TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  22/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.069 Palavras (25 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS JUNDIAÍ

Ciência da Computação

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Jundiaí

2013

UNIP

Índice

- Objetivo do trabalho 3

- Introdução do trabalho 4

- Fundamentos da comunicação rede 6

- Plano de desenvolvimento da aplicação 10

- Estrutura do projeto 15

- Linhas de código 17

- Fichas APS 24

Objetivo do Trabalho

A atividade pratica supervisionada desse semestre consiste em criar uma aplicação para comunicação em rede, os alunos poderão escolher utilizar para desenvolver este programa as linguagens java ou C#.

Com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos tanto em programação java ou C# (linguagem orientada a objeto) e rede de computadores, para desenvolvermos este programa vamos ter que pesquisar e entender vários aspectos de rede de computadores.

Este programa terá que efetuar uma comunicação em rede igual a um bate papo, ou chat que já existe, para isso vamos ter que entender Protocolo TCP/IP e outros conceitos de redes, também vamos ter que saber como implementar esta aplicação na linguagem java.

O objetivo final desta atividade pratica supervisionada, é um programa de bate-papo que possa ser usado por várias pessoas, para vários finalidades, como ser usado para estabelecimentos comerciais, instituições do governo, empresas, fábricas e até para pessoas comuns.

Com isso, espera-se dos integrantes do grupo um significativo aumente e aperfeiçoamento de conhecimento nas matérias envolvidas (programação orientada a objeto e rede de computadores).

Introdução do Trabalho

O trabalho de atividade pratica supervisionada deste semestre consiste em criar um programa de bate-papo utilizando a linguagem de programação java que é uma linguagem de programação orientada a objeto, mas para criar o programa de bate-papo o grupo vai ter que se aprofundar em rede de computadores para poder implementar de forma correta a aplicação proposta para este semestre.

Com a criação da internet, uma rede de computadores universais ouve a necessidade de criar novos métodos (aplicações) para uma melhor interação das pessoas com outros usuários, assim começou a surgir novos meios de interação como o e-mail e os primeiros chats online.

A ideia de um chat online é 2 ou mais usuários poderem trocar mensagens quase que instantânea mente, diferente do e-mail que as mensagens não são trocadas de forma instantânea, como nos chats, se focemos fazer uma analogia de como funciona um e-mail e como funciona um chat online, o e-mail seria a mesmo coisa que uma troca de cartas entre duas pessoas já o chat online já o chat online seria uma conversa entre duas ou mais pessoas.

Como pode ver a uma grande diferença entre um chat online e um e-mail, a ideia do chat seria simular uma conversa pessoalmente entre duas ou mais pessoas, com uma diferença, elas não estariam presentes no mesmo recinto mas sim em locais diferentes, podendo cada pessoa estar em uma cidade diferente ou ate um pais deferente, para que isso seja possível é necessário que estas pessoas tenham acesso a rede mundial de computadores a (internet) e que tenham uma aplicação que os conecte uns aos outros para que eles consigam trocar mensagens instantâneos, assim simulando uma conversa onde elas estariam em um mesmo recinto.

Nos dias de hoje temos muito mais interação online que um simples bate papo de texto, com o avanço rápido das tecnologias de informação podemos hoje ter vídeos conferências, que seriam uma espécie de bate papo online que invés de mensagens de texto ela é feita por imagens de vídeo e áudio assim simulando perfeitamente uma conversa real entre duas ou mais pessoas que conseguem se ver e escutar oque cada uma fala mas estão em lugares diferentes.

Temos também as áudios conferencias, que são uma espécie de bate papo onde se consegue conversar com clareza com outras pessoas mesmo elas estando em lugares bem distantes, graças a tecnologia de redes de computadores e o avanço em outras áreas da tecnologia da informação hoje temos formas de inteirações com outros usuários bem dinâmicas como os jogos online, onde vários usuários em vários locais diferentes conseguem se divertir jogando jogos eletrônicos todos juntos.

Como pode ser notado o conceito do trabalho deste semestre foi um ponta pé inicial para o surgimento de varias outras aplicações, é claro que devemos citar que nada disso seria possível ate mesmo o simples chat online de texto sem a tecnologia de comunicação e troca de dados entre computadores diferentes.

Fundamentos da comunicação de dados em

rede

Para que aja uma comunicação de dados entre duas ou mais maquinas as respectivas maquinas devem estar ligadas através de uma rede de computadores, mas que seria realmente uma rede de computadores, como uma rede de computadores realmente funciona, na primeira década dos sistemas computacionais os computadores eram centralizados e todos eles eram isolados não havendo nenhuma comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com