TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atividade consiste na elaboração de um mapa conceitual sobre Lógica Proposicional.

Por:   •  31/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  10.673 Palavras (43 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 43

A atividade consiste na elaboração de um mapa conceitual sobre Lógica Proposicional

ORIENTAÇÕES

1 - Mapa conceitual 

Pesquise em livros, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses sobre Lógica Proposicional. Após a seleção e leitura do material, elabore um mapa conceitual contemplando as seguintes informações:

a) conceito de lógica proposicional;

b) linguagem usada na lógica proposicional;

c) conceito de tabela verdade;

d) formas de cálculo de uma tabela verdade,

e) três exemplos de exercícios com tabelas verdade (procure com resolução).  

Mapa conceitual é um instrumento que usamos para organizar e representar conhecimento de forma gráfica. Essa ferramenta permite fazer relações e destacar conceitos chaves, além de reforçar a compreensão do assunto estudado. Embora exista uma semelhança com mapa mental, não é a mesma coisa!

O mapa conceitual, quando pronto, deverá ser postado no AVA (arquivo PDF) no item Entrega de atividade. 

Indique no mapa: nome completo, curso, disciplina e matrícula. 

Conceito de mapa conceitual

Um mapa conceitual é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos (também chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas ou setas (também chamados de arcos). Essas linhas são rotuladas com palavras e frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os conceitos.

Principais características de mapas conceituais

Os mapas conceituais também são chamados de diagramas conceituais. Embora outros tipos de diagramas possam parecer semelhantes, os mapas conceituais têm características específicas que os diferenciam de outras ferramentas visuais.

Conceitos

Os conceitos são definidos como "regularidades ou padrões percebidos em eventos ou objetos, ou registros de eventos ou objetos, designados por um rótulo" e são representados como formas no diagrama.

Palavras/frases de ligação

Palavras ou frases de ligação estão localizadas nas linhas que conectam objetos em um mapa conceitual, e essas palavras descrevem a relação entre dois conceitos. Elas são tão concisas quanto possível e normalmente contêm um verbo. Exemplos incluem "causas", " "inclui" e "requer".

Estrutura proposicional

As proposições são declarações significativas constituídas por dois ou mais conceitos relacionados com palavras de ligação. Estas declarações também são conhecidas como unidades semânticas ou unidades de significado. Conceitos e proposições são a base para a criação de novos conhecimentos em um domínio. Essencialmente, um mapa conceitual transmite visualmente um conjunto de proposições sobre um determinado tópico.

Estrutura hierárquica

Um elemento-chave do mapa conceitual é sua estrutura hierárquica. Os conceitos mais gerais e inclusivos estão posicionados no topo de um mapa conceitual com os conceitos mais específicos e exclusivos organizados hierarquicamente abaixo. Como tal, um mapa conceitual é projetado para ler de cima para baixo.

Questão central

Uma questão central define a questão ou o problema que o mapa conceitual precisa resolver. Desenvolver uma questão central permite que você tenha um contexto em mente e, assim, ajude a orientar e a manter a direção do mapa conceitual. Dentro da estrutura hierárquica, a questão central deve estar no topo do mapa conceitual e servir como um ponto de referência.

Estacionamento

Antes de iniciar o mapa conceitual, pode ser útil elaborar uma lista que identifique os conceitos-chave que precisam ser incluídos. Estabeleça uma lista ordenada do conceito mais geral ao mais específico. Esta lista é chamada de estacionamento, pois você moverá os itens para o mapa à medida que descobrir onde eles se encaixam.  

Links cruzados

Os links cruzados são relações entre conceitos em diferentes domínios do mapa conceitual, permitindo que você visualize como as ideias dentro destes diferentes domínios estão interligadas. Tanto os links cruzados quanto a estrutura hierárquica facilitam o pensamento criativo, e os links cruzados muitas vezes indicam momentos de criatividade.

Para que serve um mapa conceitual?

O cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que processa texto. Concebido como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento, o mapeamento de conceitos pode ajudar você a visualizar as relações entre vários conceitos e testar sua compreensão de assuntos complexos. Pensar e representar visualmente as relações entre as ideias cria conexões mentais que permitem uma melhor retenção do conhecimento. Este diagrama é uma forma popular de captar a compreensão de um tópico para o trabalho, escola ou estudo pessoal. É usado com mais frequência em ambientes acadêmicos, mas o processo pode ser facilmente aplicado a outros campos.

O mapeamento de conceitos oferece benefícios para qualquer processo de aprendizado:

  • Facilita a compreensão com seu formato visual
  • Sintetiza informações, integrando conceitos novos e antigos para melhor compreender a ideia geral
  • Incentiva discussões e pensamentos de alto nível
  • Fomenta a descoberta de novos conceitos e suas conexões
  • Oferece uma comunicação clara de ideias complexas
  • Promove o aprendizado colaborativo
  • Difunde a criatividade
  • Demonstra o seu conhecimento atual para avaliar a compreensão
  • Identifica áreas que precisam de mais conhecimento ou análise

Quando fazer um mapa conceitual

Os mapas conceituais são uma ferramenta de aprendizagem ideal para estudantes e educadores, independentemente de os contribuintes estarem matriculados na escola, ensinando ou tutorando uma disciplina, ou desenvolvendo novas habilidades por conta própria. O processo de conectar ideias em um espaço tangível pode solidificar seu conhecimento tópico, bem como esclarecer quais áreas precisam de um pouco mais de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com