TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de Gerenciamento de Projetos: Implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos de Belo Horizonte

Por:   •  10/12/2019  •  Monografia  •  11.226 Palavras (45 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 45

Aline Michelle Ellen Oliveira

Escritório de Gerenciamento de Projetos:

Implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos de Belo Horizonte

UNITOLEDO – Centro Universitário Toledo

EVG – Escola Virtual de Governo

Belo Horizonte – MG

2012


Aline Michelle Ellen Oliveira

Escritório de Gerenciamento de Projetos:

Implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos de Belo Horizonte

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do Grau de Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Toledo sob a orientação do Prof. Marcelo Campolina de Castro

UNITOLEDO – Centro Universitário Toledo

EVG – Escola Virtual de Governo

Belo Horizonte – MG

2012


Ficha Catalográfica

Nome completo, nome do trabalho completo, número de páginas da monografia, palavras chaves.


Aline Michelle Ellen Oliveira

Escritório de Gerenciamento de Projetos:

Implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos de Belo Horizonte

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do Grau de Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Toledo sob a orientação do Prof. Marcelo Campolina

Belo Horizonte, 06 de Novembro de 2012.

Prof. Marcelo Campolina de Castro

Centro Universitário Toledo

Prof. Dra. Examinador 1

Centro Universitário Toledo

Prof. Dra. Examinador 2

Centro Universitário Toledo


Dedicatória

                Dedico esse trabalho aos meus pais, meu esposo e amigos que sempre me motivaram e ajudaram nos meus estudos e aprendizados.

        Dedico também aos meus colegas de trabalho da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, em especial a equipe do Escritório de Gerenciamento de projetos, que contribuiu muito para a concretização deste trabalho.


Agradecimento

Agradeço a todas as pessoas do meu convívio que acreditaram e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a conclusão deste curso.

À minha mãe Vitória, por ter feito o possível e o impossível para sempre me oferecer a oportunidade de estudar.

Ao meu esposo Hudson, pelo amor, amizade e apoio depositados, além da companhia por todos esses anos.

Aos amigos da Pós Graduação, pela amizade e por ajudar a tornar a vida acadêmica muito mais divertida.

Aos amigos da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, pelas conversas que muito me ajudaram neste trabalho, pelo material disponibilizado, pela experiência compartilhada.

Á minha amiga Flávia Caroline, que é meu ombro amigo, minha ouvinte, minha psicóloga gratuita, minha irmã emprestada, obrigada por todo apoio que você sempre me deu.

Á Escola Virtual de Governo, por ter trabalhado duro pelas nossas reinvindicações em relação ao curso.

Á Prefeitura de Belo Horizonte, por oferecer esse curso aos seus servidores.

Ao meu orientador Marcelo Campolina, pelo empenho, paciência e credibilidade.


Resumo*******

Para ser bem sucedido na implantação de um escritório de projetos é preciso fazer um planejamento estratégico, estudar e elaborar levando em consideração os riscos. Se preparar para contornar as dificuldades, obedecendo às boas práticas gerenciamento e no caso do setor público, suas características peculiares. Ao se tratar a implantação do EGP como um projeto com todos os seus conceitos, estrutura, direcionamento e fases aplicando as melhores práticas e recomendações literárias, o seu percentual de fracasso pode ser reduzido significativamente. Não existe uma fórmula a ser seguida. É preciso entender quais fatores afetam o planejamento de um EGP e trabalhar no objetivo de adaptar da melhor maneira estes fatores à implantação do escritório de sua organização. Deste modo, este trabalho objetiva oferecer ao leitor uma visão de quais são estes fatores, como eles afetam o planejamento e quais os possíveis caminhos que podem ser tomados na implantação de um escritório de gerenciamento de projetos. Essa pesquisa apresenta as lições aprendidas adquiridas durante o processo de implantação do EGP da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos; os projetos da SMARH, suas relações com os projetos da Prefeitura de Belo Horizonte, os principais conceitos, métodos e ferramentas de Gerenciamento de Projetos; como esses conceitos já são aplicados na administração pública; as principais dificuldades que os servidores apresentam em relação à implantação do EGP; às ferramentas e metodologias utilizadas na gestão de projetos. Existe a necessidade de registrar e entender a experiência a ser adquirida nesse processo de implantação de metodologia e escritório de gerenciamento de projetos e para poder firmar gradativamente, no dia a dia dos principais envolvidos, a adoção de práticas antecipatórias aos entraves dos projetos e diminuir as resistências aos novos processos. Como resultado algumas soluções serão propostas e uma base de conhecimento das lições aprendidas será criada para ser compartilhada dentro da própria SMARH e também com outros órgãos da PBH que ainda não implantaram um Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Sem parágrafo, justificado. Não deve ultrapassar 500 palavras.

Palavras-chave: Escritório de Gerenciamento de Projetos; Prefeitura de Belo Horizonte; Lições Aprendidas; Ferramentas; Implantação.


Abstract

FdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfafdsfafadljfdlfjdskfjdskfjadlfjdskfjadkfljdsklfjdsfjadfaFdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa Fdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa FdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfafdsfafadljfdlfjdskfjdskfjadlfjdskfjadkfljdsklfjdsfjadfaFdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa Fdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa FdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfafdsfafadljfdlfjdskfjdskfjadlfjdskfjadkfljdsklfjdsfjadfaFdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa Fdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjf FdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfafdsfafadljfdlfjdskfjdskfjadlfjdskfjadkfljdsklfjdsfjadfaFdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa Fdslfjdfjalkfjdsklfjdakfjdsklfjadfklajfkldsjfa Sem parágrafo, justificado. Não deve ultrapassar 500 palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (655.4 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com