TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos de Entrada

Tese: Dispositivos de Entrada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

1. Relacione os dispositivos de entrada, saída, entrada e saída e explique para que serve. Faça uma pesquisa sobre outros dispositivos disponíveis.

Dispositivos de Entrada:

Cite e explique 4 dispositivos de Entrada.

Mouse:. Os movimentos efetuados pelo mouse sobre uma superfície plana ou sobre um tapete para mouse são digitalizados e enviados para o computador como instruções na forma de dados, enquanto os mouse mais antigos usavam uma bola inserida na parte inferior para identificar os movimentos, os novos mouse óticos usam um laser. Os mouse podem ser ligados ao computador com um cabo, normalmente USB. Os modelos mais antigos utilizam conectores PS/2, reconhecidos pela sua cor verde. Os dispositivos mais modernos comunicam com o computador por radiofrequência, tornando os cabos desnecessários. Os mouse sem fios transmitem os seus comandos ao computador por infravermelhos ou Bluetooth.

Teclado:. Os teclados podem ser ligados a um computador através de um cabo ou de uma ligação sem fios. Tal como acontece com os mouse, os novos teclados são USB, enquanto os antigos tinham um conector PS/2. Os modelos sem fios funcionam através de Bluetooth, com um alcance de até 100 metros, quer através de sinais infravermelhos. O utilizador pode escolher entre vários tipos de teclado consoante a finalidade, existem teclados metálicos, ergonómicos, de borracha, LCD, normal e de carateres grandes, virtuais projetados e flexíveis.

Joysticks:. É um periférico de computador e videogame pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador. Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores como telefones móveis.

Touchped:. O touchpad é uma área sensível ao toque que, normalmente, está integrado no teclado, a sua utilização é feita com os dedos, a transmissão de instruções ao computador é feita através de movimentos com as pontas dos dedos dentro da respetiva área. Tal como acontece com o mouse e o trackball, as duas teclas aumentam as opções de entrada. A superfície de um Touchpad consiste em elétrodos verticais e horizontais que identificam os movimentos dos dedos e os transformam em comandos digitais, que são depois enviados para o computador, os movimentos efetuados são visíveis no monitor através de um cursor.

Scanner:. Um equipamento capaz de digitalizar um documento e transferir suas informação a um computador, é denominado Scanner, cuja função básica é a de realizar uma varredura no documento, que através de impulsos elétricos faz a captação dos reflexos obtidos. Scanners modernos utilizam um software chamado OCR, que reconhece os caracteres a partir de uma imagem, podendo transformar imagens escaneadas em documentos de texto editáveis.

Trackballs:. Um dispositivo de indicação que é formado por uma esfera apoiada em dois roletes formando um ângulo reto entre si, que traduzem os movimentos da esfera em deslocamentos horizontais e verticais do cursor na tela. Em geral, os trackballs possuem, ainda, um ou mais botões que permitem acionar comandos e executar outras atividades. No trackball, o conjunto permanece fixo na mesma posição, e a esfera é girada com a mão.

Dispositivos de Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Saída.

Monitor:. Um monitor é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador, na medida que permite a visualização e interacção dos dados disponíveis. Existem dois tipos disponíveis CRT e LCD, em relação aos componentes internos para a produção das imagens. A superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem é chamada tela ou ecrã.

Impressora:. Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas de escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes.

Plotter:. Plotter é uma impressora especializada para desenho vectorial. Este equipamento destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como, por exemplo, plantas arquitectónicas, mapas cartográficos, etc. Existe também a plotter de recorte, onde uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa específico. O material assim produzido é utilizado na personalização de frotas de veículos e ambientes comerciais, como fachadas, vitrines, confecção de banners, luminosos, placas, faixas, etc.

Placa Gráfica:. Placa gráfica é um dispositivo de saída que envia sinais do computador para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Dispositivos de Entrada/Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Entrada/Saída.

Modem:. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta para transmitida pela linha telefónica, e que transforma o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS ou a outro computador. Os primeiro modens analógicos eram externos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com