TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Etnocentrismo

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS-UNISINOS

UNIDADE ACADEMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SABRINA PESSETTO

Cultura e do Etnocentrismo.

SÃO LEOPOLDO

2016

Sabrina Pessetto

Cultura e do Etnocentrismo.

Trabalho apresentado para a disciplina de Antropologia e ética na computação pelo curso de Gestão da Tecnologia da informação da Universidade do Vale dos sinos UNISINOS, trabalho ministrado pelos tutores Laercio Antonio Pilz Marcia Rosane Junges

São Leopoldo

      2016

Alguns utilizam a cultura com o mesmo sentido de civilização, como uma melhoria no desenvolvimento. A cultura é um conjunto de ideias e comportamentos.

Somos moldados a partir dessa cultura e formados pela aprendizagem. O lugar em que se vive, varia de acordo com a cultura, mas ainda tem a necessidade de se padronizar para ser amparado na sociedade.

A modernidade por sua vez, tem influência de outras culturas. Muitas vezes os contrassensos da sociedade são adjuntos ao caso de apresentarem a ciência moderna como base de sua organização.

Um desafio é perfilhar culturas imigrantes, que traz no começo preconceitos a acomodação no novo meio, respeitar a opinião que o outro impõe e saber que quando damos nossa opinião, estamos expostos a qualquer crítica, seja ela construtiva ou não.

Algo que está surgindo independente da cultura são mentes acesas, curiosas, que tem cede de aprender/saber, se deparam com alguma coisa novo a cada dia.

Estamos em uma época onde tudo se faz fundamental, para compreender as bases de outras culturas/costumes e seus valores.

Muitas vezes essas visões estreitas e discriminatórias, levam a conflitos sociais, como agressões verbais ou até mesmo físicas. Das mais leves ás mais extremas.

Mas o que pode definir o que é certo e errado, é o relativismo cultural. Que defende o certo e o errado de cada cultura. Entretanto independente de julgamentos e opiniões, o mudo é formado por diferenças e particularidades, devemos sempre buscar respeitar e tolerar as diferentes culturas e costumes, é a melhor forma parar vivermos em harmonia.

Acredito que grande maioria das pessoas são influenciadas, pelo o que dizem, sem ligar tanto para cultura, nos tempos antigos, creio que as culturas/costumes eram mais valorizadas.

Por fim, acredito que temos ainda muito o que evoluir, em questões de preconceitos, por mais que a geração está sendo mais cabeça aberta, ainda tem muitos que são influenciados pelo o que a mídia mostra, fazendo assim pessoas “ignorantes”. Ignorantes no sentido de julgar errado o que talvez seja apenas diferente, e certo a maneira que ele vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com