TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições de Ações Estratégicas Para a Empresa Minas Móvel

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 8

Definições de ações estratégicas para a empresa Minas Móvel

Relatório para consolidação de um crescimento

produtivo e sustentável

Novembro / 2018

[pic 2]



Elaborado por: Paula Seraphim Chong de Lima

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação – 1018-8_1 – MBA_GETIEAD-24_08102018_1

Turma: 1018-8_1


Tópicos desenvolvidos

  • Apresentação e objetivo;
  • Definição do framework ITIL v3
  • Proposta para implantação de sistema de força de vendas automatizado
  • Desenvolvimento;
  • Serviços
  • Produção (Desenho e Transição)
  • Distribuição (Operação)
  • Considerações Finais e Recomendações


Apresentação e objetivo

A Minas Móvel é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação, que enxergou no mercado uma crescente demanda por sistemas que oferecem soluções avançadas em tecnologia.

Atentos às oportunidades de expansão da operação da empresa e incremento de seu portfólio de produtos e serviços, a alta administração solicitou a este Gerente de TI que desenvolvesse um relatório contendo propostas de atividades para os processos internos da organização.

Ciente da importância cada vez maior que a área de TI possui no alinhamento estratégico corporativo e seu papel preponderante para atingimento dos objetivos de negócio, fica claro a necessidade da adoção de uma metodologia consagrada, como a ITIL v3, para nortear as ações aqui propostas.

O framework Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma das principais referências mundiais para o gerenciamento eficiente de serviços de TI, contemplando todas as áreas de uma organização, tanto táticas quanto operacionais – e reconhecido mundialmente como referência de boas práticas no universo de TI. Em resumo, o ITIL surge para garantir uma gestão eficaz cujo maior beneficiado é o cliente, que receberá serviços em conformidade com suas reais necessidades, contando com segurança, confiabilidade, bom desempenho e qualidade. 1

O mapa estratégico da empresa foi revisitado e passou a apresentar como Objetivo Estratégico Principal, na perspectiva de Processos Internos, o seguinte: Revisar e atualizar portfólio de produtos/serviços com foco em inovação tecnológica.

Para alcançar esse objetivo, a empresa definiu como iniciativa estratégica o desenvolvimento e oferecimento de um novo serviço/produto em seu portfólio a saber:   “sistema de automação de força de vendas”.

Este produto fornecerá uma solução para a área comercial de seus clientes, permitindo que seus gestores de venda empreguem as melhores estratégias para aumentar a rentabilidade de suas empresas, através da integração da base de dados do ERP, com softwares instalados nos dispositivos móveis de sua equipe de força de vendas.

Baseado na avaliação prévia dos diretores, sabe-se que os processos internos da Minas Móvel precisam ser melhorados, buscando atingir padrões internacionais. É o que será relatado a partir de agora.

Desenvolvimento

Serviços

O novo serviço, alinhado com o objetivo estratégico da Minas Móvel Revisar e atualizar portfólio de  produtos/serviços, com foco em inovação tecnológica foi idealizado para atender clientes de pequeno a médio porte, que ainda não possuem uma solução inovadora e de custo acessível para automatização da sua força de vendas.

Considerando que esse nicho de clientes não possui data center próprio para suportar a implantação e utilização deste sistema, toda a hospedagem de servidores e ferramentas tecnológicas necessárias poderá ser feita no ambiente “Cloud” da Minas Móvel, garantindo baixo custo, alta escalabilidade e assegurando constante atualização de novas versões do sistema sem a interrupção dos serviços para manutenção.

Alternativamente, para os clientes que possuem uma infraestrutura própria, será oferecida uma versão da solução feita com tecnologia e processos de desenvolvimento inovadores, que requer requisitos modestos de hardware, ideal para um ambiente virtualizado de baixo custo.

Ainda, estarão previstos diferentes modelos de comercialização da licença de uso do produto, como licença vitalícia ou assinatura mensal pelo uso da ferramenta. Esses aspectos garantem um custo de propriedade total (TCO) extremamente vantajoso para os clientes da Minas Móvel, que poderão justificar o retorno do investimento (ROI), perante aos diretores, para aquisição da solução.

Como premissa para os serviços oferecidos, algumas funcionalidades do sistema de automação de vendas foram mapeadas com base em benchmark realizado nas ferramentas já existentes, e pesquisa com empresas público alvo da nova solução, a saber:

  • Visualização da rentabilidade do produto ou pedido completo, no momento de sua inserção. Visualização da comissão devida pelo pedido;
  • Visualização de validade do produto e possível descontos, considerando o acúmulo de estoque que precisa ser reduzido;
  • Visualização de oferta de produtos similares, quando a rentabilidade do produto desejado é baixa ou não há em estoque ou prazo de entrega viável;
  • Definição de descontos progressivos ou por vendedor totalmente customizável através de perfil de acesso ou por usuário;
  • Controle de Verba para auferir ao vendedor poder de negociação para um cliente estratégico;
  • Todas as etapas do funil de vendas em uma interface fácil de consultar e intuitiva de compreender.

Produção (Desenho e Transição)

Desenho de Serviço

Diferentemente de um gerenciamento de projeto que planeja a execução do projeto para obter a entrega de um ou mais produtos, o desenho do serviço compreende no trabalho necessário para orientar a construção, implementação e manutenção do serviço novo ou alterado, durante todo o seu ciclo de vida.

Uma abordagem holística é recomendada em todos os aspectos: Funcional, Gerencial e Operacional, para garantir a conversão dos objetivos estratégicos – definidos na etapa anterior, em serviços no portfólio e utilizáveis pelos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (227 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com