TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Organização e Arquiteturas de Computadores

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 

 

Introdução a organização e arquiteturas de computadores

 

  O computador pode ser definido como uma máquina ou dispositivo capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um resultado, o qual atenda a uma necessidades específicas (ex.: calcular, contabilizar, armazenar).

  As partes físicas de um computador, tais como: dispositivos de entrada e saída (ex.: monitor, teclado, impressora, mouse, microfone), dispositivos de armazenamento (ex. memória temporária e permanente), processador, assim como todo o conjunto de elementos físicos que compõem um computador são chamados de hardware. 

  O hardware por si só não é capaz de realizar as funções de um computador, o hardware necessita de instruções ou comandos para realizar tarefas específicas, sejam elas simples ou não. São os programas também chamados softwares que comandam os computadores, são a parte inteligente da máquina que contém as instruções e comandos necessários para direcionar, gerenciar e armazenar os dados que trafegam pelo hardware. Para que o hardware possa ser explorado ao máximo, existe um software chamado Sistema Operacional, que consiste em um programa ou conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, gerenciar memória, fornecer interface entre o usuário e o computador. 

  Os computadores, sejam eles mais antigos ou atuais não compreendem diretamente comandos humanos como abra um arquivo, copie, calcule, etc. Todas as instruções executadas por humanos em um computador, para que seja devidamente executada deve ser convertida em linguagem de máquina que é a única linguagem que o hardware compreende, as instruções são executadas e depois convertidas novamente para a linguagem humana e retornadas para o usuário. 

 

  Hardware, Software, os dados e à intervenção do usuário do computador  formam juntos um Sistema Computacional, segue abaixo um exemplo básico de um Sistema Computacional em ação na realização de um cálculo simples: O usuário (humano), utilizando-se de um dispositivo de entrada (ex: teclado, mouse) insere as informações necessárias para o cálculo, no caso, os números a serem calculados e o tipo de cálculo (adição, subtração, etc.). O Sistema Operacional converte aquelas informações humanas para a linguagem de máquina e leva o cálculo para ser feito no processador, o processador realiza o cálculo e retorna o resultado em linguagem de máquina para o Sistema Operacional, este converte agora o resultado que está em linguagem de máquina para linguagem humana e solta a informação em um dispositivo de saída (ex: monitor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com