TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise em revistas especializadas e/ou na Internet um caso prático de organização/empresa que desempenha atividades relacionadas à Gestão do Conhecimento.

Resposta: O caso encontrado, através de pesquisas na internet, é o da empresa EMBRAER.

(b) Descreva o caso prático pesquisado. Identifique a fonte pesquisada.

Resposta: A EMBRAER, empresa brasileira do ramo da aviação, trabalha na gestão do conhecimento e apresentou, através da 14ª edição do Fórum de Boas Práticas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e seu caso de sucesso.

Os processos foram divididos em duas linhas de atuação: A linha de “Práticas Estimuladas”, onde o processo teve inicio, e na linha de “Práticas Gerências“.

As práticas gerenciadas são utilizadas a um pouco mais de quatro anos. Os principais ganhos e o foco e na incorporação de conhecimento, ou seja, ganho de maturidade, ganho de ciclo e ganho de qualidade através de reuso. Por outro lado, nas práticas estimuladas há um foco na geração de conhecimento, devido a proximidade dos participantes há uma confiança e compartilham o conhecimento.

Como exemplos, foram citados a prática de mentoria, onde é a feita a transferência de conhecimento de pessoa para pessoa. Programas de especialização em engenharia. Captação de conhecimento através de vídeos com os depoimentos e apresentações de personagens. E o reuso de conhecimento.

(c) De acordo com o texto “Conhecimento em ação”, o fato de uma organização/empresa realizar atividades relacionadas à gestão do conhecimento não implica que esta organização/empresa seja praticante da gestão do conhecimento. Assim, descreva se o caso pesquisado se trata ou não de uma organização/empresa praticante da gestão do conhecimento. Justifique sua resposta utilizando argumentos do texto lido e do estudado nos tópicos 1 e 3 da unidade de aprendizagem.

Resposta: No meu ponto de vista, o caso pesquisado, da empresa EMBRAER, trata-se de uma empresa que pratica a gestão do conhecimento. Essa conclusão é realizada baseada na premissa que não basta apenas ter a informação para gerar o conhecimento, o conhecimento precisa ser disseminado e compartilhado. Através das iniciativas, programas e processos estipulados pela empresa, há o ciclo completo da gestão de conhecimento através do mapeamento, geração, disseminação, uso e o armazenamento. Sendo esse conhecimento integrado aos processos do dia a dia, trazendo retorno para a sociedade e com o apoio da gestão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com