TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Paulista - UNIP

Ciência da Computação

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Jundiaí

2016

Universidade Paulista – UNIP

Ciência da Computação – Noite – 4º e 5º Semestres

Nomes: Anderson Henrique M. Medeiros        RA: B98HID-7

   Bruna Garcia Souza                         RA: C072JA-8

   Lucas Henrique Lopes                        RA: B5969F-0

   Luiz Henrique da Costa                        RA: C31299-1

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Jundiaí

2016

  1. Objetivo

O objetivo deste trabalho foi criar uma aplicação para comunicação em rede, mais conhecido como “Chat” ou “bate papo”, visando aprimorar nossos conhecimentos em programação e em redes de computadores.

Para o conhecimento de tais matérias citadas á cima e para o desenvolvimento do programa, tivemos que realizar várias pesquisas.

Para a comunicação em rede ser concretizada, buscamos o entendimento do Protocolo TCP/IP e as ferramentas Sockets de Berkeley, como também outros conceitos de redes, sabendo como implementar esta aplicação na linguagem de programação escolhida.

Essa comunicação via “Chat” deverá ser usada por duas ou mais pessoas, para a finalidade de tal simulação: “A Secretaria de Estado do Meio Ambiente deseja saber quais atividades industriais estão gerando poluição do Rio Tietê desde sua nascente em Salesópolis (SP) até a sua passagem pela região da grande São Paulo. Para tal ela precisa trocar informações das equipes de inspetores treinados e capacitados que estarão se revezando dentro de cada indústria, controlando os processos e passando informações online para a Secretaria.”

Tivemos as linguagens Java ou C# como opção de ferramentas para a elaboração deste trabalho.

 

  1. Introdução

As primeiras comunicações entre os seres humanos foram através de gestos e sons, até descobrirem a pintura, onde através de desenhos em paredes de cavernas eles demonstravam o que queriam dizer. Essas pinturas hoje são denominadas de pintura rupestre. Até ao quarto milênio a.C., a comunicação era verbal, através de mensageiros. A partir de 3.000 a.C., algumas culturas começaram a utilizar a escrita de diversas formas. Depois foram surgindo jornais, revistas, televisão, rádio, telefone e até mesmo o computador com a Internet.

A internet (rede mundial de computadores), surgiu na Guerra Fria, para a comunicação entre os militares, na verdade seu nome era Arpanet e depois mudou para Internet. Ray Tomlinson, foi o programador responsável pela criação do aplicativo SNDMSG, um software simples que permitia o envio e leitura de mensagens simples, que foi utilizado na guerra, gerando assim o começo da história do email (electronic mail) – correio eletrônico. Em meados de 1970 e 1980, a internet também começou a ser utilizada para fins acadêmicos.

Em 1990 a internet se tornou de alcance mundial, como também foi quando surgiram os primeiros e-mails para usuários. O primeiro email gratuito foi o Hotmail, feito por um indiano chamado Sabeer Bhatia, que em 1997 vendeu o Hotmail para a Microsoft. Existem controvérsias de que o primeiro email gratuito tenha sido o RocketMail, desenvolvido pela Four11 Corporation, que mais tarde foram comprados pela Yahoo. Depois surgiram Mail, Aol, ZipMail que ainda eram pagos e Bol (Brasil Online) - com o lema de que todo brasileiro merecia um email gratuito.

Esses e-mails no começo, tinha uma capacidade de armazenamento muito pequena, sendo assim, as mensagens eram o mais simples possível. Ao passar do tempo, a necessidade dos usuários foram aumentando, fazendo se necessário a melhoria desses e-mails.

Em 2006, surgiram as redes sociais. As primeiras a virarem febre foram o Orkut e o MSN, depois surgiram o Facebook, Twitter e Instagram como as principais. Essas redes sociais foram criadas com a capacidade de troca de mensagens instantâneas, mensagens de vídeo, de voz, fora os recursos de web. Hoje, já existem vários tipos de redes sociais. Uma das maiores febres atuais é o WhatsApp, um aplicativo com a capacidade incrível de troca de mensagens tanto entre duas pessoas, como em grupos, troca de fotos, músicas, arquivos de extensões diversas, troca de vídeo e de voz.

Jogos também se tornaram meios de comunicação online.

Podemos perceber que atualmente, os meios de comunicação são diversos e a tendência é que aumente e melhore a cada ano que se passa.

Nesse trabalho, tivemos que desenvolver uma aplicação parecida com algumas dessas citadas acima.

Essa aplicação permitirá a comunicação entre duas ou mais pessoas, utilizaremos os princípios de Sockets de Berkeley e o protocolo TCP/IP.

  1. Fundamentos da comunicação de dados em redes

Para que haja uma comunicação de dados entre duas ou mais maquinas, as mesmas devem estar ligadas através de uma rede de computadores.

Uma rede de computadores nada mais é do que um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos.

Antigamente, na época dos sistemas computacionais, os computadores eram centralizados e isolados, não existindo nenhum tipo de comunicação entre eles. Atualmente, com o avanço da tecnologia, os sistemas computacionais foram substituídos pela rede de computadores.

Na rede de computadores, existe um conjunto de máquinas separadas fisicamente, porém interligadas entre si. Hoje, há várias tecnologias capazes de fazer a interligação das máquinas para a transmissão de dados entre elas. Alguns meios para isso são cabos, infravermelho, satélites, fibra ótica, wifi, entre outros.

Figura 1: Fibra Ótica

Figura 2: Satélite

Figura 3: Roteador WiFi

Mas para que haja a comunicação, além de máquinas e tecnologias de transmissão de dados, também existem protocolos de comunicação.

Os primeiros protocolos de comunicação surgiram nos anos 60, permitindo a integração do usuário com o sistema através de terminais, ou seja, o processamento on-line. A partir daí, surgiram vários outros, como por exemplo o SNA (IBM), o XNS (Xerox) e o DECNET (Digital). Porém cada um tinha uma rede própria sendo incompatíveis entre si, o que gerou um problema, pois surgiu a necessidade de usuários interconectarem os sistemas. Esses sistemas ficaram conhecidos como fechados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com