TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Humano

Por:   •  23/5/2021  •  Abstract  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

        Desde nosso surgimento, o ser humano vem sempre tentando entender a si mesmo e o que acontece ao seu redor. Sendo assim, as vezes nos encontramos em paradigmas, sobre o porque de alguns acontecimentos, levando-nos assim a busca da sabedoria. Desse modo, evoluímos constantemente, seja qualquer área que esteja ao alcance humano.

(reformulei o final da introdução)

         O conhecimento é algo que adquirimos incialmente por percepção, seja ela física, visual ou sentida. Ao decorrer de nossas vidas, estamos sujeitos a situações que nem sempre podem ser explicadas até o presente momento, como por exemplo, atualmente há varias doenças que ainda não são curáveis e sim apenas tratáveis com Aids, Câncer e várias outras. Diante disso e outros fatores, como apenas o desejo de entender e aprender como as coisas acontecem na natureza e seu porque, somos levados a sempre buscar conhecimento. Conhecer é pensar o que é. O conhecimento é certa relação, seja ela de semelhança ou adequação, entre o espirito e o mundo. Assim, conhecemos nosso bairro, nossos amigos, nossa casa. O que há em nosso espirito quanto pensamos neles, corresponde aproximadamente ao que existe na realidade.

(Coloquei mais conectivos e substitui alguns, adicionei elementos da arte da citação)

       Muitas pessoas acham que sabem o que acontece a nossa volta e somos muito desenvolvidos enquanto a isso, porém há conhecimentos que até hoje não se provam verdades cientificamente,  como a geometria euclidiana que em prática é verificada, mas não conseguimos provar, ou até mesmo a existência de Deus, que não temos como provar, fatos assim são conhecidos por axiomas. Em outras palavras, também há a possibilidade de muitas dessas coisas não serem verdades e estarmos vivendo em um mundo apenas de “teorias”, pois a base de várias coisas que sabemos hoje é devido a teorias que ao estudarmos alguns acontecimentos, as deduzimos, mas nem sempre significa que é algo geral. Há a chance de muita coisa ser apenas ilusão, e tudo pode ser contestado, é assim que o conhecimento se aprofunda e se verifica verdade ou ilusão, a partir de questionamentos, evoluindo cada vez mais o que sabemos. Todas as nossas ideologias estão sujeitas a questionamentos, ao erro e a evolução da mesma.

(Coloquei mais conectivos e substitui alguns, adicionei elementos da arte da citação, adicionei um metacomentário para enfatizar e deixar mais claro um ponto)

 Existem vários tipos de conhecimentos como experiências vividas, passado de sua nação ou fatos históricos em geral, o como e o porque de nossa existência e do que acontece em nossa volta. Para obtermos é preciso ter dados de apoio, ou uma justificação racional. Para ter uma justificação não é apenas pensar que se tem uma razão para acreditar em algo. Devemos levar em conta o uso da razão para melhor sucesso de pesquisas e aperfeiçoamento de teorias. Assim sendo, cada vez mais contestado um argumento, precisaremos mais e mais da razão e consequentemente da ciência para que se possível seja provada. Também existem outros fatores a serem levados em consideração para provarmos algo, como ter evidências e fatos, que serão critérios para nossas verdades.

       Um ponto bem relevante nesse aspecto é a crença, o senso comum parece ditar que devemos acreditar em algo, pois devido a falta de fatos e evidências para provarmos alguns conhecimentos, muitos acreditam que existe algo maior “acima” de nós, um ser divino, que varia de um religião para outra, e assim alguns atribuem acontecimentos a esses tais Deuses, axioma esse que até hoje ainda causa controvérsias e que provavelmente ainda causará. Pois massiva parte da população mundial acha que certos acontecimentos são “milagres”, que são atribuídos a esses Deuses como fatos que aconteceram e são cientificamente inexplicáveis. Diante disso, existem pensadores e filósofos que ficam divididos entre o avanço da ciência e a intervenção divina. Justificar alguma crença é poder estabelecer suas razoes, o que transformaria numa crença racional. A crença irracional é, pelo contrario, a crença não fundamentada em razões não pertinentes. Ainda assim, o fato de que a crença seja racional não significa que a mesma é ou será verdadeira. Apesar destes fatos, a religião tem papel importantíssimo. Por um lado, é algo confortante e que nos ajuda a enfrentarmos problemas e nos confortam em momentos difíceis. Por outro lado, não podemos nos confortar que tudo que acontece tem explicação única e tal é divina, pois é preciso um estudo cientifico e assim enriquece a sabedoria humana. Isso não quer dizer que não seja algo importante mas também é algo que deve ser estudado. Concordo que seja necessária a religião como algo presente para quase todos nós, mas também devemos ver a imensidão de coisas que um dia não houve explicação e era atribuída a seres divinos e a ciência conseguiu explica-las. Relacionado a esses fatos está o dogmatismo e o ceticismo, ambos tem em comum a verdade e o conhecimento, entretanto o dogmatismo é alicerçado em percepções, sendo assim passa a acreditar em coisas sem que nenhuma dúvida lhe atinja, é a capacidade do homem de buscar uma verdade absoluta e indiscutível, são verdades impostas que devem ser aceitas. Já o ceticismo é a busca incansável da verdade, confrontar algumas verdades buscando a certeza ou o aperfeiçoamento da mesma, diferente do dogmatismo o ceticismo está sujeito a críticas e as vezes a prova de que algo pode não ser verdade, sendo assim a busca constante da verdade. Ambos são pertinentes em vários aspectos para que possamos evoluir e aprendermos que a busca do conhecimento não é algo simples.

(Coloquei mais conectivos e substitui alguns, adicionei elementos da arte da citação, coloquei mais argumentos, coloquei alguns argumentos contrários para assim ter uma ideia de ambos lados, adicionei partes que achei importante do Entrar na conversa)

    Segundo a visão convencional, não há uma distinção sobre verdade e certeza, apenas a partir de algum conhecimento, pois o conceito de certeza provoca por vezes algumas confusões. Dado que a certeza, caso seja obtida a partir de uma investigação de fatos e que está correlacionada com a verdade, é fácil pensar que a certeza será verdade, mas nem sempre será. Assim como nem sempre a verdade implica a certeza, pois não é algo geral. Ainda mais importante, fator determinante no momento de análise de alguma percepção que nos leva a algum novo conhecimento é muitas vezes baseado em nossa personalidade e em nossa visão de mundo, pois o novo nos convém quando é algo de nosso interesse, o que ajuda no seu discernimento e assim formando com mais consistência e nitidez do que algo que somos forçados a fazer. Porém o ser humano sempre está aberto ao novo e ao desconhecido, somos capazes de aprender e interagir com o mundo de acordo com nossa vontade e determinação, o quão longe iremos muitas vezes depende apenas de nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (274.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com