TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das abordagens de processos de ensino com informática

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Características das abordagens de processos de ensino com informática

Abordagem Instrucionista

Abordagem Construcionista

- Conteúdo dividido em Submódulos;

- Responde questões ao final de cada módulo até obter a resposta correta;

- Informação direta, objetiva e linear;

- Educando recebe passivamente a informação;

- Ao instrutor não é necessário conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem, apenas sobre uso do equipamento;

- Computador como ferramenta para buscar informações;

- Educando elabora as informações utilizando o computador;

- Busca por informações de forma não linear;

- Ao Educador é necessário compreender o processo mental do educando;

Apresente qual abordagem você escolheria para a sua prática docente. Lembre-se de que estamos vivendo um processo de Inclusão Escolar, e que você poderá ter algum aluno com alguma deficiência ou Síndrome, como a Síndrome de Down, por exemplo.

Eu, particularmente sou mais adepto do uso da abordagem construcionista, onde o aluno, dado um desafio, usaria o computador e softwares para buscar sua resposta. Em níveis de ensino mais iniciais, provavelmente utilizaria jogos educativos, que geralmente possuem facilidade de uso e ao mesmo tempo, prendem a atenção do educando, que com o uso ainda aumentam a interação com a máquina, proporcionando sempre maior facilidade de uso. No nível médio ou até mesmo em séries do final do ensino fundamental II, provavelmente o computador já estaria sendo utilizando como ferramenta, na maioria das vezes por parte dos alunos, para busca e produção de trabalhos de pesquisa. Outra possibilidade interessante seria a utilização de softwares de resolução de problemas lógicos, onde proposto um desafio, o aluno deve buscar por um meio de um encadeamento de comandos, uma solução para o problema proposto. De qualquer maneira, a presença de um aluno com necessidades especiais demanda um trabalho específico para ele, uma tutoria e auxílio maior por parte do docente, além de em alguns casos softwares específicos para leitura da tela ou mesmo periféricos que permitirão o mesmo manusear o computador.

Como devemos escolher um software educacional para ser utilizado com foco na abordagem instrucionista ou construcionista. Busque um software educacional que poderá contribuir no processo de escolarização de alunos com alguma deficiência ou Síndrome.

A busca por um software instucionista deve ser baseada em quão bem ele passa as informações ao aluno, pois sendo um processo automatizado de ensino, as informações devem ser passadas da forma mais clara possível, e possuir um processo de avaliação e testes condizente com o ensinado e bastante claro. Uma interface intuitiva também é um bom adendo a estes softwares, visto que alguns alunos podem não tem facilidade de uso, mas o educador/instrutor deve auxiliá-los no processo de uso. Já na escolha de um software construcionista, as opções são inúmeras, e provavelmente você deve basear a sua escolha tentando compatibilizar a mesma com o previsto no seu plano de aula, ou até mesmo plano de curso, caso o uso do software vá se estender por várias aulas. Então ficamos com opções de softwares de texto, para produção de pesquisas, softwares de simulação, lógica, jogos educativos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com