TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do computador na educação

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

O uso do computador na educação

Componentes: Erijhonson Cardoso de Moura

José Carlos Marinheiro de Sousa

Joseph da Silva Oliveira

A sociedade vive em constante mudança. Na educação não é diferente, pois a educação faz parte da sociedade onde é transmitido conhecimento formal, nessas mudanças o uso do computador é um dos fatores que propõe facilitar a busca por novos conhecimentos e informações nos ambientes sociais. Com isso, o uso do computador em sala de aula ganha força, pois aumenta os recursos para obtenção de conhecimento, desenvolvendo nos alunos um melhor raciocínio, a capacidade de concentração e criatividade, através de softwares editores de textos, jogos educacionais e mídias digitais (vídeos, imagens, áudio).

É imprescindível que a aprendizagem utilizando o computador esteja integrada às situações do cotidiano, às diversas áreas do saber e aos conhecimentos dos alunos, ou seja, o professor deve utilizar esta tecnologia a partir de uma proposta pedagógica da escola refletindo sobre o uso deste recurso tecnológico e quais as mudanças no processo ensino e aprendizagem irão alcançar. É importante lembrar que a eficiência da tecnologia na educação não depende simplesmente da instalação de computadores nas escolas, como também a dimensão do espaço com outros recursos tecnológicos, do tempo da escola.

Esse impacto tecnológico também acarreta em problemas relacionados com a inaptidão dos professores e usuários, ou com a falta de infraestrutura para aplicar tais recursos. A aplicação do computador na educação esses problemas começam a refletir na formação social, educacional e profissional e se não forem tratados podem causar danos maiores no futuro.

Mesmo na atualidade, boa parte dos professores ainda teme o uso de computadores em sala de aula, muitas vezes por medo, ou por ver o computador como algo complexo de se utilizar, ou simplesmente porque os alunos conhecem mais o computador do que os próprios professores. Mas é conhecimento de todos que o computador não veio para dificultar a vida das pessoas, mas sim para ajudar e facilitar muitas atividades que seriam trabalhoso de serem realizadas sem o computador, como organização de notas dos alunos, produção e correção de atividades, envio arquivos digitais instantâneo.

A informática para este fim, necessita de um preparo do professor para que este recurso tecnológico seja utilizado de forma eficiente e planejada

Diante disso, um novo modelo de educação está em evidência e o papel do professor, frente às novas tecnologias será outro. Pois, com o uso da tecnologia é possível desenvolver aulas dinâmicas e atrativas que fogem do conceitual e teórico. O professor, nestas circunstâncias de mudanças, precisar encontrar formas de conduzir seus alunos sobre onde colher, como tratar e como utilizar informações.

A incorporação das novas tecnologias como conteúdos básicos comuns é um elemento de ligação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito acadêmico. O desafio das instituições de ensino não são só de incorporar as novas tecnologias como conteúdos básicos de ensino, mas também saber como avaliar práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com