TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Cloud Computing

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Estudo de Caso de Serviço em Cloud Computing

Robson Leal de Oliveira

Trabalho da disciplina Fundamentos de TI para Cloud Computing,

                                                 

Tutor: EDGAR AUGUSTO GONCALVES GURGEL DO AMARAL

Curitiba

2017


Estudo de Caso

Uma empresa já possui parte do seu workload provisionado na Cloud da Microsoft Azure e agora deseja ter um controle mais efetivo do que está provisionado e também o que poderá ser otimizado para redução e custos. Importante destacar que o Azure já possui uma forma de fazer esse controle financeiro através do seu Portal Enterprise Azure, porém com recursos (relatórios e dashboards) bem limitados. Dessa forma deve ser avaliada uma solução que possibilite fazer o controle/rastreabilidade e gestão financeira dos recursos/serviços provisionados na Cloud da Microsoft Azure e que tenha o menor custo possível.

Proposta de Solução

Utilizar a solução HanuInsight disponível no Marketplace da Azure na modalidade Private Cloud.

Destaques da Solução

Com essa solução, pode-se obter visibilidade e distribuir melhor os recursos da nuvem até o nível do projeto. O HanuInsight cria uma maneira fácil para solicitar máquinas virtuais, alocar quotas e rastrear o consumo de unidades de negócios e projetos.

Rastreamento de retorno de carga departamental

No Azure, como você paga apenas o que você usa, por isso é muito importante estabelecer cotas para cada projeto de cada departamento e rastrear todo o consumo para garantir que você permaneça no orçamento. A HanuInsight administra suas alocações, rastreia o consumo de todos e gera relatórios detalhados.

Autoatendimento de TI

Quando você precisa rever o histórico de qualquer projeto ou fornecer uma pista de auditoria clara, o portal de auto-aprovisionamento facilita seu uso, simplicando essa atividade.

Identificar gastos desnecessários

Uma vez que o faturamento da Azure é baseado no consumo, as máquinas virtuais subutilizadas consomem mais recursos do que o necessário e devem ser consolidadas em menos máquinas virtuais. A HanuInsight fornece a visibilidade necessária para identificar máquinas virtuais subutilizadas, tornando rápido e fácil economizar até 20% no seu gasto Azure.

Governança simplificada

Em qualquer ambiente, mas especialmente em organizações maiores, uma governança de TI apertada e eficaz é um requisito crítico. Manter todas as máquinas virtuais (VMs) baseadas em nuvem e projetos de desenvolvimento totalmente estruturados de acordo com suas políticas de conformidade e auditoria regulatórias é fácil com a HanuInsight. O gerenciamento do ciclo de vida da VM e as ferramentas de provisionamento com limite de tempo ajudam a aplicar políticas e otimizar o uso da nuvem.

Gerenciamento integrado de usuários

O Active Directory fornece o controle de segurança necessário sobre quem pode acessar sua rede local (On-Premisses) e quais recursos eles têm o direito de usar. O Active Directory para Azure faz o mesmo para ambientes baseados em Azure. O Hanu Insight facilita a combinação de ambos sem duplicar usuários ou estruturas de diretório mesmo se você estiver usando diretórios de terceiros.

Licenciamento da Solução

A Solução tem dois tipos de licenças: Standard (Free) e Enterprise.

A principal diferença da Standard para a Enterprise está no fato de ser possível criar fluxo de aprovação para o provisionamento de Virtual Machines (VMs) e um Portal de Auto-serviço para desenvolvedores e testes.

Todavia, para esse estudo de caso, essas features não são necessárias.

Implementação da Solução

A Solução HanuInsight embora sendo disponibilizada no Marketplace do Azure, requer uma VM para poder rodar e criar um Portal, através do qual os usuários poderão acessar os respectivos dashboards/Relatórios da solução, com isso o provisionamento da aplicação será na modalidade IaaS (Infrastructure as a Service).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (156.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com