TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso GroupWare

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO - 09 de Setembro de 2014

1 - O fato de áreas de conhecimento externo terem observado uma tecnologia bastante recente e ter passado a investir em TI levou a uma pressão competitiva, obrigando as empresas a se transformarem por meio da tecnologia, mesmo que ainda não houvesse negócios diretamente relacionados a isso. Diante de uma explosão de informação e do surgimento de novos recursos, o gosto das pessoas foi alterado e o consumidor estimulado a novos interesses. Verificou-se então que investir em uma nova gerencia de informação ajudaria a compreender melhor os negócios e organizaria a atividade econômica, justificando o investimento diante dos resultados. Foi nesse cenário estimulante e promissor que a difusão da TI cresceu de forma rápida levando a mudanças organizacionais relacionadas à tecnologia.

2-

a) Podem ser classificadas como ferramentas de Groupware dentro do mercado de TI: o Google Docs – que possibilita que documentos sejam compartilhados e editados na nuvem por diversos usuários e o Skype que integra voz, webcam e mensagens facilitando a comunicação.

b) Ele auxilia nas tarefas comuns criando um ambiente compartilhado reduzindo o tempo, o custo e tornando mais eficiente as atividades em equipe. Além disso, possibilita a execução de algumas tarefas que seriam complexas ou até mesmo impossíveis sem esse tipo de suporte.

c) Com a agilidade da comunicação e facilidade na troca de informações, o groupware possibilita tomadas de decisão com maior embasamento. Associando os conceitos de comunicação, colaboração e coordenação ao trabalho, é possível analisar possibilidades discutir, questionar e determinar as alternativas, tendo assim o conhecimento necessário e a participação de vários responsáveis numa escolha;

3 - O Workflow permite automatizar e coordenar os processos de negócios de uma empresa, se aplicando a processos que exigem a preparação de informações estruturadas e ordenadas. Ele serve para determinar o fluxo do processo, mostrando as etapas corretas para concretização do mesmo, permitindo o acompanhamento de todas as atividades que o constituem. São tarefas executadas em série ou em paralelo por dois ou mais membros de um grupo de trabalho (workgroup) visando um objetivo comum.

Por exemplo: um sistema de suporte “on-line” para usuários. Mediante a requisição de um cliente, acontece a coleta dos dados e é criada uma ordem de serviço, ao mesmo tempo em que um técnico é selecionado pelo sistema e notificado para atender a requisição. Este seria um exemplo de um fluxo de trabalho proporcionado por softwares workflow.

Outro exemplo seria o sistema de uma empresa. O setor de compra efetua a compra de material. A compra é cadastrada no sistema intranet da empresa e quando gravada no banco de dados, envia as informações da compra para a contabilidade, a confirmação da compra e a data de entrega para o setor de produção que solicitou o material e um relatório da transação ao gerente da empresa.

4 - A motivação se relaciona ao modo como as pessoas se dispõem a agir em favor do uso do sistema, de maneira a buscar resultados efetivos com isto. Foram consideradas as variáveis:

Utilidade percebida: Grau em que uma pessoa acredita ter seu trabalho melhorado a partir do uso de um sistema. Foi capturada através da percepção dos agentes humanos em relação a aspectos como: qualidade do trabalho, rapidez na execução de tarefas, melhoria de produtividade, utilidade dos computadores para o trabalho em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com