TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual - EaD Online

Por:   •  20/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Estudantes: Mateus Souza de Oliveira

Polo: Sapeaçu

Ambientes Virtuais de Aprendizagens: características e elementos

Este texto tem como objetivo apresentar de forma argumentativa as respostas dos questionamentos realizados pelo Tema 1 da componente curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem do curso de especialização Tecnologias e Educação Aberta Digital. Assim, apresentamos algumas reflexões sobre alguns aspectos tecnológicos voltados para área educacional entrelaçando com as ideias de alguns teóricos.  

A educação a distância (EaD) vem ganhando espaço e reconhecimento devido aos avanços das tecnologias digitais. Para Pereira, Schmitt e Dias (2007) os ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs) são opções tecnológicas que atende esta demanda educacional, pois estes softwares possibilitam o desenvolvimento e a distribuição de diversas ferramentas tecnológicas que potencializa o processo de ensino e aprendizagem em cursos online ou disciplinas semipresenciais. Esses sistemas virtuais estão promovendo uma educação mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

É importante salientar que os AVAs têm diversos significados, assim, pode ser visto, por um lado, como um dos recursos tecnológicos online desenvolvidos para colaborar com a equipe polidocente no gerenciamento de conteúdos e ferramentas avaliativas complementares para a gestão dos cursos ministrados. Por outro lado, como ambiente que possibilita ao educando um acesso ao conhecimento mediante a quebra da linearidade do espaço e do tempo. Desta forma, corroboramos com estas autoras (idem, 2007, p. 5), ao enfatizarem que esses sistemas virtuais “[...] consiste em uma opção de mídia que está sendo utilizada para mediar o processo de ensino-aprendizagem a distância”.

Nesse contexto, temos que os AVAs se caracterizam como ambientes informativos, cooperativos e interativos. Numa visão mais ampla, podemos afirmar que são softwares formados por tecnologias digitais que facilita a organização e exposição dos conteúdos, possibilita o acompanhamento das atividades individuais ou em grupos por meio das mediações pedagógicas e fornecer aos sujeitos envolvidos um suporte virtual de comunicação entre todos os participantes. Isto acontece devido à coexistência de várias ferramentas que contribuem para o andamento das aulas, entre eles destacamos: chat, fórum, questionários e pastas de arquivos.

No cenário educacional, encontramos alguns AVAs, os mais comuns entre eles, são: Blackboard, plataforma em que é possível manter uma relação entre educadores e educandos, porém é muito usada na área comercial; Teleduc, ambiente aberto e gratuito, com diversas ferramentas de ensino e é fácil de ser usado na educação, haja vista que “[...] foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo as necessidades relatadas por seus usuários”. (BARBOSA, 2005, p.78).   E o Moodle, software livre que oferece uma grande diversidade de ferramentas voltadas para área educacional com a intencionalidade de “[...] permite a interação do aprendiz com os conteúdos a serem estudados, estimula, desafia e ajuda no desenvolvimento intelectual.” (MESSA, 2010, p. 46).

Para esta autora (idem, 2010, p. 29) “As direções do ensinar e aprender são fortemente fundamentadas nas relações e ações efetuadas entre professores, alunos e ambiente de aprendizagem, seja na modalidade presencial, seja na modalidade a distância.” Assim, partindo do pressuposto que os ambientes de aprendizagens são os lugares ou espaços em que as aprendizagens ocorrem é importante, nesse momento, diferenciar os ambientes presenciais de aprendizagens (APAs) dos AVAs.  

Nota-se que os ambientes presenciais têm a necessidade de fixar um local físico e um tempo para acontecer. Já os virtuais se desenvolvem no tempo flexível do educando e no espaço onde cada um se localiza, oferecendo para todos, mediante a conectividade, condições para interações em momentos síncronos e assíncronos. Outra diferença de suma importância, esta no processo de ensino e aprendizagem, pois nos APAs convencionais, o docente apresenta uma postura centralizada, ou seja, todo conhecimento está unidirecional em seus ensinamentos. Isto mostra que os discentes são sujeitos receptores. Já nos AVAs aos educandos tem autonomia de buscarem seus próprios conhecimentos mediante a mediação da equipe polidocente. Deste modo, temos que os estudantes são vistos como indivíduos autônomos e os educadores como mediadores pedagógicos que apoia autoaprendizagem dos educandos.

Nesta ótica, os AVAs oferecem algumas vantagens em relação aos APAs. Fato este também observado ao descrever os elementos pedagógicos dos ambientes virtuais que são: tecnologia, no sentido de promover interatividade tecnológica entre o computador e o usuário, com a objetividade de apresentar os materiais de estudo de modo criativo, atrativo e motivador; interação, já que envolve os usuários e durante o processo possibilita as reflexões e opiniões dos mesmos mediante a comunicação de diversas maneiras (escrita, áudio e visual); cooperação, cuja finalidade é promover o trabalho colaborativo, com a interação entre todos os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (271.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com