TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura e descrição dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Por:   •  12/8/2017  •  Artigo  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

GRUPO COTREL: Infraestrutura e descrição dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Carlos Henrique. A. da Silva; Fernando Lutz; Frederico A. Willig; João Carlos M. dos Santos[1]

Thiago Weingartner[2]

Instituto Federal Farroupilha, Panambi, RS

RESUMO

O alinhamento da Governança Corporativa e Gestão da Tecnologia da Informação dentro das empresas e organizações é a chave para o avanço da capacidade digital exigida pelo mercado atual e o sucesso nas decisões estratégicas tomadas para manter e alavancar os negócios ativos, atendendo as demandas internas e externas crescentes e atreladas a um mercado inovador e conectado. Avaliar os cenários e aliar o teórico e prático é uma oportunidade de vislumbrar os resultados positivos no apoio à governança para a tomada de decisões através do uso de recursos das TIC.

PALAVRAS-CHAVE: governança; tecnologia; informação; negócios; gestão.

INTRODUÇÃO

A crescente transformação da capacidade digital, no atual contexto sócio econômico, apresenta mudanças aceleradas nos ambientes de negócios os quais exigem novos posicionamentos estratégicos das organizações, assim como, novas visões, atribuições e responsabilidades, por parte das lideranças empresariais.

Entendendo essa realidade, suas mudanças e importância dentro das grandes empresas, desenvolveu-se o presente artigo, que busca aproximar os conceitos abordados nos estudos das áreas de tecnologia de um ambiente real implementado e em constante demanda de soluções para atender de forma ágil e eficaz as necessidades digitais atuais. Compreender a capacidade lógica, o negócio e a hierarquia da empresa põem em sincronia a Governança Corporativa e a Gestão da Tecnologia da Informação que é uma tarefa trivial para o sucesso estratégico.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente vivemos na era da informação, exigindo uma gestão estratégica e eficiente das empresas, que pode se valer de recursos inteligentes para ser facilitada, estes recursos podem ser oferecidos pela tecnologia da informação e sistemas da informação. Grande parte dos administradores gerenciam suas empresas de forma simplificada e com pouco ou nenhum planejamento que por sua vez acarretam em decisões equivocadas e por sua vez podem vir a gerar prejuízo para a empresa.

De acordo com Oliveira (2008) os sistemas de informações gerenciais são processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa, ainda de acordo com Oliveira (2008) não se admite que hoje uma empresa que queira competir com vantagem, não faça uso dessas ferramentas.

Segundo Oliveira (2008) tais ferramentas permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para completar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégia de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores.

Conforme Oliveira (2008) existem dois elementos fundamentais para tomada de decisões: Os canais de informações e as redes de comunicação. Através dos canais de informação as organizações definem de onde serão adquiridos os dados, e as redes de comunicação definem para onde os dados serão direcionados.

Abaixo uma figura que representa o fluxo de informação de um sistema de informações gerenciais (SIG).

[pic 1]

Figura 1: Fluxo de Informações SIG

Fonte: Oliveira (2008, p.27)

Em uma oportunidade de conhecer um ambiente corporativo já estruturado e em pleno funcionamento, através de uma entrevista, o Grupo Cotrel permitiu e concordou em fazer parte do presente artigo.

O Grupo Cotrel atua como Construtora e Incorporadora, realiza construções civis para o governo, pavimentação asfáltica e incorporação de imóveis. Possui 5 filiais, sendo elas, Momento Concretos, Urbanes Empreendimentos, Cotrel Britagem, Construtora Continental de SP e Cotrel Terraplanagem e Construção. O objetivo da empresa é de se tornar referência no ramo de construção e incorporação no estado e do sul do Brasil a curto prazo.

Possui um setor de TI (Tecnologia da Informação) relativamente pequeno, em relação ao tamanho da empresa e de todo o território que abrange. O setor possui um supervisor e cinco técnicos dando suporte aos usuários e empenhados na implementação de novas tecnologias e ferramentas na empresa. A área é considerada essencial no que diz respeito à área de apoio; ainda não possui uma visão estratégica, mas aos poucos vêm sendo valorizada com um novo supervisor à frente das atividades que cabem ao setor.

Os investimentos em TI iniciaram-se a cerca de 20 anos, devido a necessidade do suporte aos processos diários da empresa. Ao longo do tempo uma infraestrutura compatível foi sendo montada, bem como a aquisição de softwares e aplicativos necessários para atenderem demandas específicas. A organização preza por comprar equipamentos de alta qualidade para seus usuários, pois defeitos e vulnerabilidades podem ocasionar prejuízos para a empresa e colaboradores. Dessa forma, até então tem adquirido equipamentos de grandes marcas como Dell, HP e Lenovo mais recentemente. Estão são substituídos no prazo médio de 5 anos e são comprados seguindo os requisitos de cada área que o utilizará. Como exemplo, o último investimento em Sistemas de Informação da empresa neste ano, foi a compra de uma solução de Antivírus.

Originalmente utilizado em finanças, o ROI – retorno sobre o investimento – é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos. Esta taxa tem sido utilizada pela empresa com o intuito e avaliar todo o investimento em infraestrutura da empresa, e identificar se o melhor caminho é a compra ou aluguel.

Investimentos em TI geralmente tem grande valor agregado devido à complexidade dos equipamentos e/ou características funcionais de sistemas desenvolvidos para atender objetivos específicos como um sistema ERP, por exemplo.

O Enterprise Resource Planning (ERP) ou Planejamento dos recursos da Empresa é segundo O'Leary (2000) um pacote de software para ambiente cliente-servidor que integra a maioria dos processos de negócio, processa a maioria das transações organizacionais, usa uma base de dados empresarial e permite acesso aos dados em tempo real.

A TI sempre foi um elemento importante dentro da empresa – mesmo não tendo diretamente um valor estratégico definido - e é dada como prioritária em questões de apoio e ciclo de funcionamento da empresa, principalmente por manter em funcionamento o ERP da empresa, que foi adquirido no ano de 2015 e desde lá tem sido uma ferramenta essencial na gestão do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com