TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.977 Palavras (24 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA

Daiane Rosa Pereira – C48357-5
Samara Paula dos Santos - C7510F-4

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede.

Atividades Práticas Supervisionadas para o
5º Semestre do Curso Ciência Da Computação
apresentado a Disciplina:                                                                                         Redes de Computadores
da Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Gilberto

CAMPINAS, 2017[pic 2]

ÍNDICE

1- OBJETIVO        1

2- INTRODUÇÃO        2-3

3- FUNCIONAMENTO DO CHAT        4

3.1- Menu        4

3.2- Tela Servidor        5

3.3- Tela Cliente        6

3.4- Tela de Login        7

3.5- Tela de Cadastro        8

4- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO CHAT        9

4.1- JUSTIFICATIVA DE LINGUAGEM        9

4.2- PLATAFORMA        9

4.3- LAYOUT E DESIGN        9

4.3.1- Área de design        10

4.3.2- Navegador        11

4.3.3- Paleta        11

4.3.4- Propriedade        12

4.3.5- JFrame        13

4.3.6- JButton        13

4.3.7- JLabel        13

4.3.8- JRadioButton        13

4.4- EDITOR DE IMAGENS        14

4.5- SGBD - SISTEMA DE GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS        14

5- ESTRUTURA DO PROGRAMA        15-17

6- RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DAS PRINCIPAIS CLASSES        18-25

7- BIBLIOGRAFIA        26

        


1- OBJETIVO

O trabalho desenvolvido pela dupla consiste em um programa em JAVA, responsável por ajudar a sociedade a discutir sobre os benefícios de uma educação ambiental. O programa consiste em um chat. A sociedade moderna atual é do tipo capitalista e consumista, muitos recursos são extraídos da natureza para obtenção dos produtos utilizados no cotidiano, muitos desses recursos são transformados em lixo e não passam por um processo de reciclagem, e muitos desses são descartados de forma que degradam o meio ambiente, tanto a natureza como até o próprio ar que é respirado, como várias industrias e fábricas que jogam seus resíduos no ar e em rios e mares. O programa desenvolvido é um chat, que visa orientar a comunicação entre as pessoas de que na sociedade existem diversas formas de contribuir para um meio ambiente melhor para toda a população, através de reciclagem, diminuição de compostos químicos despejados em rios e mares, entre outros.

2- INTRODUÇÃO


O projeto desenvolvido para esse semestre foi um chat com interface gráfica com a linguagem de programação JAVA, incluindo banco de dados e outras funcionalidades. É um chat voltado para o público que busca conhecimentos sobre o meio ambiente, além disso, vale a pena relembrar e conscientizar a preservação do meio ambiente, fator de extrema importância para o mantimento do bem-estar de todos os seres vivos, são pequenas atitudes que fazem a grande diferença no planeta.

Das funcionalidades podem ser destacadas a presença da tela de login e da tela de cadastro. O cadastro serve para que vários clientes se cadastrem e consigam logar na tela de conversas e então inicializar as conversas.

O chat não possui limitações de usuários conectados em um único servidor, sendo assim pode se estar conectados vários usuários ao mesmo tempo.

A respeito do usuário, a tela de login faz o intermediário entre a tela cliente e a ela mesma, não são permitidos clientes sem um usuário cadastrado. O cliente poderá se inscrever no chat assim que se deparar com a tela de login, pois há uma opção existente de cadastramento que abre uma nova janela.

Sobre o banco de dados, ele foi projetado com duas tabelas, a de usuário, que guarda os seguintes dados: código do usuário, nome do usuário e senha do usuário. A tabela código usuário que guarda somente os códigos dos usuários cadastrados, ela foi criada, pois o código (id) do cliente é auto incrementado a cada cadastro efetuado.

Para fazer essa comunicação entre cliente e servidor, utilizamos Sockets TCP, sockets são uma abstração para endereços de comunicação através dos quais processos comunicam. Cada endereço tem um identificador único composto pelo endereço da máquina e o identificador local da porta usado pelo processo. Este identificador de porta é usado para mapear dados recebidos pela máquina para processos (aplicações) específicos. O processo de comunicação no modo orientado à ligação ocorre da seguinte forma: o servidor é colocado num determinado porto e aguarda por ligações do cliente a essa porta. O cliente deve saber previamente qual o nome ou IP do servidor e o respectivo porto onde o servidor foi colocado à espera de ligações. Então o cliente solicita uma ligação ao host (servidor) /porto. Se nenhum problema ocorrer, o servidor aceita a ligação gerando um socket num porto vago do lado do servidor, criando assim um canal de comunicação entre o cliente e o servidor. De referir que o porto original fica livre para poder receber outros pedidos de ligação. Tipicamente o comportamento do servidor é ficar em loop, aguardando novas ligações e “gerando” sockets para atender as solicitações de clientes. Inicialmente o cliente deve contatar o servidor. Para isso, o processo servidor já deve estar executando o programa antes de ser contatado além de já ter criado o socket (porta) que aceita o contato do cliente. O cliente contata o servidor criando um socket TCP local e especifica o endereço IP e o número da porta do processo servidor. Quando o servidor é contatado, o servidor cria um novo socket para se comunicar com o cliente, permitindo assim a liberação do socket para que possa ser contatado por outros clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (466.4 Kb)   docx (459.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com