TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COM ÉTICA E LEGISLAÇÃO

Por:   •  17/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP EaD – UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso Superior de Tecnologia – Segurança da Informação

PESQUISA SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COM ÉTICA E LEGISLAÇÃO

SANTA FÉ DO SUL/SP

2020

UNIP EaD – UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso Superior de Tecnologia – Segurança da Informação

PESQUISA SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COM ÉTICA E LEGISLAÇÃO

Nome dos Alunos: José Roberto da Silva Morais dos Santos

RA: 2053737

Elias Ribeiro de Souza

RA: 2020239

Renato Oliveira

RA: 2017989

Curso: CST Segurança da Informação

Semestre: Segundo Semestre

Orientador: Ricardo Sewaybriker

      SANTA FÉ DO SUL/SP

2020

RESUMO

O objetivo deste projeto integrado multidisciplinar é a implementação de uma pesquisa de sistema de informação, mediante caso de estudo sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, trata-se de um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileira que são consideradas baixa renda, e que deve ser utilizado para a seleção de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Pretende-se com essa pesquisa, expor quais são os dados coletados das famílias que estão no Cadastro Único e em seguida fazer uma breve exposição de alguns indicadores da Base de Dados do Município, a fim de evidenciar que o Cadastro Único possui um potencial para a geração de informação estratégica para elaboração de políticas públicas. Além disso, apresentaremos alguns exemplos de políticas públicas no âmbito estadual e municipal que utilizam as informações do Cadastro Único para selecionar o público alvo a ser atendido, evidenciando a importância que esse instrumento possui e a implementação do projeto consiga superar problemas comuns em projetos desta natureza e magnitude.  Usando as disciplinas: Sistema de informação, ética e legislação profissional e utilizando a melhor metodologia cientifica como apoio foi possível criar um projeto integrado, seguro, moderno e otimizado alinhado com as melhores práticas e condições éticas para atendimento do público em geral.  

Palavras-chave: Cadastro Único, Sistemas da informação, Ética e legislação profissional, Metodologia Cientifica.

ABSTRACT

The objective of this integrated multidisciplinary project is the implementation of an information system research, through a case study on the Federal Government's Unique Registry for Social Programs - CadÚnico, it is an instrument for the identification and socioeconomic characterization of Brazilian families who are considered low income, and that should be used to select beneficiaries of the Federal Government's social programs. The aim of this research is to expose what data are collected from the families that are in the Single Registry and then make a brief presentation of some indicators from the Municipality Database, in order to show that the Single Registry has a potential for generation of strategic information for the elaboration of public policies. In addition, we will present some examples of public policies at the state and municipal levels that use the information from the Single Registry to select the target audience to be served, highlighting the importance that this instrument has and the implementation of the project can overcome common problems in projects of this nature and magnitude. Using the disciplines: Information system, ethics and professional legislation and using the best scientific methodology as support, it was possible to create an integrated, safe, modern and optimized project aligned with the best practices and ethical conditions for serving the general public.

Keywords: Single Registration, Information systems, ethics and professional legislation, Scientific Methodology.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 CADASTRO ÚNICO        7

2.1 O que é e como funciona        7

2.2 Definições e aplicações éticas com conformidade na legislação        13

2.3 Melhorias para o Sistema        15

3 CONCLUSÃO        18

4 REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar realizado bimestralmente possibilita ao aluno colocar em pratica as teorias por ele cursada, este visa desenvolver o estudo de caso onde será realizado um estudo sobre o programa de cadastro único federal, colocando o aluno como consultor. Com o objetivo de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas nas disciplinas de Sistema de Informação, Ética e Legislação e Metodologia Cientifica.

Neste trabalho utilizaremos os conhecimentos e consultas através da matéria de Sistemas de Informação onde o aluno devera criar um sistema que atenda a esse público, explicando também seu funcionamento para melhoria dos serviços prestados. Por fim, tendo como base a Ética e legislação, o aluno deve dizer de forma clara os pontos onde como são usados os dados do cadastro único e sua opinião de melhorias e a melhor utilização dos conceitos éticos através da legislação atualmente exercida no governo federal e se não bem utilizada como ela interfere no contexto geral se não for bem elaborada.

Assim permitindo desenvolver a capacidade de identificar necessidades e abordar soluções com base em dados analisados, argumentar e discutir as técnicas e éticas adotadas em sistemas de informação através da regulamentação com base na legislação e fomentar o hábito de executar projetos. Este tipo de trabalho oferece a possibilidade de desenvolver várias capacidades relacionadas a práticas adotadas atualmente e como podemos melhora-las, além de relacionar os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula com informações reais retiradas de materiais científicos previamente publicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (466.5 Kb)   docx (320.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com