TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Epistemologia da Ciência

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

IFRN (Natal-Central)

Disciplina: Epistemologia da Ciência

Professor: Marcos Aurélio

Trabalho (individual) - Data de entrega a ser informada em sala de aula.

Valendo 30 pontos.

Trabalho intitulado “Seis ilustrações frente às diferentes posições epistemológicas tratadas no texto A possibilidade do conhecimento (HESSEN, 2012)”.

QUESTÃO ÚNICA

        Cada aluno deverá desenvolver o Trabalho de acordo com as seguintes orientações:

1) Imagine que você é artista gráfico de uma editora e, ao participar de uma reunião com o editor chefe, recebe a incumbência de ilustrar, com seu trabalho autoral, as capas de seis livros que serão lançados numa coleção denominada “Teoria do Conhecimento”.  O citado editor lhe entrega os títulos dos livros, que são os seguintes:

1º livro) O dogmatismo

2º livro) O ceticismo

3º livro) O subjetivismo

4º livro)O relativismo

5º livro) O pragmatismo

6º livro) O criticismo

Porém, o editor não quer apenas as respectivas ilustrações, ele exige que, acompanhando cada proposta estética,  você produza também um breve texto explicativo  – com, no mínimo, treze linhas digitadas em times 12– comentando a arte de cada capa de livro, ou seja, relacionando a estética do desenho (traços, cores, contrastes, etc) ao tema correspondente, de modo que você demonstre que conhece as principais características teóricas em cada caso, assim como a coerência entre  o seu trabalho estético e as ideias em foco.

Voltando à nossa realidade em sala de aula, substitua o “editor” pelo professor de Epistemologia da Ciência, e a este entregue o seu Trabalho (desenhos e textos produzidos conforme o que consta acima) após levar em conta as seguintes observações:

  • Para avaliação do trabalho, não será exigido o nível técnico profissional na produção da arte.  O mais importante é a coerência entre a produção estética e as explicações envolvendo a arte e as respectivas correntes teóricas representadas.
  • O trabalho deverá ter capa (com identificação da instituição e do aluno) também em tamanho ofício.
  • Após a capa do Trabalho, inclua uma folha contendo as orientações aqui configuradas.
  • Um desenho para cada tema (“capa de livro”) já é suficiente.
  • Reserve uma folha ofício para cada desenho e seu respectivo texto.
  • Caso queira, o aluno poderá substituir o(s) desenho(s) por colagem(ns).
  • Reúna todas as folhas (juntamente com a capa) e aplique o grampeador.
  • O aluno tem total liberdade para optar (ou não) por influências estéticas de escolas de pintura diversas (cubismo, impressionismo, expressionismo, arte figurativa, arte abstrata, etc), assim como para o uso de instrumentos variados (canetas, lápis de cera, grafite, pincéis, etc), além da produção de desenhos no computador.
  • Portanto, para cada “capa de livro”, o aluno poderá fazer uso de instrumentos e materiais variados, conforme a sua livre criatividade. Porém, as escolhas estéticas (e instrumentais) deverão ser justificadas nos respectivos textos, conforme já explicitado.
  • Não incluir no Trabalho: plágios a partir de imagens da internet, cenas de filmes, pinturas e outras possíveis cópias de obras de outros autores.
  • Para a produção dos textos que devem acompanhar os desenhos, tendo em vista os conteúdos trabalhados em sala de aula, estabelecemos a obra de Hessen (2012) para a fundamentação, mais especificamente o capítulo 1 – A possibilidade do conhecimento –. Porém, não devem ser incluídas citações; cada aluno deverá construir seu texto com suas “próprias palavras”.

REFERÊNCIA:

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. 3.ed São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (250.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com