TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Sistemas Computacionais

Por:   •  7/3/2019  •  Abstract  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a sistemas computacionais.

Nickolas Giacomitti

GRR 20190567

  1. Descreva os sistemas numéricos utilizados pelas civilizações Babilônica, grega e romana e discuta sobre as vantagens e desvantagens de cada uma.

Babilônica

Os babilônios utilizavam o sistema sexagesimal, sistema de 60 algarismos cujo iniciava em 0 e termina no 59. A composição desse sistema era dada pela utilização de apenas 2 símbolos capaz de representar todos os 60 algarismos.

Por exemplo, o algarismo 1 e o algarismo 10 são representados respectivamente conforme a imagem ao lado.[pic 1]

Sucessivamente os seus respectivos sucessores resultam em uma adição de uma imagem representativa ao número 1 e ao número 10, tendo como resultado uma tabela como essa:        [pic 2]

Esse sistema foi muito útil na época em que foi criado pelo fato da necessidade da utilização da contagem propriamente dita, como por exemplo para contagem de quantidade de comida disponível no armazém, ou quantidade de animais, mas principalmente foi a origem do sistema de hora, minuto e segundo como conhecemos hoje.

O que levou esse sistema a cair em desuso foi a quantidade de símbolos necessários para escrever números mais elevados, por exemplo: para escrever o número 1009 no padrão babilônico, seriam necessários 109 caracteres.

Grega

O sistema numérico Grego surgiu a aproximadamente 3.300 anos atrás, baseava-se basicamente em 27 letras do alfabeto grego, sendo 9 letras responsáveis pela casa das unidades, outras 9 responsáveis pela casa das dezenas, e as últimas 9 responsáveis pela casa das centenas.

Porém esse os gregos tinham problemas em representar números muito grandes com esse sistema o que ocasionou seu desuso e substituição pelo sistema de contagem Romana.

 

[pic 3]

Romano

[pic 4]

O sistema numérico romano é utilizado até hoje, principalemnte para representar hora em relogios analogicos.

É um sistema que utiliza poucos símbolos para representação de algum número, porém representa uma certa dificuldade nas realizações de operações matemáticas.

  1. Descreva como funciona a cifra de César usada durante a civilização romana e as vantagens  desvantagens dessa cifra.

A cifra de César é uma forma simples de criptografia utilizada por Júlio César para se comunicar com seus generais e caso o inimigo interceptasse a mensagem, não conseguiria decifrar pois estava codificada.

Porém esse método de criptografia é muito simples e atualmente não tem nenhuma aplicação pois não oferece segurança nenhuma por ser um método muito superficial em relação aos atuais, que utilizam algoritmos e equações para gerar uma chave de criptografia e descriptografia, assim fornecendo um meio bem mais seguro para armazenar dados importantes ou enviar mensagens caso os dois lados (transmissor e receptor) possuam a chave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com