TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da qualidade e processos

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Bruno Oliveira Thomazini

Turma: 9

Tarefa: Modelo de gestão da qualidade e processos para empresa Super Insumos

Introdução

A qualidade de processos e produtos está intimamente relacionada a satisfação dos seus clientes ao consumirem seus produtos ou serviços. Independente do tamanho da empresa, para que a mesma sobreviva no mercado cada vez mais competitivo é preciso se adaptar às mudanças, inovar em seus processos e na sua maneira de gestão.

A gestão da qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, dos processos, produtos e do próprio ambiente de trabalho. Para isso utiliza filosofias, métodos e ferramentas que são aplicados à empresa.

O cliente Mega Aço apresentou uma nova demanda para a empresa Super Insumo, onde solicita a inclusão em seu programa de desenvolvimento de fornecedores. Para a Super Insumo essa inclusão é de extrema importância, visto que o número de pedidos de insumos irá crescer significativamente. Da mesma forma, esta parceria trará alguns desafios para a empresa que terão oportunidades em melhorar seu sistema de gestão. Abaixo estão listados alguns problemas que deverão ser solucionados e tratados: i) insumos fora da especificação; ii) falta de conformidade na coleta de lixo industrial; iii) necessidade de implementação de um plano de auditoria interna; iv) metas estabelecidades apenas de forma corporativa, mas não individualizada; v) devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas; vi) funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e vii) problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Visto essas oportunidades identificadas pela diretoria da Super Insumos, o objetivo dessa atividade é apresentar um plano de ação com análises de causa raiz para melhorar a gestão da qualidade e processos para que assim a empresa tenha sucesso no programa de desenvolvimento de novos fornecedores e consiga alavancar seu desempenho. Será citado neste trabalho algumas ferramentas e metodologias que deverão ser utilizadas pela Super Insumos, como: PDCA, Benchmarking Ishikawa, 5W2H, DMAIC e Seis Sigma.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

A gestão da qualidade significa para Campos (1999) gerenciar pela sobrevivência em uma competição internacional, isto é, procurar manter o controle sobre o planejamento de todo o processo produtivo da empresa e isso inclui as metas e procedimentos padrão. Incrementando a isso, Bonato (2007) diz que a gestão da qualidade está diretamente ligada à satisfação do cliente, e deve-se concentrar na qualidade de forma ampla, no custo e no atendimento. Sem dúvida, os fundamentos de gestão da qualidade devem relacionar-se à busca pelo controle total, ao planejamento estratégico e a redução de desperdícios.

Para a implementação da cultura da qualidade em uma empresa é preciso que seus dirigentes tenham em mente que se trata de um processo e de uma mudança de cultura e para isso existem sistemáticas e ferramentas que contribuem com este processo. O PDCA é uma ferramenta de gestão que se baseia na repetição. Trata-se de um ciclo que controle e melhora os processos de forma contínua e deve fazer parte da rotina da empresa.

O ciclo PDCA (plan-do-check-act) facilita a tomada de decisão, estabelece a integridade, padroniza as atividades e determina o ideal relacionamento entre os objetivos com as especificações. Além disso, ajuda a controlar, de forma eficiente, as atividades internas e externas.

Para a implementação da qualidade nas empresas é essencial o conhecimento do PDCA, onde na etapa de planejamento (Plan) são definidos os objetivos, identificação dos problemas, metas e plano de ação. Na etapa de fazer (Do) é onde será colocado em prática o planejamento estabelecido na etapa de planejamento. Na ação (Act) é necessário avaliar o que foi feito durante a execução e identificar o que foi realizado daquilo que foi planejado. A última etapa do ciclo é o agir (Act) e é nesse momento que são realizadas as ações corretivas das falhas que foram encontradas durante os processos, e em seguida reinicia-se o ciclo, dando continuidade na melhoria contínua.

Seja no mundo dos negócios, esportes ou produção cultural, a comparação é a base para a avaliação do valor daquilo que criamos ou fazemos. Dessa forma, quando entramos no universo de competição entre as empresas, o Benchmarking é uma ferramenta bastante valiosa que responde a questões de como se está performando em comparação à concorrência. Para se aplicar esta ferramenta, é necessário primeiramente selecionar uma ou mais empresas concorrentes em que se deseja avaliar o aspecto em questão. Para este trabalho iremos tratar o desafio de elevar a motivação dos funcionários. Para escolhermos uma empresa, foi consultado o guia das melhores empresas para se trabalhar (Revista Exame). Análisando os dados quantitativos e qualitativos destas empresas, observa-se que existe um programa de incentivo a ideias de inovação e premiação para projetos que sejam disruptivos e escaláveis para os processos da companhia. Os colaboradores que são selecionados com as melhores idéias têm a possibilidade de apresentar suas ideias à alta direção, com possibilidade de conseguirem verba para implementação de seus projetos. Além disso, existe premiação com presentes, brindes e jantares. Esta iniciativa promove nesta empresa um índice de satisfação do colaborador em cerca de 90%.

Recomenda-se que a Super Insumo estruture um programa similar a este e que faça uma pesquisa de engajamento interno antes e após a implementação deste programa, para que assim consiga atingir níveis elevados de engajamento dos seus colaboradores. Além disso, existe um programa de remuneração variável para seus funcionários baseados em metas individuais, essas metas e objetivos são acompanhados mensalmente em reunião de equipe, onde também é passado aos colaboradores o cenário de mercado em que a empresa está inserida. Dessa forma, os colaboradores sentem-se importantes para a companhia e corrobora o fato de que o seu trabalho é importante para a empresa.

No que tange a resolução dos problemas operacionais encontrados pela direção, se faz necessário o detalhamento do problema e a identificação da causa raiz, para que seja estabelecido ações para mitigar e resolver os problemas de forma definitiva. Uma ferramenta muito conhecida para identificação da causa raiz é chamada Diagrama de Ishikawa ou 6M. Essa metodologia ajuda a encontrar a causa raiz analisando seis categorias: i) Método; ii) Máquina; iii) Mão de obra; iv) Matéria prima; v) Medição e vi) Meio ambiente. Na sequência serão apresentados a ferramenta para cada um dos seguintes problemas:

a) Insumos fora de especificação

[pic 1]

b) Falta de conformidade na coleta de lixo industrial

[pic 2]

c) Necessidade de implementação de um plano de auditoria interna

[pic 3]

d) Metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada

[pic 4]

e) Devolução de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas

[pic 5]

f) Funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores

[pic 6]

g) Problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

[pic 7]

Com base nos diagramas construídos é possível o estabelecimento de um plano de ação específico para cada causa identificada. Importante salientar que essa ferramenta deve ser aliada com o cliclo PDCA para ser executado e feito a verificação da eficácia. Este é um ciclo vivo e deve ser revisitado e modificado a cada vez que o ciclo for girado.

Com base no diagrama de ishikawa para resolução do problema de extravio de mercadorias (g), construiu-se um plano de ação, com a utilização da ferramenta 5W2H, com definição de responsáveis, prazo, objetivos e recursos.

[pic 8]

O Seis Sigma é um sistema bastante abrangente que tem por objetivo principal diminuir a variabilidade do processo e produção de produtos fora da especificação de qualidade. Este sistema é dirigido por um entendimento das necessidades do cliente, uso de fatos, dados e análises estatísticas. O objetivo ideal é corrigir um processo para que ele seja 99,9997% livre de defeitos, em outras palavras admite-se apenas a produção de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Os projetos Seis Sigmas são construídos em uma estrutura DMAIC de 5 fases: Definir, Medir, Analisar, Melhoras e Controlar. Cada uma dessas fases contém um conjunto de ferramentas e de técnicas que permitem solucionar problemas através de processos de melhoria do início ao fim.

Para a Super Insumos, pode-se aplicar a ferramenta DMAIC para vários dos problemas levantados pela direção, porém seria interessante iniciar com os problemas que estão impactando diretamente na qualidade do produto e exposição aos clientes: devolução de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas e insumos fora de especificação.

Considerações finais

Através deste relatório, foi apresentado um plano robusto para melhorar o sistema de gestão de qualidade e processos na empresa Super Insumos, de maneira que consiga atender às demandas de seu novo cliente Mega Aço.

A Super Insumo apresentou um potencial grande em alavancar seus resultados, visto que a alta direção enxerga oportunidades e patrocina a mudança de cultura dentro da companhia.

Para que se tenha sucesso, é extremamente importante que se execute as ações listadas neste relatório e que se utilize as ferramentas utilizadas para identificação das falhas e causa raíz. A qualidade total é um processo contínuo e deve ser também repetitivo. Envolvendo as pessoas nas resoluções dos problemas e engajando os trabalhadores em busca da melhoria contínua será possível alavancar os resultados e garantir a satisfação dos clientes.

Referências bibliográficas

SANTOS, Virgilio Marques dos. O que é Qualidade Total? Qual é a sua importância? Disponível em: https://www.fm2s.com.br/qualidade-total/. Acesso em: 21 maio 2021.

CARLOS JUNIOR,. Ciclo PDCA: uma ferramenta imprescindível ao gerente de projetos! Disponível em: https://www.projectbuilder.com.br/blog/ciclo-pdca-uma-ferramenta-imprescindivel-ao-gerente-de-projetos/. Acesso em: 21 maio 2021.

DESCONHECIDO. Uma espiada na grama do vizinho, ou: como fazer benchmarking. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/benchmarking/. Acesso em: 21 maio 2021.

COUTINHO, Thiago. Veja como identificar problemas com Diagrama de Ishikawa! Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/diagrama-de-ishikawa. Acesso em: 21 maio 2021.

COUTINHO, Thiago. O que é 5W2H e como ajuda a tirar seus planos do papel! Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-5w2h. Acesso em: 22 maio 2021.

COUTINHO, Thiago. Aprenda como a Metodologia Seis Sigma impulsiona a melhoria nos resultados das empresas. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodologia-seis-sigma. Acesso em: 22 maio 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (495.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com