TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PEQUENAS EMPRESAS

Elves Antônio Ferreira de Oliveira[1]

Heitor Oliveira Campos[2]

João Vitor Normanha de Melo[3]

Marcelo Leonardo Luciano[4]

Matheus Lucas Batista Silva[5]

RESUMO

O artigo a seguir trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o intuito de explorar os temas a cerca da utilização de sistema de informação em empresas de pequeno e médio porte, o objetivo dessa pesquisa é salientar os fatores comumente determinantes de êxito nessas empresas, para tanto, utilizamos vários trabalhos que já defendiam fortemente essa tese. Conclui-se que a gestão da informação em todo patamar empresarial determina, se bem aplicada, uma enorme vantagem competitiva sustentável, impossível de ser replicada pela concorrência. Todavia, quanto menor o porte dessa empresa, maior seria a dificuldade de implementação, gerada automaticamente pelo auto custo de implementação, outro ponto de extrema importância é que em todas as pesquisas, se mostrou importante o processo de capacitação da equipe, para evitar subutilização dos sistemas. A pesquisa atendeu os objetivos exploratórios do tema e se torna interessante a repetição de novos estudos com o mesmo objetivo.

Palavras-chave: Sistemas de informação. Sistemas gerenciais. Microempresas. Pequenas empresas. Gestão.

ABSTRACT

The following article is about a bibliographical research, carried out with the intention of exploring the topics about the use of information system in small and medium-sized companies. The objective of this research is to highlight the commonly determinant factors of success in these companies , For that, we used several papers that already strongly defended this thesis. It is concluded that the management of information on every level of business determines, if well applied, a huge sustainable competitive advantage, impossible to be replicated by the competition. However, the smaller the size of this company, the greater the difficulty of implementation, automatically generated by the auto implementation cost, another point of extreme importance is that in all the researches, it was important the team training process, to avoid underutilization of the Systems. The research met the exploratory objectives of the theme and it becomes interesting to repeat new studies with the same objective.

Key words: Information systems. Management systems. Micro-enterprises. Small business. Management.

INTRODUÇÃO

O trabalho proposto, objetiva analisar e reunir informações que servirão para obtenção de respostas, além de serem responsáveis pela obtenção da forma mais prática de se conduzir a pesquisa desejada. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória com o objetivo de delimitar o tema em estudo e verificar a lacuna existente no tema proposto. Partimos da analise dos temas centrais: “Tecnologia de informação” e “Pequenas empresas” como método de delimitação do tema de pesquisa, dessa vez, com enfoque em empresa de pequeno porte. A partir dai o tema proposto foi definido pela expressão booleana “Sistemas de informação nas pequenas empresas”, no qual serão feitas analises e estudos em artigos, documentos oficiais e dados fornecidos por instituições privadas. Essa pesquisa torna-se relevante para que se conheça a importância do uso de sistemas gerenciais em pequenas e microempresas.

1 Definição de micro e pequenas empresas e sua importância na sociedade

Para melhor entendimento é necessário definir o que são micro e pequenas empresas. Segundo a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte descrita na Lei complementar 123, pequenas empresas são aquelas com renda bruta anual superior a R$ 360.000.00 e igual ou inferior a 3.600.000,00, as microempresas são aquelas com renda bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00. As micro e pequenas empresas representam hoje um pilar importantíssimo da economia mundial. Com o aumento do desemprego e exigências cada vez mais pesadas na capacitação dos funcionários, muitas pessoas passaram a investir em um negócio próprio. Mesmo com toda a burocracia brasileira, onde se leva em média mais de cem dias para abrir uma empresa, as micro e pequenas empresas representam cerca de 99% do total de empresas nacionais. Uma de suas principais características é a descentralização geográfica, possivelmente, devido a isso elas contribuem com 70% da geração de empregos formais, 40% da massa salarial e 20% do PIB, segundo dados fornecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Outro fator importante a respeito das micro e pequenas empresas é que como elas detêm um quadro reduzido de funcionários, elas acabam tendo certa facilidade em lidar com crises econômicas, contribuindo para uma solidificação econômica nacional, mesmo em cenários perturbadores do mercado global.

Apesar de toda essa importância na economia nacional, muitas dessas micro e pequenas empresas não investem o suficiente em tecnologias para auxiliar no gerenciamento de informações e nas tomadas de decisão.
Este investimento não consiste apenas em contratar softwares para gerenciar as informações da empresa, é imprescindível a capacitação dos funcionários que utilizarão o software, para que as informações transmitidas entre os setores da empresa respeitem os três pilares da segurança da informação: Confidencialidade, integridade e disponibilidade.

                                                                                                

2 Auxílio dos sistemas de informação na gestão estratégica

Para CAMPOS (2009) “Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação”.

A gestão estratégica se mostra uma ferramenta muito importante no meio empresarial, uma vez que possibilita a empresa trabalhar focada em todas as áreas. A gestão estratégica é feita em partes, primeiramente realiza-se um diagnóstico para colher informações da atual situação da empresa, depois é feita a prontidão estratégica onde é analisado a disponibilidade e o envolvimento que a empresa tem em relação ao seu futuro, logo após é feito o direcionamento estratégico onde é definido o rumo que a empresa deve seguir para se manter ou até mesmo se sobressair no mercado, depois de todos esses passos a empresa deve aplicar a vigilância estratégica que nada mais é do que manter-se focada em tudo que acontece não só na empresa mas no mercado para que em caso de algum imprevisto possa dar respostas estratégicas e aplicar soluções rápidas para evitar perdas para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (325.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com