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Método Canvas

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

Curso Superior Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema

Disciplina: Programação em Dispositivos Móveis

Professor – Gilson Marquato

Bruno Henrique Cardoso – RA 9911150442

Jean Carlos Strapasson – RA 0399618973

Talita Aline Sendretti Pereira – RA 0067592159

Pedro Felipe Elias de Souza – RA 0027533703

Joinville

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

O que é Android Canvas e para que serve?        

Como utilizar?        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo entender o conceito de Android Canvas, conhecendo suas funcionalidades, e alcançar o conhecimento para utilização deste recurso.


  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 Android Canvas

O que é Android Canvas e para que serve?

A classe Canvas mantem as chamadas “desenhar” esta classe é utilizada para desenhar formas, gráficos, sendo a mais indicada para projetos multimídia, jogos, objetos digitais e animações, por possuir o mais novo recurso de aceleração gráfica em browsers que diminui processos na CPU do usuário.

O “Android Canvas” permite a programação desta classe para o mobile, podendo assim criar um app que permite a utilização formas, gráficos entre outros.

Como utilizar?

Para utilizar a classe Canvas é preciso de 4 componentes básicos: um bitmap para conter os pixels, uma Canva para acolher as chamadas Draw (escrevendo para o bitmap), um desenho primitivo (por exemplo, Rect , Caminho , texto, Bitmap ), e uma pintura ( para descrever as cores e estilos para o desenho ) .

Conforme mencionado acima a classe Canvas é a chamada para “desenhar gráficos ou animações” com Android Canvas podemos criar um app com estas atividades, abaixo veremos como utilizar deste recurso.

Criando um projeto Canvas

  • O primeiro passo é criar um projeto
  • Selecionar a versão do Android
  • Nomear o Pacote
  • Criar um layout XML

  • Na classe Activity do pacote temos o método de setContentView(view) – Este método faz a ligação entre a activity e a view. Exitem dois métodos setContentView, pois podemos construir a tela de duas formas, uma utilizando o código Java, de forma singular ao Swing, e outro que recebe um recurso XML de layout.
  • Criar uma classe, que será utilizada como uma view, esta classe é chamada no Activity. Nesta classe deve extender a classe view do Android e criar o método construtor.

Usamos @override para sobrescrever o método.

public void onDraw(canvas canvas)

Esta classe tem como entrada o “Canvas” onde utilizamos para “desenhar”

Exemplo:

@ Override

public void onDraw(canvas canvas){

      RectF rect =

                 new RectF(

                                 (getWidth() / 2) - 120,

                         (getWidth() / 2) + 50,

                         (getWidth() / 2) + 120,

                             (getWidth() / 2) + 140,

          super.OnDraw(canvas);

...

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