TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Computadores

Por:   •  13/9/2015  •  Artigo  •  7.520 Palavras (31 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 31

Aula-tema 01: Estrutura e Funcionamento da CPU: introdução

Antes de começarmos a estudar a CPU, é interessante entendermos alguns conceitos simples. O conjunto de hardware e software forma o considerado sistema de computação, para executarmos um processamento. É interessante saber as diferenças entre o hardware e o software. O hardware é o equipamento físico, representado no computador por suas partes magnéticas, ópticas, mecânicas e eletrônicas. Ele é formado por: unidade central de processamento, memória e dispositivos de entrada/saída de dados. O software é o conjunto de instruções capaz de fazer com que o computador processe cada dado, resultando no objetivo. De forma geral, dizemos que o equipamento (hardware) é útil desde que seu software seja satisfatório. 

Os computadores mais comuns foram baseados no conceito de programa armazenado, de Von-Neumann. Esta arquitetura foi proposta em 1945, e tem por elementos principais: memória, unidade aritmética lógica, registradores, unidade central de processadores, unidade de controle e dados de entrada. Tal arquitetura dá a possibilidade de uma máquina digital guardar programas e dados no mesmo espaço, ou seja, mesmo barramento para os dados e para as instruções.

Quanto à sua evolução, podemos considerar o primeiro microprocessador comercial foi o 4004, desenvolvido pela Intel em 1971, exclusivo com circuito programável, com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740Khz e aproximadamente 2300 transistores. Após isso, veio o 8008, com 8 bits e, logo em seguida, o 8085. Esse modelo serviu de base para os primeiros microcomputadores pessoais de 1970. 

Em 1981, a IBM entrou no mercado de computadores pessoais, com o IBM-PC, utilizando microprocessadores de 16 bits, o 8088. A Apple, com o Macintosh fazia uso de processadores da Motorola, os 68000, com 32 bits. Como a Intel se difundiu, lançaram os processadores da família 80X86, em seguida os processadores Pentium e ainda temos os processadores Dual Core. A AMD, como concorrente direta da Intel, iniciou os microprocessadores da linha x86 e, posteriormente, passou a focar em seus próprios microprocessadores: K6, Athlon, Duron, Turion, Sempron, entre outros. Fora da disputa entre Intel e AMD, a IBM comercializava a linha PowerPC, que era usada principalmente pela Apple.

A CPU (do inglês Central Process Unit) é a unidade central de processamento do computador, muito conhecida como cérebro do computador justamente por  todos os cálculos e trocas  de dados que acontecem nela. É um conjunto de peças responsável pelo funcionamento do computador, sendo composta pela unidade de aritmética e lógica, unidade de controle e registradores. Sua função é basicamente executar programas armazenados na memória buscando as instruções, examinando-as e executando-as uma após a outra. Os componentes da CPU são:

  • Unidade de controle: responsável por buscar instruções na memória determinando seu tipo;
  • Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU): circuito digital que executa operações lógicas e aritméticas;
  • Registradores: pequenas memórias para armazenamento temporário, controlando informações.

Tais componentes são ligados por barramentos, que permitem a comunicação de dispositivos internos e externos.

Quanto à organização dos processadores, a CPU é responsável por:

  • Buscar a instrução: ler a instrução da memória;
  • Interpretar a instrução: decodificar e escolher a ação correta;
  • Buscar dados: executar uma instrução lógica ou aritmética;
  • Escrever os dados na memória ou em algum dispositivo de entrada e saída.

Um exemplo claro do ciclo de instruções pode ser:

  1. Trazer a instrução da memória para o registrador;
  2. O contador é alterado, a fim de indicar a próxima instrução;
  3. Determinar o tipo de instrução;
  4. Executar a instrução;
  5. Armazenar o resultado e;
  6. Voltar para o primeiro passo, mas com a próxima instrução.

Quanto à organização dos registradores, podemos dizer que se dividem em:

Conceitos Fundamentais

Ciclo de instrução – Conjunto de etapas que foram programadas na Unidade de Controle, acessando a memória principal para buscar uma instrução, interpretá-la e executá-la.

CPU (Computer Processing Unit Conhecido também como processador, é o componente do computador capaz de entender e realizar uma operação definida por uma instrução da máquina.

Barramento – Elemento responsável pela comunicação dos dispositivos internos do computador. Usualmente constituído por linhas de transmissão por onde  sinais elétricos transitam entre os componentes do sistema.

Dispositivo de entrada e saída – Também chamado de periférico, responsável pela interação entre dispositivos e também pela interação homem-máquina, tornando possível a entrada e saída de dados.

Memória principal – Tipo de memória para armazenamento de instruções e dados a serem usados (ou em uso) pela CPU.

Referências

MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2007, v.1.

HENNESSY, J. L.. Arquitetura de Computadores: Uma Abordagem Quantitativa. 4ª ed. São Paulo: Campus - Elsevier, 2009.

WEBER, R. F. Arquitetura de Computadores Pessoais. 2ª ed. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2008.


Aula-tema 02: Estrutura e Funcionamento da CPU: conjuntos e ciclos de instruções

Nessa aula-tema, trataremos da classificação de dados, segundo o aspecto do armazenamento. Basicamente, um computador processa, armazena, transfere e controla os dados. Para obter êxito nessas funções, é necessário que o computador execute os programas, ou seja, instruções.  Os computadores mais comuns foram baseados no conceito de programa armazenado, de Von-Neuman. As instruções do programa e os dados ficam armazenados em uma memória, de forma que a alteração de um programa consiste na alteração de um endereço de memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (273.7 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com