TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.510 Palavras (27 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1] 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

São Paulo - SP

2017

Davide Fidelix Santacroce – C571FE-8

Igor Takashi Hondo – C634BD-2

Matheus Alves de Oliveira – C67428-1

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação da disciplina APS do curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista – UNIP.

São Paulo – SP

2017


Sumário

1 OBJETIVO        4

2 INTRODUÇÃO        6

3 FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE        8

4 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO        17

5 PROJETO        18

5.1 IDE Utilizada        19

5.2 Pacote Swing        20

5.3 Biblioteca Java.io        

5.4 Biblioteca Java.net        20

5.5 Classe Servidor.java        1

5.6 Classe Cliente.java        22

6 RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA        24

7 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO        1

8 BIBLIOGRAFIA        33

9 FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS        36



1 OBJETIVO

As tecnologias passaram por grandes evoluções ao longo dos anos, mas o auge dessa evolução no sistema computacional ocorreu na década de 90, devido a criação da World Wide Web (WWW) e conforme a grande popularização da internet pelo mundo ajudou ainda mais esse crescimento num período tão pequeno.  Nessa era digital em que vivemos, as novas tecnologias nos enriquecem em muitos fatores, como no desenvolvimento, paraticidade, diversidade, versatilidade, e veio para revolucionar diversas questões como a cultura, escolas, empresas tanto de pequeno porte quanto de grande porte, meio sociais. Dessa forma, tornou a vida das pessoas mais prática, rápida e eficiente, e esse número tende a crescer ainda mais com o passar do tempo, se tornando indispensáveis com todo esse avanço.

A tecnologia em redes pode ser considerada uma enorme árvore que possui uma raiz e vários ramos distribuídos através de um grafo, isto é, o nó denominado raiz numa rede de computadores é chamado de servidor. O servidor é responsável por armazenar todos os dados dessa rede, e fazer com que essa distribuição aos demais ramos dessa árvore aconteça de uma maneira rápida e eficaz, com os devidos protocolos de distribuição e topologias. Já os ramos dessa árvore são denominados máquinas clientes, que tem a função de acessar esses arquivos, podendo ou não alterá-los, apaga-los ou simplesmente ler esses arquivos, podendo trocar entre os demais clientes, tudo isso distribuído em uma topologia de redes escolhidos previamente. Como por exemplo, topologia de estrela, barramento, anel, e assim por diante.

 

Este projeto teve como objetivo desenvolver uma ferramenta em rede para comunicação, no caso, uma comunicação via mensagens instantâneas. Esse software foi desenvolvido na linguagem Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. Temos o maior exemplo desse tipo de comunicação, o pioneiro ICQ, que fez muito sucesso na década de 90, depois tendo a sua sequência espiritual o MSN, desenvolvido pela Microsoft que também fez muito sucesso nos anos 2000, que reuniu além de um convincente sistema de mensagens instantâneas, mas também diversas formas de comunicação, como conversas via webcam, chat com voz, etc.

Nos dias atuais, a internet é um meio de comunicação que tem grande número de utilizadores que procuram serviços de entretenimento, comunicação, ferramentas de desenvolvimento, de aprendizado e com o mercado de smartphones cada vez mais rentável, grandes empresas passaram a dar mais atenção para o mercado mobile, sendo assim, o aplicativo de maior sucesso comercial do gênero de mensagens instantâneas, sem dúvida é o WhatsApp, um dos que mais obtiveram lucro nos dias atuais, reunindo diversas opções de comunicação e características dos antigos softwares de comunicação, já obteve uma própria identidade.

Com isso a frase: “A internet é o maior conglomerado de redes de comunicação em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.” É a principal definição do que é uma grande rede invisível distribuída em todo mundo.


2 INTRODUÇÃO

A comunicação sempre foi uma necessidade legítima do homem¹. Podemos ver o mundo interligado em que vivemos atualmente como a tentativa do homem de suprir esta necessidade. Houve também o esforço por parte do homem de que essa comunicação não necessitasse da presença física dos mesmos em um único lugar.

Uma das primeiras tentativas de se obter uma comunicação mais eficiente em uma das primeiras civilizações registradas na história: os Sumérios. Os mesmos criaram um método de comunicação conhecido como escrita cuneiforme, onde um escriba era responsável por talhar em um bloco de argila uma série de simbolos, onde cada um deles representa uma idéia concreta ou abstrata.

Outra civilização antiga, a egípcia, utilizou-se de uma idéia de comunicação semelhante a dos sumérios, criando os famigerados hieroglifos. Até então esse tipo de comunicação era reservado aos escribas e sacerdotes daquela civilização, pessoas comuns daquela época não compreendiam o significado desses símbolos.

Porém em um determinado momento da história esses métodos tornaram-se ineficazes, pois havia a necessidade da democratização da compreensão da escrita e de que a mesma pudesse expressar fonemas do idioma falado. Temos então na Grécia antiga, a criação de símbolos que sozinhos não significavam muita coisa, porém em união com outros símbolos, formavam palavras completas e sentenças daquele idioma. Os dois primeiro simbolos daquela escrita são o Alfa (α) e o Beta (β). Surgiu então a base para o que conhecemos como Alfabeto, método de escrita utilizado até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (926.7 Kb)   docx (755.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com