TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Backup de Dados

Por:   •  6/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Gestão em Tecnologia da Informação (HOS24) 

Autor: Laion Rogê Assunção de Moura (792491)

Prof. Orientador: Edna Almeida

GESTÃO ADMINISTRATIVA: PROCESSO ADMINISTRATIVOS

PARA ROTINAS DE  BACKUP DE DADOS

Seminário Interdisciplinar I

26/11/2016

Manaus 2016 

RESUMO

As informações são objetos de grande importância para organizações publicas e privadas, por ser um diferencial de sucesso entre as empresa. Torna-se cada vez mais relevante a criação de meios para manter sua segurança, proteção, confiabilidade, veracidade e autenticidade dos dados, restringindo-se somente ao uso e manuseio de pessoas autorizadas, protegendo-as contra perdas, roubos e corrupção de dados. Por isso, esta dissertação dispõe de procedimentos que serão estabelecidos para a implantação e manutenção de um sistema de backup de dados eficaz, do ponto de vista de gestão de Segurança da Informação. Para alcançarmos este objetivo, foram pesquisadas as constantes teorias envolvidas para o planejamento de backup de dados, através de documentos de fontes seguras encontradas na Internet, em livros, em artigos e em outras referências, sobre as estratégias de backup de dados, reunindo as de maior importância e coerência. Colocaram-se em pauta todos os dispositivos mensuráveis de avaliação do processo realizado, visando entender e avaliar as características da importância da gestão administrativa no controle desta atividade.

Palavras-chave: Processos, Backup, Rotinas, Segurança.

1 INTRODUÇÃO

Com a concorrência e a competitividade das organizações por estarem à frente no mercado com novas ideias e projetos inovadores  cada vez mais crescentes numa sociedade  globalizada. As informações se tornaram alvos de grande importância tanto para as pequenas quanto para as grandes organizações.

Faz-se necessário um processo administrativo focado somente na segurança dessas informações, impedindo sua perda, roubo ou extravio ocasionado por corrupção de dados.

Para um gestor responsável pela segurança das informações de uma organização, a difícil tarefa de organizar, gerenciar e assegurar a proteção sistematicamente dos dados requer muito do seu potencial de conhecimento técnico teórico e especifico, para manusear ferramentas adequadas ao seu meio que irão lhe proporcionar o êxito de seu trabalho.

A expressão “backup” em geral quer dizer, copia de segurança. Pois é o ato de copiar arquivos, documentos, dados de um sistema para a preservação do mesmo em caso de algum acontecimento em que haja a perda da informação original, sendo a informação do backup substituindo-a perfeitamente, e com 100% de sua integridade.  

A necessidade de criação de um sistema e procedimentos para realização deste ato requer a analise e planejamento do grau de prioridades que esses dados fornecem para a organização. Com informações do contexto geral da entidade é possível aplicar técnicas que visam à eliminação dos riscos e desperdícios de dados. Para isso uma elaboração por etapas deste processo deve ser crida, observando cada dispositivo de segurança e possível brecha sanando e mantendo um controle de qualidade das informações que exigem uma auditoria constante do trabalho a ser realizado. A fim de manter um processo de rotina estável de riscos tanto externos quanto internos.

A visão de uma importante tarefa de salvaguardar informações pode ser considerada como um atributo indispensável para um gestor da área de Tecnologia da informação, pois a exigência de conhecimento teórico e habilidades do cotidiano podem fazer uma grande diferença em ambientes hostis e carentes de proteção de dados.

Atualmente no Brasil as informações estão se tornando alvo de ameaças de diversos lugares. Os  invasores de sistemas estão preocupados em obter informações sigilosas de bancos, universidade, organizações de marketing e outras, por isso a figura do gestor responsável pela segurança das informações é tão importante.

2 PLANOS ESTRATÉGICOS DE BACKUP DE DADOS

Para a gestão administrativa a Segurança da informação é importante em todos os aspectos ambientais independente do nicho de negocio, pois promove interatividade  de meios tecnológicos que reduzem os trabalhos e processos de negócios otimizando suas etapas de gestão.

Para EGAN (2005, p.11), a Segurança da Informação pode ser usada como um diferencial na estratégia, especialmente em uma economia globalizada em que mais negócios são conduzidos eletronicamente.

Para garantir que seus resultados sejam satisfatórios, se faz necessário manter a preservação e integridade das informações através de um politica de segurança para salvaguardar os dados, observando cada etapa e procedimento pré-estabelecido para garantir sua eficiência.

BLUEPHOENIX (2008), diz que em termos organizacionais, a informação tem um papel vital no que diz respeito à gestão, à organização e subsistência das entidades.

O valor que a informação representa não é mensurável e a sua perda pode resultar em paragens, improdutividade, desorganização e instabilidade.

2.1 Politica de Segurança

De acordo com a norma NBR ISO/IEC 17799 (ABNT, 2005), a Segurança da Informação é obtida a partir da implementação de uma série de controles que podem ser políticas, práticas, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software. Portanto esses requisitos devem ser estabelecidos para que não haja rupturas na cópia e preserve dos dados.

As politicas de segurança devem ser umas das mais importantes tarefas iniciais do processo. Pois é nas politicas de segurança que serão analisadas quais as seções de prioridades de backup que devem ser levadas em consideração, como também as restrições quantos aos acessos a determinados dados por categorias de sigilo entre eles.

Conforme Gonçalves (2002), a política de Segurança da Informação é um conjunto de diretrizes, regras e práticas que impõem como uma organização gerencia, protege e distribui suas informações e recursos.

O objetivo da política de Segurança da Informação, segundo a norma NBR ISO/IEC 17799 (ABNT, 2005), é o de prover uma orientação e base para a Segurança da Informação. Convém estabelecer uma política clara, com apoio e comprometimento de toda a organização.

Segundo Gonçalves (2002), é importante fazer uma avaliação dos riscos envolvidos para decidir o que realmente precisa ser protegido e a quantidade de recursos que devem ser utilizados para a economia dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com