TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.761 Palavras (28 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

VINICIUS SANTOS DE ANDRADE – RA C6662A0

LUCAS FERREIRA DO VALLE – RA C658081

GUILHERME NATALE FERREIRA SANTOS – RA C52AHC6

APS

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

SOROCABA – SP

2017

VINICIUS SANTOS DE ANDRADE – RA C6662A0

LUCAS FERREIRA DO VALLE – RA C658081

GUILHERME NATALE FERREIRA SANTOS – RA C52AHC6

APS

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Trabalho da APS referente ao 5º Semestre do curso de Ciência da Computação apresentado á Universidade Paulista – UNIP

SOROCABA – SP

2017

OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo reunir o conhecimento adquirido em aula em relação à organização e funcionamento de redes juntamente com o conhecimento obtido com a programação nos semestres anteriores, utilizando a IDE Microsoft Visual Studio para desenvolver uma aplicação em C# que faça a comunicação entre duas pessoas através do protocolo TCP/IP junto a derivados dos sockets de Berkeley.

O objetivo principal é possibilitar a comunicação entre as equipes de inspeção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para que o problema de poluição do Rio Tiete possa ser solucionado. Para isso desenvolvemos uma aplicação que serve como canal entre as equipes facilitando o envio e o recebimento de informações pertinentes para a solução do problema em questão.


SUMÁRIO

1.0 Introdução        6

2.0 Fundamentos da comunicação em rede        7

3.0 Plano de Desenvolvimento da aplicação        9

4.0 Projeto (estrutura) do programa        12

5.0 Relatório com linhas de código        14

6.0 Referências bibliográficas        27




1.0 Introdução

Esta introdução tem como objetivo a documentação de todo o processo de desenvolvimento do projeto de Atividades Praticas Supervisionadas que, no semestre solicitado, tem como tema o desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede.

Nosso grupo optou por um sistema de troca de mensagens.  Ao decorrer do trabalho será demonstrada a complexidade e normas lógicas por trás de um sistema de troca de mensagens interligado por uma rede local.

O desenvolvimento do projeto demandou conhecimentos em redes e na linguagem de programação escolhida (C#) e a utilização dos derivados dos sockets de Berkeley para realizar a comunicação de dados. A IDE Microsoft Visual Studio foi o software de desenvolvimento escolhido pelo grupo, devido a sua praticidade e a grande familiaridade que o grupo adquiriu devido às atividades de programação feitas nos semestres anteriores.

O projeto, toda a estrutura e módulos que foram utilizados para o desenvolvimento será explicada e exemplificada e por fim o trabalho também apresentará um relatório com as linhas de código do programa, fotos das telas de comunicação e dos componentes gráficos e lógicos utilizados.


2.0 Fundamentos da comunicação em rede

Com a crescente evolução da tecnologia da informação a comunicação entre empresas se tornou indispensável. Uma empresa conectada em rede pode se conectar com qualquer filial onde quer que ela esteja com uma velocidade e eficiência impressionantes, tudo isso graça aos sistemas de comunicação de dados em rede.

A eficiência de um sistema de comunicação de dados depende primordialmente dos conceitos de:

  • Entrega: os dados devem ser entregues pelo sistema ao destino correto. Os dados enviados pelo sistema devem ser lidos apenas pelo dispositivo ou usuário de destino.
  • Tempo de atraso: para o bom funcionamento de um sistema de comunicação, o tempo de atraso deve ser o menor possível. Os dados devem ser entregues em um temo predeterminado para que sejam lidos e entendidos, dados recebidos tardiamente se tornam pouco uteis, como no caso de vídeo conferencias.
  • Confiabilidade: o sistema, além de garantir a entrega dos dados deve também garantir que os dados sejam confiados, ou seja, que cheguem ao destino como mesmo conteúdo de quando foi enviado e também que não seja aberto ou lido de alguma forma no caminho.

Além das características descritas acima, é essencial o uso de componentes que são tomados como básicos para esse tipo de sistema, eles são:

  • Protocolo: ele apresenta um acordo entre os dispositivos que se comunicam. É responsável pelo gerenciamento do conjunto de regras que governa a comunicação de dados.
  • Mensagem: é a informação a ser transmitida, pode ser um texto, áudio, vídeo ou qual quer combinação das anteriores.
  • Transmissor: é basicamente quem envia a mensagem a ser recebida. Pode ser um computador, celular, uma câmera... Resumindo, qualquer dispositivo que esteja conectado em rede e tenha um meio de enviar os dados nela contidos.
  • Receptor: é o dispositivo responsável por receber a mensagem, como o item anterior pode ser qualquer dispositivo conectado em rede que possa se comunicar com outros dispositivos.
  • Meio: é o caminho físico percorrido pela mensagem enviada até o seu destino.

Além dos itens citados, temos também as diferentes maneiras com que os dispositivos em redes podem se comunicar uns com os outros. Ela pode ocorrer de três maneiras diferentes: simlex, half-dulex e full-dulex.

A comunicação em rede pode ter mais uma variável, o tipo de conexão. Elas podem ser: ponto-a-ponto e multi-ponto,

        


3.0 Plano de Desenvolvimento da aplicação

O sistema aqui apresentado e documentado foi escrito e produzido com o auxilio da IDE Microsoft Visual Studio e escrito exclusivamente na linguagem de programação C#, proposta para esse trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (269.7 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com