TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.532 Palavras (23 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ORIENTADOR: PROF. HUMBERTO BACHEGA PINHEIRO

CAMPINAS, SP 2018.


[pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA

ORIENTADOR:

Trabalho executado com objetivo de obtenção de nota do sexto semestre no módulo de Atividades Supervisionadas.

CAMPINAS, SP 2018


Sumário

OBJETIVO        4

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS        7
  1. IMPRESSÃO DIGITAL        9
  2. GEOMETRIA DA MÃO        10
  3. BIOMETRIA FACIAL        10
  4. BIOMETRIA PELA RETINA        11
  5. BIOMETRIA PELA ÍRIS        11
  6. RECONHECIMENTO DE VOZ        12
  7. PADRÃO DAS VEIAS        12
  1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO        13
  2. PROJETO        18

BIBLIOGRAFIAS        23


OBJETIVO

Paralelamente ao constante aumento das Tecnologias da Informação e do uso dos Sistemas Computacionais para troca de informações entre pessoas e organizações, surgem problemas relacionados à segurança, em particular, a questão de autenticação do utilizador. É importante ressaltar que toda informação que trafega na internet é suscetível a interceptação, o acesso não autorizado a estes dados podem gerar um enorme prejuízo ao proprietário dos mesmos.

Tendo em vista os fatos citados acima e o valor da informação nos dias atuais, os sistemas computacionais visando acompanhar a demanda do mercado por maior segurança, passaram a desenvolver novas técnicas de autenticação, tendo por objetivo controlar o acesso de pessoas a um determinado local que exige um alto nível de segurança.

No presente trabalho descreve-se uma das técnicas utilizadas na autenticação, a biometria, como forma de aumentar a qualidade da autenticação. Nesse sentido, será feita uma explanação sobre o assunto levando em consideração vantagens, desvantagens e limitações das principais tecnologias desenvolvidas

Finalmente, será feita a análise e apresentação do projeto prático o qual compõe o trabalho, abordando temas quanto ao desenvolvimento do sistema e escopo do projeto, que explora o uso das técnicas de biometria.


  1. INTRODUÇÃO

Controlar o acesso a sistemas computacionais torna-se cada vez mais importante nos dias de hoje, e o mecanismo mais conhecido e usual para garantir segurança em sistemas de informação é através da autenticação do usuário por uma senha. Porem este tipo de mecanismo é frágil pois existem usuários descuidados que comprometem a segurança quando se utilizam de senhas simples ou de contexto normalmente familiar, como por exemplo uma data de nascimento. Por outro lado, o custo e a simplicidade, deste tipo de mecanismo clássico de segurança justifica sua adoção, e em várias situações permanece como mecanismo principal ao lado de outras políticas dê segurança.

Um dos problemas dos métodos tradicionais é a transmissibilidade do das senhas que, como qualquer outro, pode ser cedido (voluntariamente ou não) por quem o conheça a terceiros. Outro problema deste método é a necessidade de armazenamento ou memorização do segredo. Quando o segredo é armazenado, naturalmente herdamos o conjunto de vulnerabilidades que o(s) sistema(s) de armazenamento evidencia(m). Quando o segredo é memorizado pode ser esquecido, o que normalmente leva à escolha de segredos simples, que facilitem a respectiva memorização.

Assim, existe a necessidade de complementar os métodos existentes de autenticação com um local de armazenamento seguro e um fator inerente ao sujeito autenticado. É assim que surgem no contexto da autenticação, autenticação biométrica.

O termo biometria é a junção de duas palavras gregas bio(vida) e metria(medida), assim logo podemos assimilar identificações biológicas com medidas que podem ser utilizadas para o reconhecimento unicamente de uma pessoa, sendo um dos métodos mais seguros de identificação, sistemas de biometria realizaram um grande avanço nas últimas décadas, com seu surgimento há milhares de anos atrás onde artesãos marcavam seus produtos com a própria digital, documentos importantes eram autenticados com digital e assinatura para validação, comerciantes eram identificados pela altura, cor dos olhos e compleição, assim várias técnicas de biometria eram utilizadas sem nenhuma automação que existe nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (746.5 Kb)   docx (331.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com