TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão do Conhecimento

Lista de Exercícios

  1. Descreva alguns itens relativos à Economia do conhecimento, comentando cada um deles.

Compartilhável: O conhecimento é compartilhado entre todos que o quiser.

 Não desaparece quando vendido: O conhecimento adquirido nas escolas e faculdades, embora seja vendido, não se esgota.

Transportável: Basta um dispositivo de armazenamento de massa e o conhecimento é transportável, não esgotando a fonte.

 Não se deprecia com o uso: Quanto mais se usa, mais valor tem, cria novos conhecimentos e valores.

  1. Conceitue dado, informação, conhecimento e inteligência.

Dado: Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada;

Informação: Informações são os dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações;

Conhecimento: O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação;

Inteligência: É o uso do conhecimento gerado pela informação para a execução de tarefas de modo a solucionar algum problema.

  1. O que é conhecimento?

É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

  1. Cite algumas características do conhecimento?

Racional

Objetivo

Acumulativo

Comunicável

Verificável

Explicativo

Útil

  1. Quais são os tipos de conhecimento (tácito e explicito). Descreva-os

Conhecimento Tácito: É subjetivo, parte da experiência de cada individuo, na pratica, vivenciado a cada instante;

Conhecimento explicita: É o conhecimento da racionalidade, independe do individuo que o criou, adquirido pela informação.

  1. Conceitue Gestão do Conhecimento?

É um processo para criação, captura e armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa.

  1. Por que é importante implantar Gestão do Conhecimento nas organizações?

A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizarem de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio, possibilitando a disseminação no âmbito da empresa.

  1. Quais são os principais benefícios e vantagens da Gestão do Conhecimento?

Benefícios: Disseminação e uniformização do conhecimento embutido no negócio da empresa, uniformização das normas, soluções e experiências;

Vantagens: Aumento da competitividade que está relacionada à agilidade na solução de problemas, padronização de processos.

  1. Quais são os Fatores Críticos de Sucesso para implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações?

Liderança

Cultura

Funções e responsabilidades

Infraestruturas

Medição

  1. O Processo de Conversão e Transferência do Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi, denominado Espiral do Conhecimento é composto por que etapas?

Socialização

Externalização

Combinação

Internalização

  1. Quais são os processos normalmente utilizados para Gestão do Conhecimento?

Obter/Criar

Organizar/Armazenar

Disseminar

Utilizar

Proteger

  1. Quais são as práticas de GC normalmente associadas a estes processos. Descreva pelo menos cinco (processo e prática(s) associadas).

Reunião técnica, onde os colaboradores de uma determinada área se reúnem para trocar ideias.

Elaboração de Normas, onde todas as experiências são catalogadas e ordenadas.

Seminários, onde os colaboradores podem repassar suas experiências e vivencias.

Wiki, onde todo o conhecimento produzido e amealhado pela empresa é colocado para uso dos colaboradores.

Utilizar, o conhecimento adquirido pela empresa na solução de problemas, gerando assim novos conhecimentos.

  1. Sobre os aspectos organizacionais relacionados à Gestão do Conhecimento nas organizações, conceitue:
  1. Capital Intelectual: São todos os colaboradores da empresa que direta indiretamente geram conhecimento de forma tácita, repassando suas próprias experiências ou de forma explicita, realizando pesquisa e desenvolvimento.
  2. Capital humano: São todos os colaboradores da empresa.
  3. Capital Estrutural: É um conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.
  4. Capital do Cliente: É toda estrutura externa de relacionamento com os clientes e fornecedores disponibilizados pela empresa, estratégia competitiva, preço, marcas, embalagem, distribuição, serviços, assistência técnica, comunicação, que estão inter-relacionados para compartilhar conhecimento com o cliente.
  5. Competência: É a aplicação do conjunto de conhecimentos que a empresa possui na operação e solução de problemas.
  6. Redes Organizacionais: São formas organizacionais intermediárias ou híbridas que é definida segundo parâmetros de coordenação e cooperação sob os quais se busca a maior competitividade nos mercados de atuação para as empresas nela inseridas.
  7. Aprendizagem organizacional: pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
  1. Sobre as tecnologias de suporte à Gestão do Conhecimento, conceitue e informe em que elas ajudam:
  1. Portal: É uma solução de TI par a gestão do conhecimento, que uma forma de acesso ao conjunto de informações, sistemas, processos e aplicativos que a empresa cria e disponibiliza, criando um ambiente de socialização através de comunidades e fóruns de discussão, tornando mais ágil a tomada de decisão.
  2. Comunidade de Prática: São grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um tópico e que aprofundam seu conhecimento e especialização nesta área pela interação continua.
  3. GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos: É o conjunto de Hardware e Software disponíveis para a conversão em formato digital das informações, dando suporte à catalogação e organização bem como seu armazenamento e disponibilização.
  4. Banco de Ideias: Sistema que visa captar ideias e ou sugestões para a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma organização, bem como para a inovação.
  5. WIKI: É uma tecnologia utilizada na WEB onde os usuários podem adicionar e atualizar dados e informações a partir do navegador de internet, que as empresas disponibilizam.
  6. Blog: É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
  7. Fórum: É um site na web onde são discutidos assuntos de interesse de um grupo de pesos em torno de um determinado assunto.
  8. Certificação Digital: É uma forma de “certidão” que consiste na garantia mediante um conjunto de regras da assinatura de documento seja reconhecida a determinada pessoal, empresa, entidade ou órgão governamental, expedido por empresa idônea e reconhecida pelas autoridades.
  9. Benchmarking: É a busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo é proativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função especifica a fim de melhorar como realiza a mesma ou função semelhante.
  10. Videoconferência: É uma forma de realização de conferência ou reunião ou palestra usando a Internet como caminho e tecnologia de vídeo e áudio como forma de interação.
  11. Newsletter: É uma tecnologia que permite a divulgação e ou o envio de boletins ou informativo de uma determinada área ou conhecimento, de forma sistemática, para todos aqueles que quiserem.
  12. Taxonomia: São métodos e técnicas utilizadas para catalogar e organizar as normas, técnicas e informações no âmbito da empresa.
  13. Páginas Amarelas: É um recurso onde é identificado dentro da organização quem tem o conhecimento sobre o que, cada parte ou o todo, na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com