TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: POUPANÇA GORDA

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Gestão de Processos[pic 1]

Prof: Juliara Lopes da Fonseca[pic 2]

[pic 3]

NOMES:        _        _

ESTUDO DE CASO: POUPANÇA GORDA

A poupança gorda S.A. é uma empresa de um grupo que atua em diversos setores do ramo financeiro: seguros, crédito imobiliário, leasing, crédito, financiamento e investimento, corretora de valores e banco comercial. Cada linha de atuação é uma empresa, e corresponde a uma divisão diretamente subordinada ao Presidente. Apresenta-se a seguir o organograma da empresa:

[pic 4]

Como o grupo Poupança Gorda S.A. quer beneficiar-se das oportunidades de mercado decidiu criar a Divisão de Novos Negócios, que tem por finalidade desenvolver áreas de atuação para o grupo. Quando essas novas áreas estiverem estruturadas e em condições de funcionamento devem passar a compor a operação da empresa, através de uma Divisão específica.

Os projetos da Divisão de Novos Negócios necessitavam da colaboração de equipes das outras divisões. Entretanto, isso não vinha ocorrendo de forma adequada, embora nas reuniões gerais presididas pelo Presidente todos se comprometessem a cooperar. Entre os problemas existentes, citam-se:

  • cada Divisão dava prioridade aos seus próprios assuntos, esquecendo as atividades para as quais deveria colaborar e termos de novos negócios para o grupo; as comunicações começaram a ficar truncadas e distanciadas, ora pela ação dos Diretores de Divisão junto à equipe, ora pelo excessivo respeito à cadeia de comando existente;
  • os técnicos “emprestados” para a Divisão de Novos Negócios eram as “sobras” de cada Divisão; e
  • os coordenadores de projetos de novos negócios reclamavam da falta de atividade formal para conduzir o processo de maneira adequada.

Como consequência deste problema, o Presidente decidiu contratar técnicos específicos para a Divisão de Novos Negócios. Com esta decisão, os cronogramas de execução e os custos passaram a ser cumpridos de forma adequada. Entretanto, surgiram os seguintes problemas:

  • o não-envolvimento e cumprimento das outras Divisões nos projetos de novos negócios, principalmente pelo não-conhecimento do assunto;
  • a capacidade ociosa da equipe técnica da Divisão de Novos Negócios em determinados períodos de tempo; e
  • a insatisfação e a criação de “grupinhos” (a dos novos negócios e a dos “outros”).

Como consultor da Poupança Gorda S.A. você deve:

  1. descrever e analisar a estrutura organizacional com os dados de que você dispõe;

  1. propor uma estrutura organizacional (organograma) que você julgue a mais válida para resolver os problemas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com