TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Viabilidade

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de viabilidade 
Sistema de Gerenciamento de condomínios

1 - Introdução

     O processo de estudo de viabilidade(EV) é o passo inicial da engenharia de requisitos. O EV indica se o esforço em desenvolver a idéia vale a pena; visa tanto a tomada de decisão, como a sugestão de possíveis alternativas de solução. Nesse contexto criamos o relatório de viabilidade que tem como objetivo apresentar aspectos do EV que vai apresentar as possíveis     alternativas para o desenvolvimento do sistema e concluir qual a melhor dessas alternativas.  

1.1 - Objetivos do documento

     Este documento destina-se aos clientes e engenheiros ou gerentes envolvidos no desenvolvimento do Sistema. Assim este documento apresenta a descrição dos serviços e funções que o sistema a ser desenvolvido deve prover, bem como suas restrições de operacionalização e propriedades gerais. Além de por  questões como: se o projeto pode ou não ser feito, se o produto final irá ou não beneficiar os usuários interessados,  a escolha das alternativas entre as possíveis soluções,  se há uma melhor alternativa, políticas, inconsistências e performance.

1.2 - Descrição do problema

                O projeto tem como objetivo gerenciar e organizar os dados e serviços mais  gerais de um condomínio, relativos aos condôminos e o sindico.  Aspectos diferentes foram abordados nos serviços tais como : econômico/administrativo(condomínio e condôminos), social(condôminos) e estrutural(condomínio em geral). Umas das preocupações do projeto era o fato de fornecer transparência desses aspectos a todos os condôminos; para isso o modelo de implementação do sistema deveria prover uma constante atualização dos  dados além de oferecer consistência através de um SGBD.    
                         

2 - Alternativas de solução :

 

Nossas soluções visavam a transparência das informações sobre o condomínio, assim como a facilidade de acesso as mesmas a qualquer hora e lugar, bastando o usuário ter acesso a internet.  


2.1 - Alternativa 1: Desktop

    O sistema seria instalado na maquina de cada usuário. Quando o sistema estivesse conectado a web, ele poderia atualizar todo o conteúdo em relação ao ultimo acesso, assim como recebe dados do SGBD(que poderia ser uma maquina extra no condomínio ou uma prestação de serviço) o usuário também pode submeter as possíveis modificações relativas aos serviços acessados por ele. A mesma coisa acontece com o sindico, mas em uma interface diferente (interface administrativa) onde estariam disponíveis serviços exclusivos do sindico.

2.2 - Alternativa 2: Web System

Nessa terceira proposta o sistema esta todo na web. Optamos por essa alternativa porque com ela adicionamos o conceito de mobilidade ao sistema e evitamos portar o sistema para outras plataformas, visto que qualquer dispositivo que oferece acesso a internet poderá acessar o sistema tendo acesso a todos os serviços.


3 - Testes de Viabilidade

3.1 - Estudo de viabilidade Operacional

Aqui apresentamos um resumo com os resultados obtidos pelo estudo operacional, comparando as alternativas propostas.

Altenativa  1

Alternativa 2

Performance

2

3

Informação

3

3

Economia

2

3

Controle

2

3

Eficiência

3

3

Serviços

2

3

Mobilidade

1

3

Total

15

21


1 - ruim | 2 - satisfatório | 3 - bom




3.2 - Estudo de viabilidade Técnico


Alternativa 1


A alternativa 1 utiliza tecnologias bem consolidadas, amplamente utilizadas em diversas empresas e em diferentes tipos de sistemas. É fácil encontrar profissionais que dominem essas tecnologias. Portanto, a alternativa 1 é tecnologicamente viável.

Alternativa 2


O uso de web Systems  também é uma prática já bem difundida em diversos setores  assim como a alternativa.

3.3 - Estudo de viabilidade de cronograma

O objetivo deste estudo é especificar os prazos desejáveis para as três alternativas. Em todas as alternativas 2 meses  e 15 dias é considerado um tempo suficiente para desenvolver o sistema. A parte de infra-estrutura deve ser feita paralelamente ao desenvolvimento.

Alternativa 1

 

Implementação e Implantação        2  meses

Treinamento e Testes                         15 dias

Tempo Total Desejável                         2 meses e 15 dias

 

Alternativa 1

 

Implementação e Implantação        2  meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com