TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO OUTSOURCING PARA GESTÃO DE TI UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE TI TERAWARE

Por:   •  12/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

RODRIGO SILVA DE MENEZES

A IMPORTÂNCIA DO OUTSOURCING PARA GESTÃO DE TI

UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE TI TERAWARE

Palhoça

2012


RODRIGO SILVA DE MENEZES

A IMPORTÂNCIA DO OUTSOURCING PARA GESTÃO DE TI

UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE TI TERAWARE

Relatório apresentado ao Curso (Gestão em Tecnologia da Informação), da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

.

Orientador: Professor Horácio Dutra Melo, Msc

Palhoça

2012


RODRIGO SILVA DE MENEZES

A IMPORTÂNCIA DO OUTSOURCING PARA GESTÃO DE TI

UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE TI TERAWARE

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão em Tecnologia da Informação e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Tecnologia da Informação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 09 de março de 2012.

Prof.  e orientador Horácio Dutra Melo, Msc.

Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer a minha família que sempre me incentivou a prosseguir nos estudos, aos professores que me apoiaram nesta empreitada, a força despendida pelos amigos e também a empresa em que trabalho que proporcionou o financiamento deste curso.

Para finalizar, agradeço a mim mesmo por ter tido juízo e persistência para a conclusão desta meta.


RESUMO

Este estudo de caso tem como intuito identificar os benefícios que a prática de outsourcing e terceirização de serviços de Tecnologia da Informação podem agregar nas pequenas, médias e grandes empresas. A empresa TERAWARE foi utilizada como fonte de estudo para esta pesquisa, desde o processo de aquisição, passando pela implantação e avaliação dos resultados obtidos. O alinhamento estratégico da utilização da Tecnologia da Informação, visando à continuidade dos negócios da organização em face da concorrência. Hoje em dia, o foco das empresas é a redução de custos e agilidade nos processos, desta forma, ocorre uma busca por projetos que possam estruturar melhor a empresa, de maneira que, seja possível agregar maior valor ao negócio. A terceirização de certos setores da empresa ocasiona uma maior disponibilidade para atividades específicas do negócio, trazendo assim, um maior controle e eficácia nas atividades prioritárias, como por exemplo, o desenvolvimento de software na empresa TERAWARE.

Palavras-chave: Outsourcing; Terceirização; Tecnologia da Informação;


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        x

2 TEMA        x

3 OBJETIVOS        x

3.1 OBJETIVO GERAL        x

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        x

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        x

4.1 CAMPOS DE ESTUDO        x

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        x

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA        x

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA        x

6.1 Proposta de melhoria para a realidade estudada        x

6.2 Resultados esperados        x

6.3 Viabilidade da proposta        x

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        x

REFERÊNCIAS        x


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é verificar os principais efeitos e benefícios da implantação de uma infraestrutura de TI terceirizada. Parte-se do pressuposto que tal prática de outsourcing pode trazer muitos ganhos a pequenas, médias e grandes empresas, causando efeitos positivos a curto, médio e longo prazo.

        A prática de outsourcing na área de TI vem crescendo muito com os avanços tecnológicos e com a rápida obsolescência dos equipamentos destinados para este fim. Com isso, a terceirização de equipamentos de informática se torna um mercado promissor, trazendo muitos ganhos para as organizações, independentemente do mercado em que atuem.

Conforme pesquisas de mercado, entre os principais motivos pela escolha na decisão pelo outsourcing, tem sido o foco pela redução de custos, aceleração dos processos, ganho de competitividade, produtividade, foco de atuação, aumento de agilidade e lucratividade.

Este estudo de caso visa exemplificar essas novas práticas de mercado, baseado em cima de uma empresa em fase expansão, que contemplará suas etapas de implementação até seus benefícios. Foi levantado ainda um exemplo de viabilidade de aquisição para outras empresas que resolvam optar por este modelo de terceirização.

  1. TEMA

O papel da área de TI para empresas tornou-se indispensável para o bom seguimento dos negócios, uma das principais atividades da gestão de tecnologia da informação está relacionada com a instalação e suporte à infraestrutura da organização. Segundo Laudon e Laudon (2007), serviços de manutenção das plataformas computacionais correspondem aos serviços os quais garantem que os diversos dispositivos computacionais de propriedade da organização, desde computadores de grande porte a laptops e notebooks, sejam mantidos em pleno funcionamento.

O desenfreado crescimento tecnológico e a rápida defasagem de equipamentos caríssimos têm levado muitas empresas a repensar o seu processo em relação ao parque de máquinas da organização. Com isso, surge a ideia de implantação do outsourcing, uma prática que vem crescendo muito em empresas brasileiras, sendo que, há tempos as grandes organizações já vêm adotando a terceirização na área de TI, pois realiza a substituição, manutenção e suporte no que diz respeito à infraestrutura, principalmente, em relação ao conjunto de servidores, desktops, notebooks e impressoras, de certa forma, este fenômeno de ponto informatizado se mostra vantajoso em diversos aspectos. Conforme pesquisa (DCI, 2011), os principais objetivos na decisão pelo outsourcing tem sido o foco por redução de custos, aporte de novas habilidades, aceleração dos processos, ganho de competitividade, produtividade, foco de atuação, aumento de agilidade e lucratividade até a busca por melhores níveis de serviço, considerando a utilização de fornecedores cujo core business é a experiência desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com