TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AVANÇO TECNOLÓGICO DA INFORMÁTICA NA ATUALIDADE

Por:   •  12/12/2022  •  Artigo  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

O AVANÇO TECNOLÓGICO NA ATUALIDADE

Joás J. Silva

RESUMO:

Basta abrir os olhos e podemos ver que a tecnologia está implantada em todos os momentos de nossas vidas, mas o que isso pode ocasionar? Quais os efeitos e consequências isso pode trazer? e a sociedade como pode reagir a isso? Trataremos nesta pesquisa como os avanços tecnológicos vêm se adaptando ao modo de vivência global.  

Palavras-chaves: Atualidades.Avanço tecnológico.Adaptação tecnológica

INTRODUÇÃO

        

Na pré história, o homem não possuía um centésimo das necessidades que hoje, os aflige. Não precisavam do controle remoto, pois não tinham  TV e nem precisavam  de TV, pois não tinham energia...nem precisavam de energia pois  não tinham consciência de sua existência. Não precisavam  de energia até ser feita a  descoberta do fogo.

O fogo  pode ser considerado um marco na evolução tecnológica naquela época. Foi a partir de sua descoberta que ocorreu maior aproveitamento de recursos naturais que precisam de calor para serem úteis. A idéia do combustível foi ganhando espaço através do tratamento  de recursos naturais como argila para a produção de cerâmica, a queima de madeira para a produção do carvão, a fornalha (8000 a.c) utilizada para forjar metal e criar armas...as ligas como o bronze, o ferro e o aço  (1.400 a.c). Mas muito mais importante que aproveitamento destes recursos, são as transformações que esta evolução promoveu nas sociedades humanas. 

Tendo em vista como a informática tem avançado durante anos, abordaremos neste artigo o avanço tecnológico da informática na atualidade, tomando como base o método de pesquisa quantitativo utilizando-o a plataforma de pesquisa “Google Académico’’ onde avaliaremos os artigos relacionados ao tema. com o objetivo de desenvolver um pensamento crítico social buscando conscientizar os benefícios e malefícios da tecnologia.

A era atual vem se utilizando de vários meios de facilitar a humanidade e os avanços tecnológicos vem participando ainda mais desses meios. Sobretudo abordaremos tópicos, a fim de relatar as atualidades dos tempos atuais.

  1. PRIMÓRDIOS DA PARTICIPAÇÃO DA TECNOLOGIA

Retrocedendo os tempos atuais, ao resumo de onde se teve início à participação da tecnologia. Surgida na Revolução Industrial (1760-1860) onde a mão de obra começou a ser substituída por máquinas, equipamentos, invenções, etc. Tendo funcionalidades diversas, tornou-se crucial em grandes produções, gerando grandes fábricas e indústrias. Segundo Paulo Bastos Tigre:

A revolução industrial constitui um divisor de águas na história econômica do Ocidente, dados seus impactos sobre o crescimento da produtividade. Desde meados do século XVIII observam-se sucessivas ondas de inovações obtidas por meio da introdução de máquinas e equipamentos, de novas formas de organização da produção e do desenvolvimento de novas fontes de materiais e energia. (TIGRE, 2006, p.[3])

No início do surgimento da tecnologia na Revolução Industrial, as inovações foram implantadas aos poucos. Tendo como iniciais para a etapa da inovação, os mecânicos, ferreiros e carpinteiros, mesmo tendo pouco conhecimento científico. Comprovando assim que teria a substituição da habilidade e do esforço humano pelas máquinas rápidas, constantes e incansáveis. Sendo assim  com o passar do séculos à tecnologia vem se inovando, sendo cada vez mais presente no dia a dia social e industrial. Pode-se afirmar que tudo o que vemos à nossa volta hoje é tecnologia, não necessariamente dita algo que haja uma placa ou circuitos com programas integrados! Não. Tudo que facilite o meio de ser usado ou feito pode se considerar supostamente tecnologia.

  1. IMPACTO QUE A TECNOLOGIA CAUSOU DURANTE OS SÉCULOS

        

Durante os tempos antigos até os dias de hoje, a tecnologia vem inovando a forma de viver facilitando o modo de vida. Tendo críticas do ponto de vista social, será que realmente a facilidade pode ser benéfico? De certa forma sim, tendo em vista que a tecnologia tem tirado muitos esforços físicos contribuindo para a saúde física. Contudo os resquícios da facilidade tecnológica tem atrofiado a capacidade humana de interagir fisicamente com algo, tornando-se dependente da tecnologia,  retardando assim o empirismo.  

Segundo Tigre (2006, p.13) “A inovação tecnológica constitui uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e a competitividade das organizações, assim como para impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões e países.”

Tendo em vista o destaque que a tecnologia vem causando atualmente, já podiamos afirmar que o futuro tecnológico visto em filmes da época (Ficção Científica) já estava presente desde o passado. A Guerra Fria como maior exemplo disso uma disputa incansável entre EUA e a União Soviética, para saber quem teria mais recursos ou poder militar, isso incluindo a tecnologia onde podemos citar a ida do homem ao espaço provando assim nessa época o grande avanço tecnológico da era. Chegando assim a INTERNET já no final no anos 90, século XX onde foi até hoje a maior novidade da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com