TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.160 Palavras (17 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM – CAMPUS IESAM CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

GABRIEL SANTOS CABRAL

KRISSIA MIKAELLY LOPES MENEZES

Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará

BELÉM – PA

2018


FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM – CAMPUS IESAM CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

GABRIEL SANTOS CABRAL

KRISSIA MIKAELLY LOPES MENEZES

Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará

Artigo apresentado ao curso de Desenvolvimento de Sistemas Web para a obtenção do Título de Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Web.

Orientado por: Prof. Msc. Marcus Pantoja da Silva

BELÉM – PA

2018


FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM – CAMPUS IESAM CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

GABRIEL SANTOS CABRAL

KRISSIA MIKAELLY LOPES MENEZES

Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará

Este artigo foi julgado adequado para obtenção do Título de Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Web, e aprovada na sua forma final pela Faculdade Estácio Belém

Data: _____/_____/_____

Nota: ________________

__________________________________________________

Prof. Msc. Marcus Pantoja da Silva

Orientador – Faculdade Estacio de Belem – IESAM

__________________________________________________

Profa. Dr.a Sc. Larissa Luz Gomes

Avaliador – Faculdade Estacio de Belem - IESAM

BELÉM – PA

2018


Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará

Gabriel S. Cabral, Krissia Mikaelly L. Menezes

Estácio – IESAM

Av. Gov. José Malcher, 1148 – Nazaré, Belém – PA, 66055-260 – Brasil

{cabral.9santos, krissiamlm}@gmail.com

RESUMO

Sistemas Web são desenvolvidos para suprir necessidades do dia-a-dia, facilitar o andamento e organização de atividades, que antes eram realizadas manualmente. Apesar da existência de um grande número de sistemas informatizados, ainda existem atividades/eventos que são gerenciados de forma manual, o que facilita a ocorrência de erros e torna a gestão lenta e ineficiente. Este trabalho trata sobre o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Campeonatos de Jiu-Jitsu da Federação de Sport Jiu-Jitsu do Pará, esclarecendo as necessidades da gestão de eventos do esporte, o uso da linguagem PHP 7.1, com framework Laravel 5.6, para o backend, do Bootstrap, para o frontend, jQuery, para validação e git, para o versionamento do projeto. Seu objetivo é mapear as necessidades da Federação e implementar soluções para os problemas através do desenvolvimento de um sistema Web, tendo como base o levantamento de requisitos, o Diagrama de Caso de Uso, o Diagrama de Classes e o Diagrama de Entidade e Relacionamento. Essas documentações tornaram claras as necessidades do cliente para então serem criadas as tarefas no quadro Kanban, utilizado como ferramenta de desenvolvimento ágil e o Trello, como ferramenta de gerenciamento de tarefas que possibilitaram a identificação e solução dos problemas encontrados. Assim foi possível desenvolver o sistema, que permite gerenciar os campeonatos de jiu-jitsu e criar competições mais organizadas- através de um painel administrativo-, práticas- com inscrições e divulgações de resultados online- e seguras- com geração de chaves e contabilização de pontos automáticos-.  

Palavras-chaves: Jiu-Jitsu, Campeonato de Jiu-Jitsu, Sistema de Gestão com Laravel, Gestão de campeonatos de Jiu-Jitsu

ABSTRACT 

Web systems are developed to meet daily needs, to facilitate the progress and organization of activities, which were previously performed manually. Despite the existence of a large number of computerized systems, there are still activities / events that are managed manually, which facilitates the occurrence of errors and makes management slow and inefficient. This work deals with the development of a Jiu-Jitsu Championships Management System of the Sport Jiu-Jitsu Federation of Pará, clarifying the needs of sport event management, the use of the PHP 7.1 language with Laravel 5.6 framework, to the backend, from Bootstrap, to the frontend, jQuery, for validation and git, to versioning the project. Its purpose is to map the needs of the Federation and implement solutions to the problems through the development of a Web system, based on the requirements survey, the Use Case Diagram, the Class Diagram and the Entity and Relationship Diagram. These documents made clear the client's needs so that the tasks in the Kanban framework, used as agile development tool and Trello, were created as a task management tool that enabled the identification and solution of the problems encountered. Thus, it was possible to develop the system, which allows managing jiu-jitsu championships and creating more organized competitions - through an administrative panel - practices - with registrations and online and safe results dissemination - with key generation and points accounting automatically.

Key-words: Jiu-Jitsu, Jiu-Jitsu Championship, Management System with Laravel, Management of Jiu-Jitsu Championships

  1. INTRODUÇÃO

O Jiu-Jitsu é conhecido como uma das artes marciais mais antigas da história. De acordo com o site oficial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ, 2010), o jiu-jitsu nasceu na Índia, sendo praticado por monges budistas há mais de três mil anos a.C. O Brasil possui o próprio Jiu-Jitsu, também denominado Brazilian Jiu-Jitsu ou Gracie Jiu-jitsu, que é considerado brasileiro porque foi desenvolvido pela família carioca Gracie, no início do século XX, uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, daí seu sinônimo literal, “arte suave” (GRACIEMAG, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (972.5 Kb)   docx (840.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com