a fim de aproveitar as oportunidades e alavancar o planejamento estratégico para a mudança.

Na próxima etapa do planejamento temos a definição de metas e objetivos, que sofrerão constantes avaliações, a fim de funcionar como uma bússola de direcionamento e, se necessário, considerar mudanças nas ações. Para a definição de metas e objetivos podemos considerar o padrão SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em tempo.

Definido as metas e objetivos, o próximo passo é a elaboração do plano de ação, especificando o papel de cada um na implementação da gestão da mudança, recursos necessários. Por fim, é realizado o acompanhamento das ações, as avaliações contínuas dos processos implementando, verificando a eficácia obtida com eles e realizando ajustes quando necessários. Com base nos resultados dessa avaliação, ações voltadas para a permanência das mudanças implantadas serão praticadas. Além disso, na identificação de ações que não trouxeram o resultado esperado, reuniões serão realizadas para a criação de novos planos de ação que corrijam os erros, minimizando perdas e prejuízos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com