TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  15.798 Palavras (64 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 64

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 5º SEMESTRE

 

[pic 1]

 

DISCIPLINA: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

 

 

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

 

 

PROFESSOR: MAYK F. CHOJI

 

 

NOME: IGOR AKIMITSU NISHIKAWA    | R.A: C4055E7

NOME: VINÍCIUS XAVIER PINATTI        | R.A: C44GDG4

NOME: WILLIAN TOMAZ DE LIMA | R.A: C394EA9 

 

 

ÍNDICE

[pic 2]

 

 

  1. Objetivo do trabalho .................................................................... 2

 

  1. Introdução .................................................................................... 3

 

  1. Fundamentos da comunicação de dados em rede .................... 5
  1. O que seria uma rede?
  2. Eficiência de uma rede 3.3         Elementos de um sistema básico de comunicação 3.4         Direção do fluxo de dados 3.5         Tipos de conexão 3.6         Java Sockets 3.7         Protocolo TCP 

 

  1. Plano de desenvolvimento .......................................................... 9

4.1         Escolha das ferramentas 4.2         Conceitos de desenvolvimento abordados 4.3         Divisão de etapas

4.3.1 Servidor 4.3.2 Cliente 4.3.3 Criptografia

        4.4         Conclusão

 

5. Estrutura do projeto ................................................................... 13

        5.1         Pacotes

        5.2         Como funciona?

 

  1. Relatório com linhas de código ................................................ 16

 

  1. Demonstração da aplicação em funcionamento ..................... 35

 

  1. Bibliografia ................................................................................. 38

 

         

 

1. OBJETIVO DO TRABALHO

[pic 3]

 

O objetivo do trabalho é aprendizagem e compreensão do funcionamento da troca de informações em rede através da linguagem de programação Java com utilização de interface gráficas juntamente com vários conceitos como JAVA Sockets por exemplo, assim desenvolvendo uma ferramenta para estabelecer comunicação em rede.

A ferramenta em questão é o chat, onde é possível que dois ou mais usuários se comuniquem trocando mensagens entre si (privado) através da rede local, e também através do servidor onde a mensagem vai do usuário conectado para o servidor e depois para um contato ou grupo no qual ele pertence.  


2. INTRODUÇÃO

[pic 4]

 

Para o cumprimento do objetivo do trabalho, foi repassado a tarefa de desenvolver uma ferramenta para comunicação em rede.

Não se pode ignorar que nos dias atuais a área de rede na informática está presente na vida de diversas pessoas. Desde o momento em que é são utilizados smartphones, Smart TV’s, computadores, etc, pode ser visto o quanto a internet e a necessidade de estar “conectado” se tornou rotineira. E como internet e rede sempre andarão de mãos dadas (já que a internet é um exemplo de rede), adquirir o conhecimento nessa área que está sempre em constante crescimento e evolução sempre se tornou valioso. Por esse motivo houve a solicitação da criação dessa aplicação.

Existem várias ferramentas que utilizam a comunicação em rede que poderiam ter sido solicitadas, mas no caso foi pedido a criação de um chat para comunicação entre usuários.

O desenvolvimento de um chat não se torna tão complexo quando há o conhecimento das ferramentas que a linguagem de programação utilizada oferece para o controle do fluxo de dados na rede (no caso o JAVA Sockets). É uma simples combinação de onde os dados saem, para onde vão e como serão recebidos.

Os requisitos para aplicação foram: permitir a troca de mensagens entre pessoas escolhendo o contato para quem se desejar enviar e a possibilidade de envio para grupos, sendo que todos os participantes recebem a mensagem.

Além dos requisitos citados, há mais um que ficou a escolha dos desenvolvedores: adicionar a opção de adicionar contatos e grupos além da possibilidade de bloquear os mesmos ou adicionar a criptografia na troca das mensagens. Neste projeto foi escolhido a utilização da criptografia até porque já foi um conceito visto anteriormente em outros trabalhos práticos. Ela tem por objetivo dificultar a interpretação de qualquer dado que possa ter sido capturado e assim garantir que apenas as duas pontas (de envio e recebimento) tenham acesso a informação de maneira legível, íntegra e confidencial.

Para o funcionamento não foi especificado qual seria o meio de transmissão (por cabo ou sem fio) então por questões de facilidade utilizamos uma rede cabeada com computadores interligados. Porém isso não invalida a utilização da aplicação em máquinas conectadas por rede sem fio, desde que sejam feitas as devidas alterações nos equipamentos que disponibilizam o sinal.

A aplicação não se deteve impecável em relação a pequenos erros, entretanto nada que comprometa de forma drástica a utilização do usuário já que a sua finalidade é exclusiva de fins didáticos.

         


3. FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE  

[pic 5]

 

3.1 O QUE SERIA UMA REDE?

De uma maneira bem genérica, rede em informática se refere a um conjunto de máquinas que trocam dados e partilham recursos através de um sub sistema de comunicação. No caso da aplicação, a rede é constituída por diversas máquinas (clientes) conectados através de uma principal (servidor) com o objetivo de trocar mensagens.

 

3.2 EFICIÊNCIA DE UMA REDE

A eficiência de um sistema de comunicação de dados depende fundamentalmente de três características:  

Entrega (delivery): o sistema deve entregar os dados ao destino correto. Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou usuário de destino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (654.4 Kb)   docx (463.4 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com