TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Infosys e Northrop Grumman

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1

Estudo de caso Infosys e Northrop Grumman

1) No caso da Infosys Tecnologias e Northrop Grumman, descreva como acontece as etapas do processo de gestão da informação e conhecimento, que são: ( Descreva detalhadamente)

a) Criação do conhecimento. Onde e como o conhecimento é criado, gerado? Quem gera conhecimento?

O conhecimento é  criado dentro de uma comunidade que interage, sendo dividido em conhecimento tácito, baseado em experiência/vivência e de difícil disseminação e o conhecimento explícito, que é é facilmente transmitido e aprendido.   Em ambas as empresas o conhecimento se baseia na vivência, experiência e nas lições aprendidas dos funcionários, sendo caracterizado como conhecimento tácito.  

b) Capturar do conhecimento. Como o conhecimento é capturado? Existem ferramentas de TI para isso? Quais?

A captura de conhecimento se trata de estimular o funcionário a criar conhecimento, sendo suas etapas: intenção, que estimula o usuário a criar conhecimento, autonomia, que é a capacidade do indivíduo buscar e desenvolver o conhecimento de forma volunária, flutuação e caos criativo que são as experiencias internas e externas. A redundâcia se refere à iniciativa de promover o conhecimento tácito de diversas formas. A variedade de requisitos se baseia na forma como o conhecimento é disseminado na organização. Na Infosys os funcionários foram estimulados a divulgar seus conhecimentos através do BOK que é utilizado para divulgar do forma impressa o conhecimento por toda a organização. A northrop por sua vez após anos de estudo e tentativas passou a disponibilizar sistemas de divulgação e compartilhamento de documenrtos visando a transferência de conhecimento para as gerações posteriores de novos funcionários.

c) Tratar e refinar o conhecimento. Quais as atividades de tratamento e refinamento do conhecimento?  Usa-se tecnologias para isso?

Etapa onde são definidos quais tipos de conhecimento devem ser disseminados e de qual maneira isso irá  acontecer. A equipe de Gestão do conhecimento da Infosys categorizou o tipo de conhecimento gerado por meio do Kshop. Já a Northrop utiliza sistemas de geranciamento de documento para refinar tal conhecimento.

d) Armazenar conhecimento. Onde os dados e informações são armazenados?

O armazenamento é feito num repositório de conhecimento, possibilitando acesso a outras pessoas na organização. A Infosys utiliza o portal Kshop para armazenar e disseminar a informação, a Northrop utiliza sistemas de gerenciamentos e compartilhamento de informação.

e) Disseminar o Conhecimento. Como é feita a disseminação ou o compartilhamento do conhecimento capturado? Usa-se ferramentas de TI  para isso? Quais?

O conhecimento deve estar disponível de forma precisa para qualquer pessoa na organização que necessite dele, em qualquer lugar e a qualquer hora. Para disseminar o conhecimento a Infosys utiliza a Kshop como um portal de gestão do conhecimento, já a Northrop utiliza sistemas de compartilhamento de arquivos para alcancar seus colaboradores.

f) Gerenciar o uso do conhecimento. Existem políticas para gerenciar  e incentivar o uso do conhecimento?

O conhecimento deve estar sempre atualizado. Por isso, é necessário revisar e verificar se é relevante e exato.  A Infosys instituiu uma premiação aos funcionários que gerassem conhecimento, isso aumentou o engajamento e a participação.

2) Existe uma equipe de profissionais responsável por executar essas tarefas? Quem são? O que eles fazem?

A Infosys se utiliza um grupo de colaboradores envolvidos na gestão do conhecimento, para garantir a integridade e relevância do conhecimento na organização. A Northrop também utiliza uma equipe de gestão do conhecimento para garantir o bom andamento do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com