TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades

Por:   •  17/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades

Célia C. V. da Silva¹, Wilk O. dos Santos¹

Resumo

Para estimular as habilidades necessárias para a sociedade atual, torna-se perceptível a adesão ao ensino de outras ciências ainda na Educação Básica, à exemplo, a Ciência da Computação. Nesse sentido, os cursos de Licenciatura em Computação foram criados para formar profissionais que atendessem essa nova demanda educacional. Em vista disso, o presente resumo retrata os entraves enfrentados por docentes e discentes brasileiros.

        Ademais, surgiu a necessidade de identificar e averiguar quais são e por que ocorre os grandes desafios na Licenciatura em Computação. Para tal, está sendo realizada uma pesquisa quantitativa e estruturada, por meio de questionários – separados para docentes e discentes – compartilhados com as instituições que possuem em sua malha curricular o curso superior em Licenciatura em Computação. O questionário dos docentes é composto 17 perguntas e dos discentes possui 21 questões, ambas divididas em 3 seções. Atualmente possuímos um total de 65% das respostas realizadas por alunos e ex-alunos e 35% das respostas foram realizadas por professores e estudiosos na área.

        Além disso, dos maiores desafios enfrentados por estudantes desta licenciatura é a necessidade de inserir no ensino médio e básico os princípios elementares da computação, como já é feito com ciências como física, química e matemática. Desta forma, um dos fatores desmotivacionais é não poder atuar na área que se aprofundou durante toda a sua graduação. Em vista disso, entende-se, que em quanto não houver a obrigatoriedade do ensino de computação na educação básica os estudantes estarão cada vez mais desmotivados a entrar e concluir o curso e nunca passaremos a ser produtores de conhecimento.

        Como também é capaz de definir requisitos, especificar e avaliar programas e equipamentos para aplicação educacional, incluindo requisitos pedagógicos e de comunicação homem-computador, bem como definir requisitos e especificar sistemas de ensino de Educação a Distância. Apresenta também a capacidade de administrar laboratórios de informática em escolas e demais organizações.

        Além disso, possui desafios acerca dos estágios supervisionados para os estudantes de Licenciatura em Computação. Bem como, não tem a disciplina de computação, o aluno passa por dificuldades no quesito: “o que ensinar”, em indústrias, para realização de estágios, que os permitam terem oportunidades de atuação dentro do próprio curso.

        Um paragrafo falando sobre o desafio da formação de professores que tenham a capacidade atuar de forma interdisciplinar, sabendo agregar as novas tecnologias digitais da firmação e comunicação, em favor do ensino das diferentes disciplinas que compõem o currículo base do ensino básico.[a]

Referências

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com